07/12/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Relacionar a dengue com a falta de higiene ambiental a partir de um texto explicativo.
Registrar, através de um debate, a responsabilidade que cada um possui no processo de prevenção e combate a dengue.
Exercitar a linguagem oral, através da interpretação de um texto explicativo.
O aluno deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Momento 1
A professora deve distribuir o seguinte texto (anteriormente xerocado) para a turma:
Texto disponível em: http://www.melhoramiga.com.br/2010/01/chuvas-de-verao-e-ideal-para-a-proliferacao-da-dengue/
A professora deve pedir para cada aluno ler uma parte do texto e, após a leitura, pedir que façam a atividade abaixo relacionada.
Fica a critério do professor fazer a atividade coletivamente ou dar um tempo para que os alunos tentem fazer sozinhos, deixando somente a correção para ser feita de forma coletiva.
Momento 2
Ao concluírem a atividade acima, a professora ainda deve ressaltar que muitos focos de proliferação da doença são encontrados em ambientes domésticos, portanto, cabe a cada um fazer a sua parte para conter essa doença.
Nesse momento, abrir um debate entre a turma perguntando:
Após todos falarem, a professora com a ajuda dos alunos, pode fazer um registro coletivo de tudo que foi dito.
Ex:
Momento 3
Convidar os alunos a fazer um passeio pela escola observando se existe água parada ou objetos que estão juntando água. Os alunos podem levar papel e lápis para anotar possíveis focos da doença e mais tarde relatar para os responsáveis da escola.
Momento 4
Dividir a turma em 4 grupos e dar o texto "As principais causas e consequências da Dengue" para a turma.
Esse texto deve ser dividido em 4 partes, sendo uma para cada grupo. Dizer que esse é um tipo de texto explicativo, ou seja, ele vem explicando como é a dengue, sua forma de transmissão, os sinais e sintomas da doença, o tipo de tratamento adequado e formas de prevenção.
Cada grupo deve ler a sua parte e entendê-la. Um aluno do grupo deve ser nomeado para explicar essa parte ao resto da turma.
Ex:
Texto disponível em: http://www.unimedmarilia.com.br/index.php?pag=ver_materias&codigo=100&categoria=24
Revista em quadrinhos "Maluquinhos contra a dengue 2". Disponível em: http://www.riocontradengue.com.br/arquivos/revista002.zip
Observar a fluência da leitura dos alunos durante as atividades propostas.
Observar se foram capazes de fazer a interpretação textual,.através da atividade relacionada ao texto
Observar o envolvimento dos alunos durante o debate realizado e se conseguiram, mais tarde, registrar as questões levantadas na forma escrita.
Observar o interesse e comprometimento dos alunos ao realizar o passeio na escola, procurando focos da dengue
Observar o trabalho em grupo, percebendo se conseguiram entender e passar oralmente para os colegas o item estudado da doença
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
15/03/2011
Cinco estrelasAdorei esses Contexto de Voces.