14/12/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Pesquisar, em diferentes fontes, poesias diversas a partir de um tema proposto.
Ler e interpretar poesias reconhecendo as especificidades desse gênero.
Exercitar a linguagem oral e corporal através da encenação de uma poesia.
Decorar uma poesia escolhida para ser declamada em um evento
Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e letramento.
Momento 1
Os alunos tentarão descobrir 7 diferenças entre as figuras abaixo:
Momento 2
Leitura da poesia "O palhaço Sanhaço"
O palhaço Sanhaço
Autor: Elias José
No circo, é um só coro.
No circo, é um só berro:
É ouro, é ouro, é ouro,
É ferro, é ferro, é ferro,
É aço, é aço, é aço
Ninguém pode com o Sanhaço.
E o Sanhaço não se cansa
e pula e cai na dança.
E diz cada besteira! ...
Sanhaço vira criança
e nào há criança
que não caia na brincadeira.
Levanta-se fingindo dor,
costela quebrada, corpo dolorido
logo recomeça o estardalhaço
e o circo fica todo colorido.
Sanhaço nào conhece cansaço
Hoje tem goiabada?
Tem, sim sinhô.
Hoje tem marmelada?
Tem, sim sinhô.
E o Sanhaço o que é?
É ladrão de muiê.
O palhaço Sanhaço
não conhece o fracasso.
O palhaço Sanhaço
parece feito de aço.
Momento 3
Em seguida, em duplas, os alunos realizarão as seguintes atividades no caderno:
a) A poesia diz que "No circo é um só coro...". Identifique e copie o que a plateia grita.
b) Escreva duas brincadeiras que Sanhaço faz no circo.
c) Em sua opinião, por que as crianças adoram o palhaço Sanhaço?
d) Procure na poesia palavras que rimem com
e) Quantas estrofes há nessa poesia?
f) Quantos versos há em cada estrofe?
g) Ilustre a poesia.
Momento 4
Após a correção das atividades oralmente, os alunos irão à frente da sala para ler a poesia em coro e, em seguida encená-la, realizando as ações de Sanhaço de pular, dançar, levantar, fingir dor e dizer "Hoje tem goiabada...".
Momento 5
Os alunos receberão a tarefa de pesquisarem em diferentes fontes (internet, livros, revistas, etc) poesias que também retratem o personagem PALHAÇO.
Na aula seguinte, eles lerão as poesias para os colegas, tentando encená-la a partir de ações presentes no texto, como a realizada no momento anterior.
Momento 6
Será escolhida uma poesia através de votação, dentre as apresentadas pelos alunos, para ser declamada à frente da sala.
Os alunos copiarão essa poesia em uma folha e terão um tempo para decorá-la.
As outras poesias encontradas comporão um varal de poesias na sala.
Momento 7
Caso o professor queira ampliar os objetivos dessa aula, poderá utilizar o tema "palhaços" para trabalhar com matemática e informática.
No site abaixo, há um jogo a respeito das operações matemáticas para ser trabalhado no laboratório de informática, caso haja esse recurso na escola:
http://ultradownloads.uol.com.br/jogo-online/Raciocinio/Matematica-com-o-Palhaco/
Nesse jogo, os alunos terão que efetuar mentalmente operações matemáticas e acertar o resultado com o auxílio do palhaço.
No site abaixo encontra-se outro exemplo de poesia sobre palhaços:
O professor avaliará se os alunos foram capazes de realizarem as atividades propostas em duplas, reconhecendo o gênero poesias, bem como suas especificidades.
Verificará se eles souberam pesquisar em diferentes fontes e encenar a poesia, exercitando a linguagem oral e corporal.
Observará o empenho dos alunos e a desenvoltura ao declamarem a poesia escolhida.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!