13/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
- Aprender sobre a origem o surgimento do Bumerangue e do Frisbee, bem como dos países onde essas práticas são conhecidas popularmente.
- Aprender sobre alguns movimentos básicos do Bumerangue e do Frisbee através de atividades lúdicas.
- Aprender a construir os instrumentos necessários para a prática do Bumerangue e do Frisbee com materiais alternativos e adaptados para as crianças.
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – De onde vieram esses objetos voadores?
Duração: 25 minutos
Material: computadores
Local: sala de informática
Para dar início à aula sobre o Bumerangue e Frisbee o(a) professor(a) poderá introduzir o tema através de vídeos que relatem um pouco da origem e a história destes esportes bem como os contextos ondem eles são mais praticados. Para isso, o(a) professor(a) terá a sua disposição vídeos disponíveis na internet.
Sugestões de vídeos:
Figura 1- Bumerangue (acessado em 01/11/2010)
Atividade 2 – Bumerangue
Duração: 25 minutos
Material: tiras de madeira, lixa e gominhas de borracha
Local: quadra ou pátio
Os bumerangues podem ser comprados em lojas especializadas ou confeccionados com materiais alternativos. Para dar início às atividades o(a) professor(a) poderá construir com as crianças um dos modelos de bumerangue utilizando materiais bem simples. Para isso será necessário seguir os seguintes passos descritos no desenho da Figura 2:
Para utilizar o bumerangue as crianças precisarão de um espaço bem aberto para evitar acidentes. Inicialmente, é interessante que cada criança faça, uma de cada vez, alguns lançamentos prévios com objeto para verificar a trajetória circular que o bumerangue costuma fazer. Em seguida, o(a) professor(a) poderá propor o desafio para as crianças de lançar o bumerangue e pegá-lo de volta sem que o mesmo caia no chão.
Sugestão de variação:
Em duplas a crianças poderão tentar jogar o bummerangue umas para as outras sem deixá-lo cair.
Atividade 3 – Frisbee
Duração: 25 minutos
Material: tapete de EVA, papelão, tesoura, compasso e estilete
Local: quadra ou pátio
Figura 3- Frisbee (acessado em 01/11/2010)
Dando seqüência às atividades o(a) professor(a) poderá propor a construção dos discos de Frisbee. Para isso será necessário seguir os seguintes passos descritos no desenho da Figura 4:
Para brincar com os discos de frisbee as crianças necessitarão novamente de um espaço amplo e aberto. Inicialmente poderão brincar sozinhas lançando seus discos para o alto. Em seguida, o(a) professor(a) poderá propor arremessos em duplas, onde as crianças tentarão arremessar os discos umas para as outras sem deixá-los cair.
Sugestão de variação:
O(a) professor(a) poderá propor a tradicional brincadeira do bobinho utilizando o disco de frisbee. Dispostas em círculo as crianças terão que jogar o disco umas para as outras sem deixar que o bobinho (criança que ficará no meio da roda) pegue o disco. Caso o bobinho pegue o disco a pessoa que tiver o arremessado por útlimo assume o lugar de bobinho.
Atividade 4 – Jogando em equipe
Duração: 25 minutos
Material: disco de frisbee e bumerangue
Local: quadra ou pátio
O frisbee praticado enquanto esporte é tradicionalmente realizado em equipes. O objetivo do jogo é semelhante a brindadeira do jogo dos 10 passes. Nesta modalidade as equipes deverão tentar realizar 10 passes ininterruptamente com o disco de frisbee, enquanto a outra equipe deverá tentar interceptar o disco no ar. As equipes marcarão pontos quando conseguir realizar os 10 passes consecutivamente. A equipe que fizer mais pontos vence a partida.
Sugestões de variação:
- Esse jogo pode seguir as regras do futebol americano, onde o objetivo de uma equipe é levar a “bola” (disco de frisbee) até a zona de pontuação da outra equipe. No entanto, nesta variação de jogo não são válidos os contatos físicos exacerbados entre os jogadores, que deverão vizar apenas a intercepação do disco e não do adversário. A equipe que conseguir levar o disco à zona de pontuação do time adversário marcará um ponto.
- Ambas as modalidades poderão substituir o disco de frisbee pelo bumerangue.
Após a atividade 1 o(a) professor(a) poderá reiterar o que foi exposto nos vídeos falando um pouco mais da origem e história desses esportes bem como sobre os contextos em que costumam ser praticados. Para isso, o(a) professor(a) poderá buscar na internet textos e sites que embasem sua fala.
Sugestões de sites:
Ao final das atividades o(a) professor(a) poderá pedir às crianças para que façam um desenho esquemático dos jogos de Frisbee e Bumerangue. Em seguida, cada criança deverá mostrar o desenho e explicar para turma o que tentou representar em seu trabalho. Por fim, o(a) professor(a) poderá construir, com os desenhos feitos pelas crianças, um cartaz intitulado “Objetos voadores: Bumerangue e Frisbee”, que ficará exposto em um mural da escola.
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