Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Atividades de Equilíbrio com bastões de ginástica.

 

16/12/2010

Autor y Coautor(es)
Moacyr Barreto da Silva Junior
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícius Pimentel de Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver a independência dos segmentos corpóreos.

Desenvolver atividades de equilíbrio  

Interagir com diferentes grupos.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Essa aula será desenvolvida com bastões de ginástica em função da idade dos alunos trabalharemos com os bastões mais finos e leves.

O (A) Professor(a) reunirá os alunos e informará sobre o trabalho que será desenvolvido e alertará para que todos tenham a maior atenção, uma vez que a falta de atenção ou o manuseio incorreto poderá ocasionar acidentes.   

1ª Atividade - Descobrindo o Bastão

Após reunir o grupo o(a) professor(a) entregará a cada um dos alunos um bastão lembrando a recomendação para que tenham cuidado com os colegas e.o material.No primeiro momento o(a) professor(a) deve observar as diversas maneiras com que os alunos interagem com o material. A seguir o(a) professor(a) direcionará os movimentos do grupo trabalhando inicialmente com o bastão no sentido horizontal pedirá para que equilibrem o bastão com os pés, o movimento deve ser alterado de modo a que se utilize ambos os pés alternadamente.

Quando a maioria da turma executar o movimento corretamente o(a) professor(a) deverá introduzir novos movimentos e graus de dificuldade, por exemplo: o bastão deverá ser equilibrado, ainda em posição horizontal, na coxa, na palma e  nas costas da mão, no ombro e nas costas.

Caso observe que a maioria dos alunos consegue realizar os movimentos propostos o(a) professor(a) poderá aumentar o grau de dificuldade propondo que o bastão seja equilibrado na posição vertical. Nesse caso o bastão poderá ser equilibrado nos diferentes segmentos corporais

Dica - Uma vez mais o (a) professor(a) deverá alternar a lateralidade (direita e esquerda) e também trabalhar noções espaciais como a frente, a atrás, encima, embaixo.

2ª Atividade - Trabalhando em Dupla

O(A) Professor(a) pedirá que os alunos formem duplas e após as duplas estarem prontas solicitará que equilibrem o bastão livremente, a única exigência é de que os dois membros da dupla estejam em contato com o bastão. Novamente o(a) professor(a) deverá variar os segmentos corporais, a exemplo do exercício anterior.

3ª Atividade - Equilíbrio em grupo

Após o trabalho em duplas o(a) professor proporá uma atividade que reunirá todo o grupo de alunos pedirá para que um a um os alunos encontrem a melhor formação para que mantenham todos os bastões em equilíbrio. Para aumentar o grau de dificuldade o professor poderá introduzir metas de tempo mínimo que os bastões devem permanecer equilibrados, ou estimular que sejam estabelecidos recordes.

Dica - O professor deverá definir o segmento corporal que será utilizado e estimulará os alunos a encontrarem a melhor maneira de executar a tarefa.

 

Recursos Complementares

Não serão necessários recursos complementares.

Avaliação

Nessa aula os alunos serão avaliados em três diferentes momentos, o primeiro em nível individual sendo observado o desempenho. Em um segundo momento poderá ser visto a maneira com que o aluno se relaciona com os colegas e finalmente como esse aluno participa do trabalho coletivo.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.