16/12/2010
Marcos Vinícius Pimentel de Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Desenvolver a independência dos segmentos corpóreos.
Desenvolver atividades de equilíbrio
Interagir com diferentes grupos.
Não serão necessários conhecimentos prévios.
Essa aula será desenvolvida com bastões de ginástica em função da idade dos alunos trabalharemos com os bastões mais finos e leves.
O (A) Professor(a) reunirá os alunos e informará sobre o trabalho que será desenvolvido e alertará para que todos tenham a maior atenção, uma vez que a falta de atenção ou o manuseio incorreto poderá ocasionar acidentes.
1ª Atividade - Descobrindo o Bastão
Após reunir o grupo o(a) professor(a) entregará a cada um dos alunos um bastão lembrando a recomendação para que tenham cuidado com os colegas e.o material.No primeiro momento o(a) professor(a) deve observar as diversas maneiras com que os alunos interagem com o material. A seguir o(a) professor(a) direcionará os movimentos do grupo trabalhando inicialmente com o bastão no sentido horizontal pedirá para que equilibrem o bastão com os pés, o movimento deve ser alterado de modo a que se utilize ambos os pés alternadamente.
Quando a maioria da turma executar o movimento corretamente o(a) professor(a) deverá introduzir novos movimentos e graus de dificuldade, por exemplo: o bastão deverá ser equilibrado, ainda em posição horizontal, na coxa, na palma e nas costas da mão, no ombro e nas costas.
Caso observe que a maioria dos alunos consegue realizar os movimentos propostos o(a) professor(a) poderá aumentar o grau de dificuldade propondo que o bastão seja equilibrado na posição vertical. Nesse caso o bastão poderá ser equilibrado nos diferentes segmentos corporais
Dica - Uma vez mais o (a) professor(a) deverá alternar a lateralidade (direita e esquerda) e também trabalhar noções espaciais como a frente, a atrás, encima, embaixo.
2ª Atividade - Trabalhando em Dupla
O(A) Professor(a) pedirá que os alunos formem duplas e após as duplas estarem prontas solicitará que equilibrem o bastão livremente, a única exigência é de que os dois membros da dupla estejam em contato com o bastão. Novamente o(a) professor(a) deverá variar os segmentos corporais, a exemplo do exercício anterior.
3ª Atividade - Equilíbrio em grupo
Após o trabalho em duplas o(a) professor proporá uma atividade que reunirá todo o grupo de alunos pedirá para que um a um os alunos encontrem a melhor formação para que mantenham todos os bastões em equilíbrio. Para aumentar o grau de dificuldade o professor poderá introduzir metas de tempo mínimo que os bastões devem permanecer equilibrados, ou estimular que sejam estabelecidos recordes.
Dica - O professor deverá definir o segmento corporal que será utilizado e estimulará os alunos a encontrarem a melhor maneira de executar a tarefa.
Não serão necessários recursos complementares.
Nessa aula os alunos serão avaliados em três diferentes momentos, o primeiro em nível individual sendo observado o desempenho. Em um segundo momento poderá ser visto a maneira com que o aluno se relaciona com os colegas e finalmente como esse aluno participa do trabalho coletivo.
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