13/12/2010
Rodrigo Russano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Médio | Artes | Teatro: Canal |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
Trilha sonora - Mesa de som - http://www.studiomixitu.com.br/imgs/serv_trilha_sonora.jpg
Caro professor(a), esta série de aulas se destina a apresentar propostas de ações educativas a partir da pesquisa e criação de trilhas sonoras.
O tema em questão é amplamente vivenciado no cotidiano por ser encontrado em desenhos, filmes, jogos eletrônicos, sites, programas de TV diversos, peças de teatro, espetáculos de dança, desfiles de moda, exposições de arte e até mesmo no ambiente sonoro local.
Quais as trilhas sonoras da sua casa, rua, bairro, comunidade, cidade? A criação de uma trilha sonora pode envolver o corpo, as diversas mídias, o cotidiano sonoro, processos de captação sonora, gravação de som, roteirização e principalmente um discurso musical capaz de potencializar emoções, agregar sentimentos, expandir as leituras e significados de uma imagem. Mesmo em uma pintura ou em uma fotografia podemos imaginar alguma sonoridade? Mesmo em algo estático isso é possível? É muito vasta a gama de possibilidades de uma trilha sonora, que ora contribui para um reforço realista do que se pretende representar, ora acrescenta um devir poético a essa mesma realidade, transcendendo-a.
Ao discutir este tema com os alunos em sala de aula é importante levar em consideração a noção que os estudantes trazem sobre o assunto, e além disso, estimular a expansão desses conhecimentos, construindo um diálogo com materiais artísticos diversos, relações, percepções que possam acrescentar novos repertórios de significado sobre Música e seus usos contemporâneos.
Tendo em vista a preparação prévia do professor para as aulas, recomendamos consultas aos seguintes links 1 e 2 em Recursos Complementares.
Além disso, faz-se necessário que o(a) professor(a), investigue consigo próprio os questionamentos que pretende propor a seus alunos, pesquise suas concepções e entendimentos a respeito do tema, esboçando respostas, caminhos, para que o aprofundamento das questões sobre trilha sonora em aula seja mais efetivo.
Barbatuques - http://c2.ac-images.myspacecdn.com/images01/102/l_2eea7547647e2202ff324d45a534f279.jpg
Professor(a), proponha aos alunos um trabalho de movimentação corporal a partir de trilhas sonoras diversas. Apresentamos a seguir, algumas sugestões para a atividade:
"Tristesse" - Fréderic Chopin - http://www.youtube.com/watch?v=lrj_90X2TKw
"Petrushka" – IV Danse Russe - Stravinsky - http://www.4shared.com/get/r3d9fguE/Stravinsky_-_Petrushka_-_A_Sag.html
Música eletrônica - Dj Tiago - http://www.4shared.com/audio/B7ax3wST/musica_eletronica-dj_tiago_2_.htm
"Corpos de Luz Tupan" - Naná Vasconcelos - http://www.4shared.com/get/yvPMZ7h3/Trilhas_-_Nan_Vasconcelos.html
Além das músicas dos links, experimente alguns momentos apenas com o som ambiente e os movimentos corporais. A única regra do jogo é que o grupo possa se deslocar livremente por um espaço aberto apenas reagindo corporalmente aos sons ouvidos.
Ao final da atividade, realize com os alunos uma breve avaliação do que perceberam da experiência e de possíveis relações entre o jogo e a noção de trilha sonora.
arte - http://4.bp.blogspot.com/_1JviGaWoSoU/TJIP9dgSVkI/AAAAAAAABvs/Ti6HcoN7f0s/s1600/ARTE.bmp
Professor(a), proponha agora um jogo de percepção sonora e associação entre emoções/sensações/expressões e música. Toque um ou mais exemplos sugeridos a seguir e peça aos alunos para anotarem o que acreditam que caracterize cada som, em termos de emoção/sensação/expressão.
Propomos os seguintes exemplos:
Trilha filme 1 - Forrest Gump - http://www.youtube.com/watch?v=l6DgvCU8DJ4
Trilha filme 2 - Missão impossível - http://www.youtube.com/watch?v=JtyByefOvgQ
Trilha filme 3 - Star Wars - http://www.youtube.com/watch?v=aGFBqa53XC4&feature=related
Trilha filme 4 - Senhor dos Anéis - http://www.youtube.com/watch?v=fsFM0Vx-P-g&feature=related
Trilha filme 5 - Amelie Poulin - http://www.youtube.com/watch?v=CgYnRh8ACGQ&feature=related
Tema filme 6 - E.T o extraterrestre - http://www.youtube.com/watch?v=gLb64q8aQSo
Tema filme 7 - Coração Valente - http://www.youtube.com/watch?v=RvjNtJr4h4s&feature=related
Ao final faça uma leitura em conjunto das impressões dos alunos sobre cada item pondo em discussão as várias interpretações.
Não é objetivo da atividade chegar a uma resposta certa ou resultado absoluto, mas sim, problematizar o fato de que a percepção auditiva é suscetível a leituras distintas.
Dança - http://www.fm-media.net/news05/2193f.jpg
Professor(a), divida a turma em grupos de 4 a 6 alunos e proponha que cada grupo crie uma cena inteiramente dramatizada sem falas, apenas utilizando movimentos corporais e expressões faciais. A cena deve ter duração entre 3 e 5 minutos.
Após a criação e ensaio da cena, cada grupo poderá escolher dentre os materiais sonoros apresentados na aula, ou outros disponíveis, os que serão utilizados como trilha sonora da sua dramatização. Enfatize com os alunos a necessidade de, ao escolherem o material, atentarem para a função da música dentro daquilo que eles se propõem a representar. Peça para eles avaliarem se esse som destaca a intenção pretendida ou contrasta. Ambas possibilidades são válidas, dependendo dos efeitos buscados.
Estimule que os grupos se revezem e ouçam novamente os materiais necessários, façam algumas experiências e tomem suas decisões. A atividade pretende minimamente fazer com que os alunos vivenciem de maneira simplificada as relações entre corpo e som, além de pesquisar efeitos que uma trilha sonora possibilita a uma cena.
Ao final da atividade, promova com a turma, uma avaliação coletiva da ação desenvolvida considerando os pontos positivos e negativos de cada apresentação e discutindo outras soluções possíveis.
Link 1 - Trilha sonora na wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Banda_sonora
Link 2 - A origem da trilha sonora - Filipe Salles - http://www.mnemocine.art.br/index.php?option=com_content&view=article&id=45:trilha-sonora&catid=53:somcinema&Itemid=67
Ao final da aula, observe se os alunos atingiram os objetivos propostos. Avalie:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!