21/02/2011
Rodrigo Russano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
Ensino Médio | Artes | Dança: Canal |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
Ensino Médio | Artes | Teatro: Canal |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Trilha sonora - Mesa de som - http://www.studiomixitu.com.br/imgs/serv_trilha_sonora.jpg
Caro(a) professor(a), esta série de aulas se destina a apresentar propostas de ações educativas a partir da pesquisa e criação de trilhas sonoras.
O tema em questão é amplamente vivenciado no cotidiano por ser encontrado em desenhos, filmes, jogos eletrônicos, sites, programas de TV, peças de teatro, espetáculos de dança, desfiles de moda, exposições de arte e no ambiente sonoro local.
Quais as trilhas sonoras da sua casa, rua, bairro, comunidade, cidade? A criação de uma trilha sonora pode envolver o corpo, mídias diversas, o cotidiano, processos de captação sonora, gravação, roteirização e principalmente um discurso musical capaz de potencializar emoções, agregar sentimentos, expandir as leituras e significados de uma imagem. Mesmo em uma pintura ou em uma fotografia podemos imaginar alguma sonoridade? Mesmo em algo estático isso é possível? É muito vasta a gama de possibilidades de uma trilha sonora, que ora contribui para um reforço realista do que se pretende representar, ora acrescenta um devir poético a essa mesma realidade, transcendendo-a.
Ao discutir este tema com os alunos em sala de aula é importante levar em consideração a noção que os estudantes trazem sobre o assunto, e além disso, estimular a expansão desses conhecimentos, construindo um diálogo com materiais artísticos diversos, relações, percepções que possam acrescentar novos repertórios de significado sobre Música e seus usos contemporâneos.
Tendo em vista a preparação prévia do professor para as aulas, recomendamos consultas aos links 1 e 2 em Recursos Complementares.
Além disso, faz-se necessário que o(a) professor(a), investigue consigo próprio os questionamentos que pretende propor a seus alunos, pesquise suas concepções e entendimentos a respeito do tema, esboçando respostas, caminhos, para que o aprofundamento das questões sobre trilha sonora em aula seja mais efetivo.
Partitura musical - http://29.media.tumblr.com/tumblr_lbr4gsqVyf1qes8ewo1_500.jpg
Professor(a), esta aula é uma continuação da proposta desenvolvida em "Trilha sonora - projeto e roteiro". Por favor consulte.
Nesta primeira atividade iremos dispor do roteiro sonoro criado pelos alunos na aula anterior e da escolha de sons realizada. Sugerimos que os alunos sejam dispostos em seus respectivos grupos e com o devido material pesquisado: instrumentos musicais, objetos sonoros, trechos de músicas, efeitos sonoros, etc.
Em seguida, observando os tempos anotados na decupagem (constante no roteiro), os alunos irão ensaiar a execução ao vivo da trilha. Para isso sugerimos alguns procedimentos para um maior aproveitamento dos ensaios:
Música em debate: http://1.bp.blogspot.com/_JdsF3ZbROEQ/TOsNIpvdvuI/AAAAAAAAAcM/Y-9QZ-dl3wA/s1600/Nova%2Bimagem.PNG
Após o momento de ensaios e ajustes internos dos grupos, propomos que nesta etapa os trabalhos de trilha sejam apresentados ao restante da turma para uma rodada de apreciação crítica.
Antes da atividade em si é importante que seja construído um espírito de coletividade, cooperação entre os grupos, no sentido de contribuírem com comentários que não denigram o processo de criação dos colegas e que ao mesmo tempo, busquem ser propositivos.
Por exemplo, se um aluno comenta que ´tal´ som está sem graça. Questione: Porque está sem graça? O que é um som sem graça? E que sugestão você daria para que este som ficasse mais interessante? O que você faria se estivesse nesse grupo?
Para as apresentações, sugerimos que sejam conduzidas da seguinte maneira:
Atividade 3 - Princípios de gravação
Programa de gravação multipista Sonar - http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTzpFqz2dHgguSo3JzL5WIvLrJ1RPzFCAnHlL8l_gj7Ug9-Wv37&t=1
Professor(a), nesta atividade final apresente aos alunos algumas possibilidades de registro dos materiais musicais apresentados e converse sobre os preparativos necessários para uma primeira gravação das trilhas sonoras dos filmes. Basicamente o processo de gravação sonora pode se dar de duas formas:
Existem gravadores digitais e analógicos com microfone interno (em geral de qualidade mais limitada) e outros com saída para microfone externo (recomendado). A fidelidade da captação sonora aumenta muito com a possibilidade de uso de um microfone externo.
O objetivo da atividade é preparar para um exercício simples de gravação sonora artesanal que será completado na aula seguinte. Sejam quais forem os recursos disponíveis, é importante que os alunos se organizem de maneira a:
Link 1 - Trilha sonora na wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Banda_sonora
Link 2 - A origem da trilha sonora - Filipe Salles - http://www.mnemocine.art.br/index.php?option=com_content&view=article&id=45:trilha-sonora&catid=53:somcinema&Itemid=67
Ao final da aula, observe se os alunos atingiram os objetivos propostos. Avalie:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!