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Animais de estimação na poesia

 

11/01/2011

Autor y Coautor(es)
wendell de freitas amaral
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ler poemas de Manuel Bandeira;

estabelecer relações entre um texto literário e uma outra manifestação cultural;

identificar as imagens poéticas relacionadas aos animais de estimação e da infância;

reconhecer os efeitos de sentido na construção das imagens poéticas;

relacionar características discursivas e ideológicas ao contexto histórico de produção, circulação e recepção.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades básicas de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta aula foi planejada para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, e terá como suporte alguns poemas de Manuel Bandeira que abordam o contato do eu-lírico ou de outros personagens com os animais de estimação. Neles, a infância também é tema, pois estes personagens que se relacionam com os animais de estimação são na maioria das vezes crianças.

Atividade 1   

Converse com seus alunos sobre o costume de nós humanos termos animais no espaço doméstico. O cuidado e o afeto são muitas vezes indistintos, isto é, demonstramos amor pelos animais assim como pelas pessoas que mais amamos, e percebemos a resposta deste afeto por parte do animal.

Na primeira atividade:

(1) Indique para seus alunos a pesquisa e a leitura do poema Porquinho-da-índia:

http://poemasdebandeira.blogspot.com/2009/04/porquinho-da-india_5272.html 

O poema ilustrado abaixo, com o criativo anúncio de "procura-se" foi retirado de um blog.

http://1.bp.blogspot.com/_eCvKG77mUvs/SnOTfq4lDCI/AAAAAAAACjU/sLAgi1jeGTM/s1600-h/porquinho+da+india+-+manuel+bandeira.jpg 

(2) Após a pesquisa do poema exiba a imagem acima para os alunos e peça para identificarem as referências ao poeta incluídas no anúncio.

(3) Questione seus alunos sobre os conhecimentos a respeito do animal porquinho-da-índia (se já viram, se já tiveram em casa etc).

(4) Passe o seguinte questionário para responderem no caderno:

a. Qual é a relação do menino com o animal de estimação?

b. Qual é o motivo da dor e da tristeza sentidas pelo menino no poema?

c. O que você entende do último verso: "O meu porquinho-da-índia foi a minha primeira namorada"?

(5) Após responderem ao questionário, peça para seus alunos lerem oralmente suas respostas para o conhecimento dos colegas.

(6) Pergunte àqueles alunos que disseram conhecer o porquinho-da-índia se eles teriam vontade de possuir um e como iriam tratá-lo.

   

Atividade 2

Para a segunda atividade:

(1) Indique a pesquisa e a leitura do poema Pardalzinho:

http://poemasdebandeira.blogspot.com/2010/04/pardalzinho.html 

http://www.gasparimsat.com/loja/loja?page=shop.product_details&product_id=52&flypage=flypage.tpl&pop=0&vmcchk=1 

(2) Após a leitura, converse com os alunos sobre o tema do poema e questione-os:

a. Como estava o pardalzinho quando Sacha o encontrou?

b. Quais eram as prováveis intenções de Sacha?

c. Que palavras ou expressões indicam isso no poema?

d. Analisem a oposição de sentido entre as palavras: "livre" e "prisão". Apesar da intenção de Sacha, por que o pardalzinho morreu?

(3) Peça para os alunos responderem oralmente e debata com eles sobre esse costume que muitas pessoas têm de prender os pássaros em gaiolas.

Apesar de sua beleza e de seu canto, os pássaros devem ficar presos?

Imaginem-se presos e pensem como deve se sentir um pássaro, nascido para voar, naquele espaço restrito.

Atividade 3

Para a terceira atividade:

(1) Indique a pesquisa dos poemas Pensão familiar e Vozes na noite:

http://poemasdebandeira.blogspot.com/2009/04/pensao-familiar.html 

http://poemasdebandeira.blogspot.com/2010/11/vozes-na-noite.html 

A imagem abaixo ilustra o poema "Pensão familiar"

http://www.flickr.com/photos/52212823@N00/2333953822/  

(1) Após a pesquisa e a leitura do poema converse com os alunos sobre os gatos e os cachorros domésticos e a relação das pessoas com eles. Pergunte aos alunos se gostam ou não desses animais, provavelmente alguns dirão que os têm em casa e como é sua relação com eles.

(2) Peça para algum aluno ler oralmente o poema "Pensão familiar".

(3) Questione os alunos e peça para responderem no caderno sobre os elementos presentes na imagem do poema: qual espaço é descrito, se há pessoas, se há mais de um animal, se há plantas (quais? que características elas têm?).

Chame a atenção dos alunos para o adjetivo amarelo, isolado no poema.

O que significaria esse isolamento e o destaque para essa palavra? Pensem no momento descrito, na luz do sol que esquenta os "gatos espapaçados" e que cresta (queima de leve) as boninas e as murcha e ilumina os girassóis que "resistem".

(4) Na segunda estrofe, que sugere agora o movimento de um animal, qual é o gesto do gato que é observado pelo poeta?

(5) Como ele vê o gesto do gato, a quem ele compara o animal?

(6) Essa figura de linguagem (personificação) faz com que o poeta elogie o gato como um ser "fino", "elegante". Converse com os alunos sobre esses versos e procure extrair desse debate suas interpretações para essa caracterização do gato.

(7) Em seguida, peça para algum aluno ler oralmente o poema "Vozes na noite".

(8) Pergunte-os, qual o motivo que parece ter levado o poeta a escrevê-lo.

(9) Explique para eles que o primeiro verso "cloc cloc cloc" é uma onomatopéia (imitação de som produzido por objetos ou animais).

(10) O som reproduzido no poema se refere a quê? Qual é a outra imagem construída pelo poeta na comparação com este som?

(11) Peça a seus alunos que respondam qual o efeito de sentido provocado pelo uso do diminuto nos versos dos poemas:

"Um gatinho faz pipi" (Pensão familiar)

"Não, são os quatro cãezinhos policiais bebendo água" (Vozes na noite)

(12) Para concluir, sugira que pensem na relação do poeta com os animais, embora não seja descrita a presença ou o contato com seres humanos nos poemas.

Recursos Complementares

BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. 20ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

BANDEIRA, Manuel. Berimbau e outros poemas. 3ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.

http://www.fabiorocha.com.br/bandeira.htm 

http://www.astormentas.com/poemas.aspx?t=autor&id=Manuel+Bandeira 

http://www.revista.agulha.nom.br/manuelbandeira.html 

Avaliação

Professor, para a avaliação, baseando-se nos poemas lidos, peça aos alunos que componham um relato no qual irão escrever sobre suas relações com animais domésticos (se os têm, quais, como os tratam) e peça para cada um ler seu relato para o conhecimento da turma.

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