17/01/2011
Aparecida Clemilda Porto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
O aluno deverá conhecer as características de um texto dissertativo.
ATIVIDADE 01
Conhecendo os ditados populares
Professor, para iniciar a atividade, é relevante que você estimule o conhecimento de mundo dos alunos sobre o que eles conhecem sobre ditados populares. Você poderá, por exemplo, exibir uma apresentação de data show com alguns ditados. Assim, os alunos tentarão construir uma explicação para o seu significado.
Utilize alguns ditados mais famosos como:
Posteriormente, demonstre as principais características de um ditado popular:
ATIVIDADE 02
Interpretando ditados
Os alunos, aqui, apresentarão interpretações acerca de alguns ditados. A presente atividade poderá se efetivar de duas formas:
Organizados em trios, os alunos deverão preparar uma apresentação sobre os ditados escolhidos. Dê alguns dias para que se preparem.
Cada grupo será responsável por seis ditados populares (cada membro apresentará dois).
Essa apresentação deverá enfocar a construção da significação que emergem do ditado.
Os grupos deverão:
Exemplos ditados populares que podem ser utilizados pelos alunos:
O link a seguir traz vários outros ditados populares:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_prov%C3%A9rbios Acessado em: 10 nov. 2010.
Cada grupo deverá empreender sua apresentação em cerca de 15 minutos, evidenciando os sentidos dos ditados, juntamente com possíveis exemplificações cotidianas.
ATIVIDADE 03
Subertendo ditados
Desenvolva essa atividade em um local que possua um aparelho de som.
Você deverá reproduzir a música "Bom conselho", de Chico Buarque. Faça cópias da letra para os alunos.
Organize-os em grupos.
Link para a música: http://www.youtube.com/watch?v=OzuNfDSY5iQ&feature=player_embedded Acessado em: 19 nov. 2010.
Linka para a letra: http://letras.terra.com.br/chico-buarque/85939/ Acessado em: 19 nov. 2010.
Como todos terão a letra em mãos, organize a turma em uma roda e desenvolva uma discussão oral sobre o texto. Faça com que os alunos percebam os ditados populares "subvertidos" na canção. Pergunte a eles sobre cada um dos versos. Por exemplo:
O objetivo é que eles percebam a inversão de sentidos construída pelo autor. Questione-os quanto à seguinte questão:
Tomado como uma primeira compreensão do mundo resultante das experiências e da herança cultural de um grupo social, o senso comum descreve as crenças e proposições tomadas como normais, sem depender de uma comprovação científica. Ao dizer "ouça um bom conselho" e subverter conhecidos ditados populares, o autor pretende demonstrar que o conhecimento baseado no senso comum é falho, uma vez que, por exemplo, "está provado, quem espera nunca alcança".
Faça com que os alunos compreendam tal subversão, de modo a tomarem o senso comum que permeia os ditados populares como um saber cultural, mas sem comprovação científica.
ATIVIDADE 04
Exposição de ditados populares
Após a produção da atividade anterior, organize, juntamente com os alunos, uma exposição de ditados populares. A partir dos ditados trabalhados, procure viabilizar uma atividade em que alunos de outra classe, familiares e/ou professores possam assistir às mesmas.
Os trios deverão, em forma de cartazes:
Possibilite que o público faça questionamentos e perguntas aos apresentadores.
ATIVIDADE 04
Produção de texto
A partir do estudo dos ditados populares empreendidos nas atividades anteriores, peça que os alunos, individualmente, produzam um texto dissertativo. O mesmo deverá:
A produção poderá ser empreendida tanto em classe quanto em casa. Após a produção das mesmas, promova uma rodada de leitura.
Ao final, encerre a aula realçando a relevância dos ditados populares para a construção de um saber não-científico, baseado em impressões e experiência que passam de geração para geração.
Artigo "Os ditos populares e sua utilização na mídia", de Sonia Maria Alvarez:
http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2004/4publica-estudos2004-pdfs-comunics/os_ditos_populares.pdf Acessado em: 10 de nov. 2010.
Os alunos deverão ser avaliados nos seguintes aspectos:
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
16/07/2011
Quatro estrelasAchei a aula muito legal, irá me ajudar bastante na minha sala de aula. Eu agradeço.
10/02/2011
Quatro estrelasMuito boa essa sugestão, ajudou-me bastante