Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Brincadeiras de roda: socializando e interagindo com os colegas.

 

08/12/2010

Autor y Coautor(es)
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vin'icios Pimentel de Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Educação Infantil Movimento Expressividade
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer melhor seus colegas através de suas características pessoais.             

- Estimular a consciência corporal através das brincadeiras de roda.                   

- Cooperar com os colegas para uma boa harmonia e evolução das brincadeiras de roda.

Duração das atividades
50 min/1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

O tema principal dessa aula será as brincadeiras de roda infantil, que junto com as cantigas e as parlendas fazem parte do folclore brasileiro.  Nas brincadeiras de roda não há a necessidade de danças ou cantos, diferentemente das cantigas de roda, onde o ritmo e a música são elementos centrais. As brincadeiras de roda ajudam a sociabilizar e desinibir as crianças, uma vez que exigem o olhar frente a frente, o toque corporal, a exposição, pois em muitas delas cada um deve se apresentar no centro da roda. Auxiliam no desenvolvimento da expressão corporal, senso rítmico e organização coletiva, sendo um dos elementos importantes para a integração e o lazer infantil.

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_qDMok5Nhnl4/Sq5BDnffxYI/AAAAAAAAEMo/bFGsw3EmuPU/s320/brincadeiras+de+roda+4.JPG 

Atividade 1 

Nessa atividade os alunos realizarão uma brincadeira chamada de “gatinha parda”. Os alunos começarão em roda, todos de pé. Uma criança será escolhida para ficar no centro da roda com olhos vendados e com uma varinha na mão. As crianças começam a girar na roda e cantar: Ah, minha gatinha parda, que em janeiro me fugiu, quem roubou minha gatinha você sabe, você sabe, você viu? Todos se calam. A que está no centro da roda toca em alguém com a varinha. A que foi tocada deve miar como um gato. Quem tocou tenta descobrir quem é, caso isso não aconteça, a criança se aproxima do colega e irá tocá-lo no rosto, no cabelo e nos braços, para perceber as características corporais do aluno e assim descobrir. Se descobrir, diz o nome e quem miou vai para o centro recomeçar a brincadeira. Se não acertar continua sendo a do centro, recomeça a brincadeira até adivinhar quem é.

Veja a seguir um vídeo com um exemplo de ritmo para cantar a música da gatinha parda:

http://www.youtube.com/watch?v=ptH5vC1pFB0 

OBS: Sugiro que nas atividades o professor faça um rodízio entre as crianças, para possibilitar que todos os alunos sejam protagonistas em algum momento nas atividades.

Atividade 2

Essa próxima atividade, o professor poderá usá-la também para trabalhar as cores e seus tons. O nome dessa brincadeira é “elefantinho colorido”.

As crianças ficam em roda e uma delas fala:

__   Elefante colorido!

Os outros perguntam:

__   De que cor ele é?

A criança deverá escolher uma cor e as outras deverão tocar em algo que tenha esta cor. Se não achar esta cor o elefantinho irá pegá-lo. Quem for pego será o novo pegador.   

Atividade 3 

Como última atividade da aula, o professor explicará uma brincadeira chamada de “caixinha de surpresa”. Antes de iniciar o jogo, os alunos irão escrever em papeizinhos várias tarefas engraçadas. Coloca dentro de uma caixinha. Sentados em círculo, a caixinha irá circular de mão em mão, até a música parar. Quem estiver com a caixinha na mão no momento que a música parar deverá tirar um papel da caixinha e executar a tarefa. Continua até acabarem os papéis.

Dica 1: Vale lembrar aos alunos, que as tarefas podem ser tiradas pelos próprios autores, e o “feitiço” pode se voltar contra o “feiticeiro”.

Dica 2: Se algum aluno tiver dificuldade para escrever ou criar uma tarefa, o professor deverá auxiliá-lo.

Ao final da aula os alunos serão reunidos para uma avaliação final

Recursos Complementares
Avaliação

Alguns questionamentos serão importantes para verificar o aprendizado dos alunos na aula:

1- Na primeira atividade, o que foi fundamental para reconhecer o colega?

2- Quais as cores que foram encontradas mais facilmente?

3- Qual foi a maior dificuldade encontrada nas atividades e qual foi a mais prazerosa?

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 8 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/8 - 25%
  • Quatro estrelas 6/8 - 75%
  • Três estrelas 0/8 - 0%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.