09/12/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
§ Reconhecer a Ginástica Acrobática como uma manifestação ginástica;
§ Apreender os elementos que caracterizam essa forma de ginástica;
§ Vivenciar práticas de ginástica Acrobática.
Não são necessários conhecimentos prévios específicos sobre esta temática.
Iniciar a aula apresentando à turma as seguintes imagens:
http://ginasticacrobat.blogspot.com/
http://www.desportonalinha.com/?action=article&id_article=5821
http://ginasticacrobat.blogspot.com/
(Acessos em 17/11/2010).
Em seguida, o professor deverá relembrar com a turma as atividades desenvolvidas na aula 1: A Ginástica e suas diferentes manifestações e questioná-los se reconhecem a manifestação ginástica apresentada no vídeo de hoje. Destacar, então, que trabalharemos hoje com a Ginástica acrobática, uma nova modalidade de ginástica que é caracterizada pela execução de exercícios de força, equilíbrio, flexibilidade e agilidade. É um esporte bonito, dinâmico e espetacular para homens e mulheres. Engloba muitos movimentos de solo da ginástica artística em suas séries, movimentos rítmicos que ligam os exercícios dinâmicos, estáticos e individuais. A ginástica acrobática é inspirada nas acrobacias coletivas do circo. No entanto, no circo não existem regras específicas e nem há competição; os artistas se apresentam para abrilhantar o espetáculo circense. Já na Ginástica acrobática há um caráter competitivo e regras pré-determinadas pela Confederação Brasileira de Ginástica. Existem 05 Categorias de ginástica acrobática:
Dupla mista
Dupla Feminina
Dupla Masculina Grupo Feminino (03 integrantes)
Grupo Masculino (04 integrantes)
As rotinas são apresentadas em um tablado de 12x12 metros e acompanhadas por música e coreografia. As séries são executadas dentro de, no maximo, 2 minutos e 30 segundos. A Ginástica Acrobática, por ter como principal característica a apresentação em par e em grupo, requer um alto grau de confiança e cooperação entre os seus participantes. O nível técnico das competições, em praticamente todas as categorias, é bastante elevado. Devido a isso, os ginastas acrobáticos treinam, no mínimo, 3 horas por dia e 5 vezes por semana.
Neste momento da aula, o professor convidará a turma para aprender algumas figuras acrobáticas. Mas, antes é preciso entender a função dos participantes das acrobacias. Nesta atividade, o professor poderá propor inicialmente que as crianças se dividam aleatoriamente em duplas e que façam uma tentativa de pegar o colega no colo. Após esse momento reuni-los novamente e perguntar se foi fácil ou difícil e por quê. O professor deverá destacar que provavelmente foi mais fácil para os colegas maiores ou mais fortes fisicamente pegarem os colegas menores. Assim, destacar que na ginástica acrobática existem três funções específicas dos participantes:
1) O base: deve ser sempre uma pessoa maior e mais forte fisicamente, pois ela fica sempre apoiada no chão e é a base de sustentação para que os outros possam subir e montar a figura. Tem que ter bastante equilíbrio, pois os outros que vão subir precisam confiar nele. Ele deve ser uma pessoa que transmite segurança para os colegas.
2) O intermediário: é a pessoa que ajuda a suportar e a projetar o volante. Assim, o intermediário fica entre a base e o volante. Ele deve ser menor que a base, porém, maior que o volante.
3) O volante: é a pessoa que é sustentada pela base e pelo intermediário e fica sempre no topo da pirâmide. Ela precisa ser pequena e leve e, também, muito corajosa.
Será necessário destacar, também, a questão da segurança, importante elemento a ser considerado nas acrobacias. Neste sentido, o professor deve explicar que durante a execução das acrobacias cada um deverá ter a responsabilidade de cuidar do colega para que não aconteçam acidentes, e que no caso de uma queda, a criança deve tentar suavizá-la e “arredondá-la” (isso significa: arredondar o corpo quando cair e cair “molinho”). Após esta explicação, o professor pedirá que as crianças se dividam novamente em duplas porém, agora, de acordo com as características exigidas para a posição de base e de volante, pois iremos aprender algumas figuras acrobáticas. As imagens abaixo poderão auxiliar o professor na orientação quanto à execução da figura.
Fotos - Arquivo do Colégio de Aplicação João XXIII – UFJF.
Nesta atividade, a turma será dividida em grupos (o número de participantes pode ficar a critério das crianças) e cada grupo deverá montar uma figura acrobática diferente. As crianças deverão ficar atentas com o cuidado e a segurança dos colegas durante a execução das figuras.
Fotos - Arquivo do Colégio de Aplicação João XXIII – UFJF.
Desenhe as figuras acrobáticas que você aprendeu na aula de hoje.
Descreva qual a função dos participantes das acrobacias:
a) Base:
b) Intermediário:
c) Volante:
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
11/09/2012
Cinco estrelaseu adorei a aula de voces ela e munto legal eu tambem estou fazendo isso mas eu ja sou proficional nisso entao fica ai o recado a voces galerinha abraços