Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


INSTIGANDO A CURIOSIDADE: AS FORMIGAS COMO FOCO DE INVESTIGAÇÃO E APRENDIZAGEM

 

19/12/2010

Autor y Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Localizar informações no texto;
  • Ler com compreensão;
  • Identificar palavras de acordo com o grau (diminutivo);
  • Pesquisar sobre os tipos de formigas;
  • Construir gráfico a  partir dos dados coletados;
  • Entrevistar um profissional que conheça sobre formigas;
  • Elaborar um relatório com as informações obtidas. 
Duração das atividades
Aproximadamente 360 min – 6 aulas de 60 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é necessário que o aluno esteja inserido  no processo de alfabetização, que reconheça palavras e seja  capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral além de reconhecer os números naturais.

Estratégias e recursos da aula

Elaboramos nossa proposta para ser desenvolvida em seis momentos, com algumas atividades que podem ser realizadas ao longo a semana. Elas têm como princípio a interdisciplinaridade, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.   

Veja a seguir:          

Motivação: trabalhando com a poesia;          

Atividades orais;           

Localizando informações no texto;          

Coletando dados: investigando;·         

Organizando os dados;          

Construindo gráfico;          

Resolvendo situações problema;          

Pesquisando sobre formigas;          

Elaborando convite         

Elaborando roteiro de entrevista; ·         

Contextualizando a escrita: elaborando o relatório.     

Alguns recursos que vamos utilizar:

Caderno,

Lápis de cor;

Papel crepom de cores variadas;

Cola;

Tabela com os nomes das formigas que foram citadas pelos pais.     

1º MOMENTO – uma aula de aproximadamente 60 min.

Fonte da imagem: http://www.fotosearch.com.br/clipart/formigas_3.html 

Professor, organize os alunos em uma roda, para isto, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Esta etapa do trabalho tem como objetivo motivar os alunos e trabalhar as habilidades de leitura, escrita e compreensão. Apresente a eles a poesia de Vinícius de Moraes  “Formiga”.  

Diga-lhes que você trouxe um presente que se chama poesia. Questione-os:

O que é “poesia”?

Como se chama quem inventa uma poesia?

Como ela é escrita?

Veja se eles já conhecem este gênero textual e a sua: estrutura, linguagem, rimas e aliterações. Leia a poesia com entonação de voz, com “emoção poética”, utilize também  gestos para tornar a poesia mais real, por exemplo: “As coisas devem ser bem grandes, pra formiga pequenina”. Fazer gestos com os braços, indicando algo grande e depois algo pequenino. Depois de ler, explore o tema resgatando os conhecimentos prévios que os alunos trazem para a escola.  A oralidade é uma linguagem fundamental no processo de leitura e escrita, por isso, esta é uma etapa que não deve ser relegada ao segundo plano.

Questione os alunos e deixe que verbalizem suas ideias:

-Quem conhece formiga?

_Como elas são?

_Elas são todas iguais?

_O que elas comem?

_Onde elas moram?

Fonte da imagem:  http://www.fotosearch.com.br/clipart/formigas_3.html      

Observe as ideias apresentadas, procure induzir os alunos a pensarem sobre suas colocações. A indução é uma habilidade que desenvolve nos alunos o raciocínio lógico, por isso, procure questioná-los a partir de suas respostas para que elaborem o pensamento.

Depois desta etapa, distribua a cópia da poesia para que eles leiam em voz alta. Você pode sugerir a leitura por meio de um jogral, ou seja, meninas leem um verso e meninos leem o outro ou, meninas leem dois versos e meninos dois. Solicite que colem no caderno ou então passe na lousa para que registrem no caderno. Em qualquer das sugestões solicite que ilustrem a poesia.

Veja a poesia a seguir. No sítio abaixo você encontrará um vídeo com a poesia cantada.

Formiga

Vinicius de Moraes Composição: Vinicius de Moraes / Paulo Soledade

As coisas devem ser bem grandes

Pra formiga pequenina

A rosa, um lindo palácio

E o espinho, uma espada fina

A gota d’água, um manso lago

O pingo de chuva, um mar

Onde um pauzinho boiando

É navio a navegar

O bico de pão, o corcovado

O grilo, um rinoceronte

Uns grãos de sal derramados,

Ovelhinhas pelo monte

 Fonte: http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/87245/  acessado em 25/10/10 

letra e poesia cantada http://www.youtube.com/watch?v=IezC65lMZKY&feature=related  vídeo A Cigarra e a Formiga – acessado em 25/10/10 

2ª Atividade –aproximadamente 60 minutos.

Fonte da imagem: http://www.fotosearch.com.br/clipart/formigas_3.html 

Professor, a leitura pressupõe a compreensão do que leu, por isso aproveite esta atividade e explore as informações que o texto oferece. Caso sua turma seja de 2º ou 3º anos do Ensino Fundamental, você poderá trabalhar esta sugestão escrita, mas se for uma turma de 1º ano e ainda não tem autonomia na escrita, faça estas atividades oralmente. Veja a sugestão:

Leia a poesia com atenção e responda:

1-      A poesia fala sobre:

(   ) O tamanho das formigas.

(   ) A visão que a formiga tem das coisas.

(   ) Os perigos que a formiga corre.

(    ) Os insetos são grandes para as formigas.   

2-      Quando o autor fala que “a rosa pode ser um lindo palácio” para a formiga, o que ele quis dizer:

(   ) Que a rosa é perfumada e confortável.

(   ) Que a rosa grande e  espaçosa para servir de moradia para formiga.

(   ) Que a rosa tem espinhos que podem ser espadas.

(   ) Que a rosa é lugar de formigas.   

3-Na visão da formiga o que seria:

Um lago____________________________________      

Espada _____________________________________

Mar    ______________________________________

Navio  _____________________________________

Corcovado__________________________________

Ovelhinhas__________________________________

Rinoceronte _________________________________  

3-      Quais características dos grãos de sal levam o autor a compará-los com “ovelhinhas”:___________________________________________________ ______________________________________________________________   

4-      Localize no texto as palavras que estão no diminutivo, circule de vermelho e complete o quadro a seguir com as palavras encontradas:

DIMINUTIVO

 NORMAL

Pequenina

pequena

pauzinho

pau

ovelhinha

ovelha

 

 1-      Reescreva as frases a seguir passando as palavras grifadas para o diminutivo:

a)- A formiga era pequena. _________________________________________________________

b)- O pingo de chuva caiu no mar. _________________________________________________________

c)- A gota d’agua molhou a rua. _________________________________________________________

2-      Organize as sílabas a seguir de acordo com a numeração e descubra as palavras:

1

ES

2

NA

3

PA

4

VE

5

PI

6

PE

7

NI

8

FI

9

DA

10

QUE

1

GAR

12

NHO

a)      1+3+9 =____________________________                               b)      1+5+12=____________________________

c)      2+4+11=____________________________                             d)      6+10+7+2=__________________________

e)      5+10=______________________________                               f)       3+11=______________________________

g)      8+2=_______________________________  

 Professor, resgate o tema trabalhado e instigue os alunos. Solicite que pesquisem em casa o que os seus familiares conhecem sobre este inseto. Veja uma sugestão:

     

3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO     

Professor, resgate as informações que os alunos trouxeram de casa e explore as diferentes possibilidades que elas oferecem para trabalhar os conceitos matemáticos.  Faça a atividade coletivamente, à medida que for lendo as respostas registre na lousa.

Combine com os alunos uma forma de organizar estas informações, para isso utilize o gráfico de colunas. Leve alguns modelos de gráficos para os alunos visualizarem e compreenderem o que é um gráfico e para que serve.  Você poderá utilizar sítios ou recortar de jornais e revistas. No sítio a seguir você encontra alguns modelos:

http://info.abril.com.br/dicas/escritorio/planilhas/gostou-do-grafico-useo-como-modelo.shtml  

Segundo os descritores do  Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB e a Prova Brasil, o trabalho com gráficos tem  a finalidade de fazer com que o aluno venha a construir procedimentos para coletar, organizar dados, utilizando tabelas e gráficos, comuns ao seu dia-a-dia.

Faça uma tabela para as crianças preencherem de acordo com os dados tabulados. Aproveite a atividade para trabalhar a coordenação motora fina. As turmas de 1º e 2º anos que estão no processo de construção da escrita e ainda estão trabalhando o traçado das letras precisam  realizar  atividades que desenvolvam estas habilidades. Distribua:

Papel crepom de cores variadas;

Cola;

Tabela com os nomes das formigas que foram citadas pelos pais.

Faça uma tabela na lousa ou leve em uma folha de papel manilha ou craft.  À medida que for preenchendo na lousa, solicite que eles façam as bolinhas de papel crepom e colem no gráfico deles, para cada família que citou aquela espécie de formiga os alunos devem fazer uma bolinha de papel crepom e colar no gráfico. Veja o registro fotográfico da atividade realizada pelos alunos do 1º ano da Escola de Educação Básica e o gráfico depois de concluído.

Fonte: Acervo da autora

Professor, para as turmas de 1º ano aproveite as informações e explore os conceitos de: quantidade, adição, subtração, maior, menor, mais, menos. Veja algumas possibilidades:

1-      Descubra no gráfico:

a) Qual espécie de formiga os pais conhecem mais.       

B) Qual espécie eles conhecem menos.

2-      Se juntarmos a quantidade de formigas, citada pelos pais das espécies doceiras e cabeçudas, quantas formigas teremos?

3-      Se tirarmos  4 dos 9 pais que citaram as formigas saúvas, quantos ficarão?

Deixe espaço suficiente para que os alunos  possam desenvolver o raciocínio matemático utilizando a estratégia que considerar melhor:  desenho, representação numérica, escrita ou outras. Depois, solicite que apresentem e expliquem o que fizeram. Faça uma exposição dos  trabalhos dos alunos em um painel.  Este trabalho pode ser desenvolvido com alunos do 1º, 2º ou 3º anos do Ensino Fundamental Inicial, para isso faça apenas as adequações relativas ao nível de dificuldades.   

4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

CONTEXTUALIZANDO AS INFORMAÇÕES

Professor, as atividades escritas criadas a partir de contextos significativos possibilitam uma melhor aprendizagem, pois fazem a ligação entre o simbólico e a realidade da criança. Vejam esta atividade desenvolvida com as crianças de primeiro ano que ainda estavam em transição entre os níveis da escrita: silábico alfabético e o alfabético. Elas estimulam as crianças a rever suas hipóteses.  

Fonte: acervo da autora

Atividade realizada com os alunos do 1º ano da escola de Educação Básica, a partir de uma entrevista com os pais.

5ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

AMPLIANDO NOSSOS CONHECIMENTOS  

Professor, a entrevista possibilita ampliar os conhecimentos relativos ao tema e também trabalhar a leitura e a escrita, para isso discuta com os alunos sobre como podem descobrir mais informações sobre as formigas e o que eles querem saber. Conduza a discussão até que eles apontem a entrevista como uma “fonte de informações”.

 Verifique entre os próprios alunos se conhecem algum biólogo ou pessoa que conheça bem sobre formigas e que possa ir à escola para ser entrevistado sobre o tema.

 Discuta com os alunos a melhor forma de convidar o entrevistado. Aproveite e trabalhe o gênero textual “convite”. Leve alguns modelos  para que os alunos vejam a estrutura e os elementos que os compõem, pode ser convite de aniversário de casamento ou outros, mas converse com eles sobre a diferença entre estes convites e o que vocês vão elaborar.

Elabore o convite coletivamente e vá questionando os alunos sobre os dados que devem ser colocados:

Nome do convidado.

Motivo do convite.

Local. Data.

Horário da entrevista.

Quem está enviando o convite (Remetente).

Depois solicite que registrem no caderno o convite elaborado coletivamente.

 ELABORANDO O ROTEIRO DA ENTREVISTA

Discuta com os alunos o que querem saber sobre as formigas, ou seja, as questões levantadas por eles. Registre na lousa, depois reproduza e cole no caderno para que vejam suas ideias materializadas por meio da escrita. São estas atividades que possibilitam aos alunos perceberem o valor social da escrita. Veja algumas questões levantadas pelos alunos do 1º ano A da Escola de Educação Básica da UFU.

No dia da entrevista, prepare os alunos para receberem o entrevistado. Combine com eles sobre a ordem das perguntas e sobre a regra combinada na sala: levantar o dedo e aguardar sua vez para falar. Se for possível, fotografe a atividade para colocar no relatório.

6ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

 Fonte da imagem: http://www.fotosearch.com.br/clipart/formigas_3.html       

O  relatório também é uma estratégia fundamental para trabalharmos a escrita contextualizada,  além de sistematizar, organiza as ideias e trabalha um  importante gênero textual. Você poderá fazê-lo coletivamente, ou sugerir que os alunos escrevam o que acharam mais interessante ou importante. Caso seus alunos sejam de 1º ano faça-o mais objetivo, privilegiando as principais informações. Lembre-se de solicitar que ilustrem o relatório. Veja a seguir o registro fotográfico da entrevista com o biólogo, sr Renato, com a turma de 1º ano da Eseba.

Fonte: acervo da autora

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a avaliação é um processo, portanto deve ser desenvolvida ao logo do trabalho, no decorrer das atividades, assim utilize-as para verificar os avanços e as dificuldades dos alunos, para isso tenha sempre em mente os objetivos que nortearam o trabalho.  Verifique se seus alunos foram capazes de: localizar as informações na poesia;   compreender o que leram;  identificar as palavras de acordo com o grau (diminutivo);  organizar o gráfico e suas informações; organizar as informações por meio de relatório. Registre estas informações, pois nem sempre nos lembramos das mesmas quando vamos elaborar nosso planejamento e elas são fundamentais para orientar nosso trabalho.  

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Andréa Aparecida Reolon, EMEF , São Paulo - dijo:
    andrea_reolon@hotmail.com

    23/04/2012

    Cinco estrelas

    Muito bom o projeto apresentado .Trabalho com crianças do 2º ano do ciclo 1.Estamos fazendo um projetinho bem menor, mas aproveitei algumas dicas de suas aulas.Parabéns!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.