18/02/2011
Wilkie Buzatti Antunes, Ligia Beatriz de Paula Germano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Memória |
Nesta aula, o aluno terá a oportunidade de compreender a gênese e o papel das organizações de esquerda de resistência ao regime militar instaurado no Brasil pelo Golpe Civil-Militar de 1964. O aluno poderá conhecer as formas de resistência política desenvolvidas por estas organizações à luz do contexto histórico das décadas de 1960 e início da década de 1970. O aluno poderá, ainda, acumular mais elementos para formular criticamente sua concepção do regime militar e da resistência política a ele.
O contexto da década de 1960 no Brasil.
O Golpe Civil-Militar de 1964.
Introdução
A temática desenvolvida nesta aula demanda do professor um cuidado especial no sentido de evitar transmitir aos alunos preconceitos no que diz respeito ao papel e à atuação dos grupos de resistência ao regime militar no Brasil. Da mesma forma, o professor deve manter-se atento na condução dos debates relativos ao tema, uma vez que podem despertar paixões e inviabilizar a formação crítica de uma opinião por parte dos alunos sobre o tema. Antes de mais nada, é importante que os alunos já tenham algum conhecimento sobre o Golpe de 1964 e a instauração de um projeto de poder autoritário no Brasil, a partir de então. Todavia, antes de trabalhar os conteúdos aqui propostos, é importante que o professor traga o tema do fechamento gradativo, imposto pelo governo instaurado em 31 de março de 1964, a toda forma de oposição política e de questionamento.
Desenvolvimento
Atividade 1:
• O professor deve dividir a sala em grupos de, no máximo, quatro alunos.
• Por meio da leitura do livro-documento Direito à Memória e à Verdade (www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/sedh/.arquivos/livrodireitomemoriaeverdadeid.pdf, acessado em dezembro de 2010), pp. 463-485, cada grupo ficará responsável por sintetizar as informações apresentadas sobre três organizações, seguindo o seguinte roteiro: Surgimento, Atuação e Extinção (ou fusão com outros grupos). O professor deve cuidar da divisão das organizações entre os grupos, para que todas sejam contempladas. Os alunos devem encontrar ainda, entre os personagens do livro, ao menos um participante de cada organização pela qual o grupo ficou responsável.
Atividade 2:
A partir da síntese desenvolvida pelos grupos na atividade anterior, os alunos de cada grupo devem criar um grande organograma com as informações reunidas. Ao final, o professor ajudará os alunos na montagem de um quadro que reúna as informações de todos os grupos, que pode ser afixado em um mural ou em outro lugar apropriado da escola.
Atividade 3:
Imagem 1 (retirada de http://www.cedema.org/uploads/ALN.jpg, acessada em fevereiro de 2011)
Imagem 2 (retirada de http://2.bp.blogspot.com/_xEgO_6tzzYo/Sl4wobH8B-I/AAAAAAAAAok/iPzF90DiOiQ/s400/Guararapes7.jpg, acessado em fevereiro de 2011)
Imagem 3 (retirada de http://www.anovademocracia.com.br/69/14-c.jpg, acessada em fevereiro de 2011)
Imagem 4 (retirada de http://www.historianet.com.br/imagens/herc_03.jpg , acessada em fevereiro de 2011)
O professor deve exibir para os alunos os trechos dos seguintes filmes: O que é isso companheiro (www.youtube.com/watch?v=9iD9skE6l-o&feature=related, acessado em dezembro de 2010), de Bruno Barreto, 1997; Batismo de sangue (www.youtube.com/watch?v=EInAasJ-u3k, acessado em dezembro de 2010), de Helvécio Ratton, 2007; Lamarca (www.youtube.com/watch?v=2o8Cw0ncO9M, acessado em dezembro de 2010), Sérgio Rezende, 1994; e um trecho da minissérie Anos Rebeldes (www.youtube.com/watch?v=JgeGq_dP62U, acessado em dezembro de 2010), de 1992.
A partir desses trechos, e do trabalho realizado com o livro-documento Direito à Memória e à Verdade, o professor deve conduzir uma discussão a respeito das formas de atuação das organizações de esquerda e de sua intenção ao realizá-las.
Como tarefa para casa, o professor pode sugerir aos alunos que identifiquem outros filmes produzidos pelo cinema nacional que tenham como tema ou as organizações de esquerda, ou suas ações e seus personagens.
Além disso, os alunos devem identificar, na biografia dos diretores desses filmes, quais tiveram atuação política durante o regime militar.
Atividade 4:
A atividade final consiste em uma costura dos conteúdos trabalhados anteriormente. O professor deve estimular os alunos a apresentar, em um seminário, suas impressões a respeito da atuação das organizações de resistência ao regime militar no Brasil. Suas atividades tiveram importância? O professor ainda pode voltar ao livro-documento Direito à Memória e à Verdade, e ao trabalho realizado na primeira atividade, e estimular um debate em torno do papel da juventude na resistência ao regime militar brasileiro: quantos dos personagens apontados na primeira pesquisa tinham menos de 30 anos?
Por último, o professor deve estimular uma atividade de desconstrução da memória que se constituiu em torno desses militantes. Tomando como ponto de partida o videocast de Pablo Vilaça: Quem eram os terroristas (www.youtube.com/watch?v=eYKBoiPZoCM, acessado em dezembro de 2010), o professor deve conduzir um debate crítico em torno do papel desses jovens e de como passaram a ser vistos pela história mais de quarenta anos depois. Desse debate é desejável que participem professores das áreas de Filosofia e Sociologia, se possível.
Conclusão
Ao final das três atividades, os alunos devem ser capazes de compreender o papel das organizações de resistência ao regime militar brasileiro dentro de seu contexto histórico. Devem conhecer suas formas de atuação e associar sua existência à história de brasileiros que decidiram enfrentar o regime militar instaurado em 1964, muitos deles jovens, poucos anos mais velhos que os próprios alunos. Além de formar uma visão crítica a respeito do tema e da memória construída sobre ele, o resgate do tema visa aguçar a percepção do papel dos alunos como cidadãos da sociedade em que vivem.
http://www.desaparecidospoliticos.org.br/, acessado em dezembro de 2010.
Além de sua performance e participação nas três atividades, os alunos podem ser avaliados por meio de trabalhos escritos sobre os filmes do cinema nacional que tratam da temática desenvolvida na atividade 3. Podem, ainda, apresentar pequena resenha de um desses filmes. Além disso, os alunos podem ser solicitados a pesquisar na Internet, ou em arquivos, notícias de jornais do período que tratem de ações desenvolvidas pelas organizações de resistência. No caso de pesquisa na Internet, deve haver acompanhamento próximo do professor, com o intento de esclarecer os interesses que circundam os sites e blogs que tratam do tema na web.
Quatro estrelas 1 calificaciones
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18/02/2011
Quatro estrelasGostei muito da proposta, dos vídeos escolhidos os quais alguns eu ja utilizo e dos novos que eu desconhecia. São aulas muito interessantes e importantes para nossa História. Obrigada