Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Como se joga tênis de mesa?

 

13/12/2010

Autor y Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o processo histórico, a dinâmica do jogo e as principais regras do tênis de mesa.
  • Adaptar materiais para a prática dentro do ambiente escolar.
  • Identificar as várias dimensões que o esporte aparece na sociedade.
Duração das atividades
4 aulas (200 minutos).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de esporte.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: o professor irá conduzir os alunos em um laboratório de informática com acesso à Internet onde deverão acessar o site http://www.maniadejogos.com/jogos-online/T%C3%AAnis+de+Mesa (acesso dia 16 de novembro de 2010). Após 15 minutos de vivência nos jogos, o professor deverá lançar algumas questões aos alunos acerca do tema da aula: 

  • Qual o nome deste esporte?
  • Quais as regras que podemos observar nos jogos?
  • E quais são as regras oficiais deste esporte?
  • Onde ele surgiu e em quais países ele é mais praticado?

Ainda no laboratório de informática, os alunos serão divididos em 3 grupos que deverão responder as estas perguntas pesquisando na Internet. Eis alguns sites de pesquisa:

http://br.esportes.yahoo.com/pan2007/modalidades/tenisdemesa/historia/ 

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Pequim2008/Noticias/0,,MUL714301-16080,00-INFOGRAFICO+TENIS+DE+MESA.html 

http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/tenis_de_mesa.htm  

http://esportes.hdfree.com.br/rt.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%AAnis_de_mesa  

http://mesatenista.net/o-tenis-de-mesa/historia.html 

http://www.cbtm.org.br/ 

http://www.tmcampinas.com.br/TM/regrascap2.html 

Acessos dia 16 de novembro de 2010.

O resultado das pesquisas deve ser impresso pelo professor e organizados pelos alunos em forma de um grande painel sobre o tema. Os itens das regras serão utilizados nas atividades posteriores.

Atividade 2: pensando em adaptar os materiais para jogar tênis de mesa:

O professor irá iniciar uma discussão com os alunos acerca da viabilidade de jogar tênis de mesa na escola e quais seriam as alternativas caso a escola não tenha os equipamentos oficiais.

  • Será que é possível jogarmos tênis de mesa sem os materiais oficiais?
  • Como podemos adaptá-los?

Divididos nos mesmos 3 grupos, cada um irá propor uma forma adaptada dos materiais necessários (mesa, rede e raquetes). Seguem algumas sugestões:

  • A mesa oficial pode ser substituída por carteiras retangulares unidas (2 fileiras com 3 carteiras);
  • A rede  pode ser feita com pilhas de livros ou uma corda amarrada em duas cadeiras (nesta última, as cadeiras devem ser um pouco maiores que a mesa);
  • Para a raquete, sugerimos um pedaço de madeira quadrado ou retangular com um local para a pegada.

Dica: professor, valorize a criatividade dos seus alunos nesta atividade! Não se prive de utilizar os materiais oficiais, caso a escola os tenha.

Atividade 3: Brincando de tênis de mesa:

Com os materiais adaptados, os alunos deverão criar formas diversas para a disputa do tênis de mesa, como no exemplo:

Rei da mesa: dois alunos disputam uma partida de 6 pontos. É considerado ponto quando a bolinha cai fora da mesa, bate na rede ou dá 2 quiques no mesmo lado da mesa sem passar para o outro lado. O vencedor ganha o direito de continuar na mesa e desafiar outro jogador.

Outras formas devem ser criadas pelos alunos, tanto no número de pontos, número de jogadores, etc.

http://www.fmejaraguadosul.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2009/06/tenis-de-mesa-4web.jpg (acesso dia 16 de novembro de 2010). 

Atividade 4: Jogando tênis de mesa:

Para esta atividade, o professor deverá reproduzir ao máximo os equipamentos do esporte na sua dimensão institucionalizada. Seguem algumas especificações no link abaixo:

http://www.tmcampinas.com.br/TM/regrascap2.html 

http://www.tmcampinas.com.br/TM/regras21.html 

Acesso dia 16 de novembro de 2010.

Abaixo seguem as regras simplificadas, extraídas de http://www.fctm.com.br/antigo/regras.html 

Acesso dia 16 de novembro de 2010.

A PARTIDA 

  1. Constitui-se de sets de 21 pontos. Pode ser jogada em um único set e em melhor de três ou cinco sets. No caso de empate em 20 pontos o vencedor será aquele que fizer 02 pontos consecutivos primeiro;
  2. O jogador que atua o 1° set num lado da mesa é obrigado a atuar no lado contrário no set seguinte.3. Na partida, quando houver "negra" (1 a 1) ou (2 a 2), os jogadores devem mudar de lado logo que um jogador consiga 10 (dez) pontos.

O SAQUE 

  1. A bola deve ser lançada para cima (16cm no mínimo), na vertical e, na descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do sacador, passe sobre a rede sem tocá-la e toque no campo recebedor;
  2. O saque deve ser dado atrás da linha de fundo ou extensão imaginária desta;
  3. Cada jogador tem direito a 05 (cinco) saques seguidos, mudando sempre quando a soma dos pontos atingir cinco ou os seus múltiplos. Ex.: 3 a 2 = 5 ou 6 a 9 = 15, 13 a 7 = 20;
  4. Com o placar 20-20, a sequência de sacar e receber deve ser a mesma, mas cada jogador deve produzir somente um saque até o final do jogo;
  5. O direito de sacar primeiro ou escolher o lado deve ser decidido por sorteio (cara ou coroa/par ou ímpar), sendo que o jogador que começou a sacar no 1° set comecará recebendo no 2° set e assim sucessivamente.

UMA OBSTRUÇÃO (NÃO VALE PONTO)

A partida deve ser interrompida quando: 

  1. O saque "queimar" a rede;
  2. O adversário não estiver preparado para receber o saque (e desde que não tenha tentado rebater a bola);
  3. Houver um erro na ordem do saque (recebimento ou lado);
  4. As condições do jogo forem perturbadas (barulho,etc...).

(UM PONTO) A não ser que a partida sofra obstrução (não vale ponto) um jogador perde um ponto quando: 

  1. Errar o saque;
  2. Errar a resposta;
  3. Tocar na bola duas vezes consecutivas;
  4. A bola tocar em seu campo duas vezes consecutivas;
  5. Bater com o lado de madeira da raquete;
  6. Movimentar a mesa de jogo;
  7. Tocar a rede ou os seus suportes;
  8. Bater o pé ao sacar (ele ou o seu parceiro);
  9. Sua mão livre tocar a superfície da mesa durante a sequência.

CORREÇÃO DA ORDEM DE SACAR, RECEBER OU LADO

Se um jogador der um ou mais saques além dos cinco de direito, a ordem será reestabelecida assim que for notado, tendo o adversário que completar o múltiplo de cinco. Ex.: 14 a 11, o saque mudou em 16 a 11; o jogador que saca terá apenas três saques. Se no último set possível, os jogadores não trocarem de lado quando deveriam fazê-lo, devem trocar imediatamente, assim que se perceba o erro. A contagem será aquela mesma de quando a sequência foi interrompida. Em hipótese alguma haverá volta de pontos. Todos os pontos contados antes da descoberta do erro devem ser confirmados.

Atividade 5: Refletindo sobre as dimensões do tênis de mesa:

O professor deverá mediar um debate com os alunos sobre as atividades 3 e 4, através de algumas questões motivadoras:

  • Qual das atividades vocês acharam mais divertida?
  • Quais são as formas que o esporte (tênis de mesa) pode aparecer na sociedade?
  • O rigor nas regras faz com que o esporte seja menos motivante?
  • Podemos modificar as regras de um esporte?

O direcionamento deste debate deverá girar em torno de que o esporte, apesar de ter como característica de uniformidade das regras e dos equipemantos, pode ser adaptado de acordo com os interesses dos mais diversos grupos sociais, sem perder seus aspectos principais.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será dada na construção do painel (ao término da atividade 1), na participação dos alunos na criação das regras e materiais (atividades 2 e 3) e nas discussões finais (atividade 5).

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.