13/12/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conceito de esporte.
Atividade 1: o professor irá conduzir os alunos em um laboratório de informática com acesso à Internet onde deverão acessar o site http://www.maniadejogos.com/jogos-online/T%C3%AAnis+de+Mesa (acesso dia 16 de novembro de 2010). Após 15 minutos de vivência nos jogos, o professor deverá lançar algumas questões aos alunos acerca do tema da aula:
Ainda no laboratório de informática, os alunos serão divididos em 3 grupos que deverão responder as estas perguntas pesquisando na Internet. Eis alguns sites de pesquisa:
http://br.esportes.yahoo.com/pan2007/modalidades/tenisdemesa/historia/
http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/tenis_de_mesa.htm
http://esportes.hdfree.com.br/rt.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%AAnis_de_mesa
http://mesatenista.net/o-tenis-de-mesa/historia.html
http://www.tmcampinas.com.br/TM/regrascap2.html
Acessos dia 16 de novembro de 2010.
O resultado das pesquisas deve ser impresso pelo professor e organizados pelos alunos em forma de um grande painel sobre o tema. Os itens das regras serão utilizados nas atividades posteriores.
Atividade 2: pensando em adaptar os materiais para jogar tênis de mesa:
O professor irá iniciar uma discussão com os alunos acerca da viabilidade de jogar tênis de mesa na escola e quais seriam as alternativas caso a escola não tenha os equipamentos oficiais.
Divididos nos mesmos 3 grupos, cada um irá propor uma forma adaptada dos materiais necessários (mesa, rede e raquetes). Seguem algumas sugestões:
Dica: professor, valorize a criatividade dos seus alunos nesta atividade! Não se prive de utilizar os materiais oficiais, caso a escola os tenha.
Atividade 3: Brincando de tênis de mesa:
Com os materiais adaptados, os alunos deverão criar formas diversas para a disputa do tênis de mesa, como no exemplo:
Rei da mesa: dois alunos disputam uma partida de 6 pontos. É considerado ponto quando a bolinha cai fora da mesa, bate na rede ou dá 2 quiques no mesmo lado da mesa sem passar para o outro lado. O vencedor ganha o direito de continuar na mesa e desafiar outro jogador.
Outras formas devem ser criadas pelos alunos, tanto no número de pontos, número de jogadores, etc.
http://www.fmejaraguadosul.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2009/06/tenis-de-mesa-4web.jpg (acesso dia 16 de novembro de 2010).
Atividade 4: Jogando tênis de mesa:
Para esta atividade, o professor deverá reproduzir ao máximo os equipamentos do esporte na sua dimensão institucionalizada. Seguem algumas especificações no link abaixo:
http://www.tmcampinas.com.br/TM/regrascap2.html
http://www.tmcampinas.com.br/TM/regras21.html
Acesso dia 16 de novembro de 2010.
Abaixo seguem as regras simplificadas, extraídas de http://www.fctm.com.br/antigo/regras.html
Acesso dia 16 de novembro de 2010.
A PARTIDA
O SAQUE
UMA OBSTRUÇÃO (NÃO VALE PONTO)
A partida deve ser interrompida quando:
(UM PONTO) A não ser que a partida sofra obstrução (não vale ponto) um jogador perde um ponto quando:
CORREÇÃO DA ORDEM DE SACAR, RECEBER OU LADO
Se um jogador der um ou mais saques além dos cinco de direito, a ordem será reestabelecida assim que for notado, tendo o adversário que completar o múltiplo de cinco. Ex.: 14 a 11, o saque mudou em 16 a 11; o jogador que saca terá apenas três saques. Se no último set possível, os jogadores não trocarem de lado quando deveriam fazê-lo, devem trocar imediatamente, assim que se perceba o erro. A contagem será aquela mesma de quando a sequência foi interrompida. Em hipótese alguma haverá volta de pontos. Todos os pontos contados antes da descoberta do erro devem ser confirmados.
Atividade 5: Refletindo sobre as dimensões do tênis de mesa:
O professor deverá mediar um debate com os alunos sobre as atividades 3 e 4, através de algumas questões motivadoras:
O direcionamento deste debate deverá girar em torno de que o esporte, apesar de ter como característica de uniformidade das regras e dos equipemantos, pode ser adaptado de acordo com os interesses dos mais diversos grupos sociais, sem perder seus aspectos principais.
http://www.fctm.com.br/antigo/regras.zip
http://www.sempretops.com/esportes/tecnicas-de-tenis-de-mesa/
http://www.leotenisdemesa.com.br/texto%20Waldner.doc
Acessos dia 16 de novembro de 2010.
A avaliação será dada na construção do painel (ao término da atividade 1), na participação dos alunos na criação das regras e materiais (atividades 2 e 3) e nas discussões finais (atividade 5).
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!