11/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:
Essa sequência didática é indicada para as crianças que dominam o sistema alfabético. Esse aprendizado ocorre quando o aluno compreende que cada letra (grafema), geralmente, é representada por um som (fonema) e, por isso, já é capaz de ler e de escrever de forma mais autônoma.
Atividade 1: O caso das sílabas JA, JO e JU
Objetivo: Refletir sobre as regras relativas à grafia dos sons /ja/, /jo/ e /ju/ e sistematizá-las
1.1 Ditado diagnóstico
Peça aos alunos que escrevam em folha separada as seguintes palavras:
JABUTI
JOGADOR
JUCA
GAVIÃO
GOLEIRO
GULOSO
Recolha a atividade e verifique se há necessidade de desenvolver um trabalho para que os aprendizes compreendam as regras relativas à notação dos sons: /ja/, /jo/ e /ju/.
1.2 Caça palavras
Forme um círculo na sala e coloque em seu meio diversas fichas com palavras formadas pelas sílabas: JA, JO, JU, GA, GO, GU.
Peça aos aprendizes que escolham palavras que façam o som de /ja/, /jo/ e /ju/. À cada palavra selecionada, sugerimos as seguintes intervenções:
Divida o quadro em duas partes. Explique que uma delas abrigará palavras que fazem o som de /ja/, /jo/ ou /ju/ e a outra, palavras que não fazem. À medida que cada palavra for lida e analisada, peça a uma criança que a fixe em um dos lados do quadro.
1.3 Sistematizando a regra
Reproduza o quadro elaborado no item 1.2 em uma folha e a entregue para as crianças. Elas deverão sistematizar a regra que orienta a produção dos sons /ja/, /jo/ e /ju/. Você pode orientar o debate por meio das seguintes questões:
Ao final, a turma deverá elaborar e registrar a regra aprendida. Abaixo, um exemplo:
“Usamos a letra J para grafar os sons /ja/, /jo/ e /ju/.” MORAIS, Arthur Gomes. Ortografia: Ensinar e Aprender. São Paulo: Ática, 1998.
Atividade 2: O uso das letras G ou GU
Objetivos: Construir e sistematizar as regras referentes ao uso das letras G e GU
A TARTARUGA E ÁGUIA
A tartaruga passava o tempo a se lamentar por ser lenta, desajeitada e preguiçosa. Como gostava de fazer comparações, adorava a beleza e a ligeireza com que se moviam as aves. Não se conformava com a sua sorte e chegava a ficar muito triste por não conseguir voar.
- Que chatice ter que me arrastar pelo solo, passo a passo e com esforço! Ah! Se eu pudesse voar, nem que fosse apenas uma vez! - dizia ela repetidamente, dia após dia.
Finalmente, em um dia de outono, conseguiu convencer a águia a levá-la para um passeio pelas alturas. Ela seria sua guia por um dia! Suavemente e com grande majestade, a águia e a tartaruga elevaram-se ao céu, naquela tarde. O animalzinho transbordava de felicidade, ao ver lá embaixo, tão longe, a terra e seus habitantes.
- Ah, que maravilha! Como estou feliz! As outras tartarugas devem estar morrendo de inveja! Realmente, sou uma tartaruga única! - exclamava ela, com a voz tremida pela emoção.
Mas a águia se cansou de ouvir seus vaidosos argumentos e decidiu soltá-la. A orgulhosa tartaruga caiu como uma pedra, perto de uma Mangueira, desfazendo-se em cacos ao chegar no chão.
Algumas tartarugas que viram sua vizinha cair, exclamaram com muita pena:
- Pobrezinha! Estava tão segura aqui embaixo, na terra, e teve que procurar as alturas para se perder.
MORAL: Devemos ser felizes com aquilo que somos!
(Adaptada do site: http://www.metaforas.com.br/infantis/tartaruga.htm )
2.1 Leitura da fábula
Leia o título da fábula e peça às crianças para levantarem hipóteses sobre a história que acontecerá com a tartaruga e a águia. Você também pode interromper a leitura em um dado momento e perguntar aos alunos qual será o desfecho da história.
Ao final, solicite que verifiquem se suas hipóteses se confirmaram. Em seguida, explique às crianças que toda fábula transmite um ensinamento, uma lição de moral. Pergunte que lição a tartaruga levou ao querer voar e diga a moral veiculada pela fábula.
2.2 Leitura com focalização de palavras.
Agora que os alunos já leram e apreciaram a fábula, proponha-lhes o exercício de um novo tipo de leitura do texto. À medida que um aprendiz ler a fábula, todos deverão marcar palavras que façam o som de /ga/, /gue/, /gui/, /go/ ou /gu/. À cada palavra identificada, você pode fazer as perguntas:
Ao final, os alunos deverão compreender que para representar os sons /ga/, /go/ e /gu/ usamos o grafema G e para representar os sons /gue/ e /gui/, usamos os grafemas GU.
2.3 Reescrita da fábula com invenção de palavras
Proponha aos alunos o desafio de inventarem palavras que representam os sons /ga/, /gue/, /gui/, /go/ e /gu/.
Esta estratégia visa possibilitar-lhes a oportunidade de refletir somente sobre as relações entre grafemas e fonemas, sem se preocuparem em interpretar o significado das palavras. A seguir, um exemplo:
A GAJOLA e a GUINA
A ____________ passava o tempo a se lamentar por ser lenta, desajeitada e ___________. Como __________ de fazer comparações, adorava a beleza e a ligeireza com que se moviam as aves. Não se conformava com a sua sorte e chegava a ficar muito triste por não _____________ voar.
- Que chatice ter que me arrastar pelo solo, passo a passo e com esforço! Ah! Se eu pudesse voar, nem que fosse apenas uma vez! - dizia ela repetidamente, dia após dia.
Finalmente, em um dia de outono, ______________ convencer a __________ a levá-la para um passeio pelas alturas. Ela seria sua _________ por um dia! Suavemente e com grande majestade, a _______ e a ___________ elevaram-se ao céu, naquela tarde. O animalzinho transbordava de felicidade, ao ver lá embaixo, tão longe, a terra e seus habitantes.
- Ah, que maravilha! Como estou feliz! As outras _____________________ devem estar morrendo de inveja! Realmente, sou uma ___________ única! - exclamava ela, com a voz tremida pela emoção.
Mas a __________ se cansou de ouvir seus vaidosos argumentos e decidiu soltá-la. A orgulhosa ____________ caiu como uma pedra, perto de uma _________________, desfazendo-se em cacos ao chegar no chão.
Algumas tartarugas que viram sua vizinha cair, exclamaram com muita pena:
- Pobrezinha! Estava tão ___________ aqui embaixo, na terra, e teve que procurar as alturas para se perder.
MORAL: Devemos ser felizes com aquilo que somos!
XXXX
2.4 Sistematização da regra aprendida
Escreva no quadro as palavras TARTARUGA E ÁGUIA.
Faça as seguintes perguntas aos alunos:
Peça aos alunos que elaborem a regra aprendida e a registrem no caderno.
Você também deverá registrá-la em um cartaz para que possam consultar quando necessário.
Atividade 3: E o som do /g/?
Objetivos: Refletir sobre a grafia do som /g/
Construir estratégias para escrita de palavras que empregam esse som.
3.1 Pesquisando em jornais e revistas
Divida a sala em duplas e peça que procurem, em jornais e revistas, palavras que façam o som de /ge/ ou /gi/. Em seguida, solicite a elaboração de uma tabela. Na primeira coluna, deverão colocar palavras que usam o grafema J. Na segunda, palavras que empregam o grafema G. Pergunte, então, para a turma:
Os alunos deverão perceber que, para este caso, não há regras que orientam a escrita das palavras. Assim, terão como alternativa memorizar sua grafia ou consultar o dicionário, quando houver dúvidas.
3.2 Consultando o dicionário
Eleja palavras formadas pelos sons /ge/ e /gi/ e que estejam presentes no cotidiano dos alunos para a realização de um ditado. Abaixo, algumas sugestões:
GILETE
JILÓ
JEITO
GENTE
GIRAFA
GESTO
GELATINA
JIBÓIA
LAJE
À cada palavra ditada, caso haja divergência em sua grafia, as crianças deverão consultar o dicionário.
Ao final, registre-as em um papel craft e fixe o cartaz no mural da sala. Este procedimento ajuda os aprendizes a memorizar a grafia de tais palavras.
Obs: Caso os alunos ainda não saibam pesquisar palavras no dicionário, desenvolva aulas que tenham esse objetivo. Sugerimos a sequência didática: “Introduzindo o uso do dicionário”, postada neste portal.
Para leitura do professor, sugerimos o livro: O Aprendizado da Ortografia. Autor: Artur Gomes de Morais. Belo Horizonte, Autêntica, 1999.
Ao término da sequência didática, sugerimos a realização de um ditado. Os alunos precisarão lançar mão das regras aprendidas para a escrita das palavras. Para as irregulares, deverão perceber que é necessário usar o dicionário.
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
02/07/2015
Quatro estrelasESSES EXERCÍCIOS ENRIQUECERAM MAIS AS MINHAS AULAS DE PORTUGUÊS E AMPLIARAM MAIS MINHAS IDEIAS. OBRIGADA!
28/04/2015
Cinco estrelasMuito bom adorei : )
02/10/2014
Cinco estrelassempre que preciso de sugestões para trabalhar algum tema na minha sala de aula, recorro a este portal. ele é maravilhoso!
25/05/2012
Cinco estrelasadorei a aula facil de trabalhar e divertida,ela me deu varias outras ídeias.
25/02/2011
Cinco estrelasexcelente