Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Aprendendo sobre o cartum: As tirinhas que encantam

 

25/01/2011

Autor y Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Perceber o cartum como forma de expressão;
  •   Produzir pequenos textos, por meio das tirinhas;
  •   Apresentar alguns cartunistas brasileiros;
  •   Desenvolver o gosto pela leitura e escrita;
  •   Explorar a criatividade.  
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – (4) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade:

 Professor, nesse primeiro momento, organize a turma em roda de conversa e providencie piadas infantis, que seja ao nível de compreensão deles  ou casos engraçados para contar. É importante que elabore piadas de acordo com o nível dos alunos, isto implica em não relatar piadas picantes ou grosseiras “pesadas”. Em seguida, pergunte se algum aluno sabe contar piada e solicite que conte. Nos sítios abaixo você encontrará algumas piadas:

http://criancas.uol.com.br/piadas/

http://sitededicas.uol.com.br/humor.htm

 

Em seguida, explique que uma  piada  é uma breve história, de final engraçado e às vezes surpreendente, cujo objetivo é provocar risos ou gargalhadas em quem a ouve ou lê.

Porém, existem outras maneiras de expressar o humor. Indague: o que seria então, humor?Você poderá anotar na lousa as hipóteses dos alunos.

Humor é um estado que a pessoa manifesta sendo uma forma de comunicação humana. Mal humor quando a pessoa não está para brincadeira. E o humor que estamos tratando é quando a pessoa em determinadas situações como (piadas, histórias, charges, dentre outras) acham engraçadas.

Logo após, pergunte: vocês conhecem outras maneiras de expressar o humor? Será que podemos expressá-lo apenas através da fala ou teria alguma forma escrita? Vocês sabem o que é um cartum?

Mostre à turma que existem outras formas de expressar o humor por meio da fala ou da escrita e que Cartum é uma forma mais ou menos moderna de expressão. Através de imagens impressas, ou seja, escrita, o cartum propõe pequenas histórias.

Há cartuns que usam poucas palavras, são legais justamente pelos diálogos, que são muito divertidos. Observe:

 

 

http://elcabron.sjdr.com.br/category/tirinhas/

 

Professor, providencie várias tirinhas e distribua para cada aluno ler e compreender a mensagem. Em seguida, solicite que os alunos colem no caderno de Língua Portuguesa  e elabore questões para auxiliar na compreensão. Tomando como exemplo a tirinha do Gato Garfield acima, veja algumas questões:

 

1 -  De acordo com o primeiro quadrinho, o que você acha que o gato irá fazer com o rato?

2 - O que significa a palavra fúria?

3 – O gato está com cara de furioso? Por quê?

4 -  Por que será que o gato disse a frase “ não veja se você tem estômago fraco”?

5 – O que o gato armou para pegar o rato?

6 – Na sua opinião por que essa tirinha ficou engraçada?

 

Professor, em seguida faça uma tira em branco para cada aluno montar uma tirinha engraçada. Auxilie sempre que possível. A mediação nesse momento é fundamental.

Logo após, exponha os trabalhos no mural da sala de aula.

 

 

Fonte: Acervo da autora

 

2ª atividade:

Professor, retome com os alunos que os cartuns, em sua maioria, exploram o humor. Explique que os desenhos animados são um tipo de cartum. São feitos de quadrinhos desenhados um a um, usando a mão ou direto no computador. Não é por acaso, portanto, que as crianças norte-americanas chamam desenho animado de cartum.

Informe aos alunos que o primeiro desenho animado de longa metragem foi Branca de Neve, de Walt Disney, o criador do camundongo Mickey, Pato Donald e Pateta, entre outros.

 

http://sketchtrash.blogspot.com/2009_04_01_archive.html

 

 

Dialogue com os alunos sobre esses desenhos. Pergunte quem conhece, se já assistiram desenhos animados, qual o preferido da turma e por que, qual o assunto que os desenhos animados trazem, dentre outros. Anote as respostas da turma em uma cartolina e afixe na sala.

 

Professor, entendendo o desenho como uma das formas de cartum e também como forma de expressão leve os alunos ao laboratório de multimídia ou providencie DVDs, para assistirem alguns desenhos. Sugerimos:

http://www.youtube.com/watch?v=XyZmggafMzY

http://www.youtube.com/watch?v=2sj4MbPaBvc

http://www.youtube.com/watch?v=Mda6n4G7tMk

http://www.youtube.com/watch?v=zIzAFPbbdtY

 

3ª atividade:

Professor, entre os cartunistas brasileiros, destaca-se Maurício de Souza com seus personagens: Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali, dentre outros.  

 

http://www.webix.com.br/fotos/1412-foto-turma-da-monica.html

 

Para melhor compreensão sobre a história de vida de Maurício de Souza e a turma da Mônica, leve os alunos ao laboratório de multimídia e apresente alguns vídeos sobre a temática. Você poderá acessar os seguintes sítios:

 

 http://www.youtube.com/watch?v=14JSPbxTnF0

 http://www.youtube.com/watch?v=gXI6aoiXcho

 

Os sítios abaixo poderão ajudá-lo a entender melhor a biografia de Mauricio de Souza.

 

 http://tudehistoria.blogspot.com/2009/07/mauricio-de-sousa.html

http://www.monica.com.br/mauricio/historic.htm

 

Em seguida, providencie vários gibis e organize na sala de aula um cantinho da leitura. Você poderá organizar  a “ciranda do gibi” da seguinte forma:

 

  •         Providencie alguns gibis.
  •         Escolha um aluno para começar a atividade.
  •         O aluno vai levar o gibi para casa, fazer a leitura, ilustrar e deixar uma pergunta para o outro colega que for levar o gibi. É importante que o aluno registre dados sobre o gibi: título, data...
  •          Por sua vez, esse colega vai ler o gibi e responder a pergunta. Vai levar outro gibi para ler, ilustrar e deixar uma pergunta para o próximo colega.
  •         Nesse sentido, a partir do segundo aluno, os mesmos levarão dois (2) gibis: um para ler e responder e o outro para ler, ilustrar e deixar uma pergunta para o próximo.

 

4ª atividade:

Professor, nesse momento da atividade proponha a montagem de um livrinho de tirinhas com a turma, intitulado, por exemplo: “Seção de humor”.

Organize 5 folhas de papel branco para cada aluno e encaderne. Se preferir, faça a “Seção de humor” no próprio caderno dos alunos.

Solicite a turma para investigar, pesquisar e recortar imagens de pessoas e de algum objeto em revistas ou livros usados para montar tirinhas com colagens.  

 

Fonte: Acervo da autora

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá destacar por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades da turma com relação ao entendimento dos cartuns. Verifique se os objetivos estabelecidos foram alcançados e principalmente, se os alunos entenderam o cartum como forma de expressão.  

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.