Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


POPULAÇÕES DAS FLORESTAS

 

26/01/2011

Autor y Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro Will

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender que os índios são os habitantes originais da floresta;
  •  Tomar conhecimento de que muitas famílias de agricultores e seringueiros vivem na floresta e enfrentam dificuldades e conflitos com os grandes proprietários de terra;
  •    Ficar ciente das lendas que fazem parte da cultura da população da floresta. 
Duração das atividades
2 aulas com atividades de 40 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter domínio do conceito de população; floresta; estabelecer relações entre conceitos.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 

Explicar porque o índios são os habitantes originais da floresta.

1º momento

Desenvolva um exercício com seus alunos para que eles possam identificar os aspectos históricos e culturais que marcam a floresta como um espaço geográfico ocupado por verdadeiras nações indígenas.

Oriente a leitura do texto “Povos indígenas da floresta” (site texto 1) da RAINFOREST ACTION NETWORK. Faça uma leitura conjunta e ensine os alunos a destacar as características históricas, culturais que possibilitam  o  entendimento de que os índios são moradores originais das florestas.  Pontos orientadores - a floresta como: lugar onde os seus ancestrais habitaram; provedora do sustento e da vida (alimentação, remédio, agasalhos, moradia, escolas);  fornecedora do espaço para cultivo de horta, agricultura, criação de animais; lugar de proteção dos índios.

Texto 1  - Povos indígenas da floresta (tradução:   Arlinda Cézar-Matos.

http://ran.org/fileadmin/materials/education/factsheets/RAN_IndigenousPeoples_por.pdf

 

 

http://2.bp.blogspot.com/_Dhq75SjSgd0/TFAxrLFnzyI/AAAAAAAAAPQ/pV6M-HsylZo/s1600/indios+2.jpg

 

Atividade 2      

 Assistir ao vídeo : "Aqui tem gente" – Revista Mesa de luz.

1º momento -    

Coloque o vídeo  

http://vimeo.com/6548294

 Deixe os alunos assistirem sem nenhum direcionamento, ao final solicite que eles expliquem o que entenderam, ouça sem fazer nenhuma crítica e nenhuma consideração, analise o juízo que fizeram do que viram, ouviram e conseguiram perceber. Em seguida, os convidem para assistir novamente, mas de forma orientada, faça questionamentos e discussões a partir das questões  abaixo e no momento das perguntas,  pare o vídeo, dando continuidade e parando na próxima questão, assim até o vídeo termine. 

Questões:

  • Ouvir o barulho da tela em preto.

Pare e pergunte: que barulho é esse? Obtenha a resposta e discute com os alunos, o trabalho dos seringueiros ao meio da noite;

  • Fazer a leitura das legendas e discutir a vida de seringueiros.

O que é uma seringueira? Para que serve o leite da seringueira? como se faz a extração do látex?

  • Refletir sobre o desmatamento da floresta a apartir da seguinte questão: 

Qual a diferença entre o extrativismo desenfreado e sustentável?

  • Tomar conhecimento de quem foi Chico Mendes, as suas idéias e porque foi assassinado; Discutir o que é viver na floresta, que outras atividades esse homens desenvolvem, onde moram e se  existem escolas para as crianças.

 

http://www.seag.es.gov.br/wp-content/uploads/2008/08/seringueira080808-500-x-375.jpg

 

2º momento –  

Incentive os seus alunos a construir uma história em quadrinhos para contar a vida desses moradores da floresta. Em seguida veja a possibilidade de socialização dessas histórias, os alunos da sua turma contam para os de outras turmas, em um momento de socialização dos saberes construídos na escola.

Professor a escola é um espaço de socialização de saberes, as diferentes turmas podem se envolver com o processo de troca, aposte na criatividade dos alunos e os incentivem a compartilhar com outros e ouvir os outros nesse processo de construção, veja um espaço público que essa troca possa acontecer (socilizar o conhecimento e as habilidades construídas na escola é um princípio que rege o trabalho escolar, conforme os objetivos nacionais da educação, isso não significa uma prestação de contas aos pais, mas a construção de uma prática  escolar responsável pela formação integral dos alunos).

 

Atividade 3 –   

Refletir sobre a relação dos povos das florestas com a natureza.  

 1º momento   

Assista ao vídeo a lenda “chamado da samaúma” e leve os seus alunos a  interpretar  o sentido do chamado e construa com a turma um código para defender a natureza e compartilhe com toda a escola.

Lenda - chamado da Samaúma – versão original  

 http://www.youtube.com/watch?v=hRBMx0CtTIc   

 

2º momento    

Cante com Rui de carvalho a Lenda do pirajurú. Professor ensine aos alunos a cantar, pode convidar alguém com um violão para acompanhar, cada aluno pode ter a letra por escrito até memorizar, monte um coral e busque outras músicas para a cantoria.   

Lenda do pirajurú  (cantada por Rui Carvalho)   

http://www.youtube.com/watch?v=qcN4FjEpe9E

Índio do Brasil - David Assayag (Música Indigena Brasileira)

http://tube.aeiou.pt/indio-do-brasil-david-assayag-musica-indigena-brasileira/

Recursos Complementares

Recurso didático.

 

http://videos.sapo.pt/AFyZ6nstRCFUamQZQzpw   

Avaliação

Avaliar se os alunos a partir da aula conseguiram :

  • identificar, explicar e argumentar que os índios são os habitantes originais da floresta;  
  • Explicar que muitas famílias de agricultores e seringueiros vivem na floresta e enfrentam dificuldades e conflitos com os grandes proprietários de terra;
  • Participaram ouvindo contando e cantando algumas das lendas que fazem parte da cultura da população da floresta.  
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.