21/02/2011
Rita Roger Mariano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Estudar a família de cada criança a fim de que conheçam melhor seus familiares e as pessoas que fazem parte do meio em que ela está inserida para que no futuro ela se sinta capaz de entender o meio em que vive, respeitando de forma crítica e questionadora as normas e regras que a norteiam.
1º momento: Antes de tudo a professora dará uma breve explicação da importância que cada criança têm para com a família e com a sociedade. Sugestões:
2º momento: É importante que a criança conheça a história local da cidade em que mora e os acontecimentos importantes de sua região, já que na atividade anterior a proposta foi de trabalhar a sua identificação e localização espacial, então trabalhar nesta aula com o mapa da cidade, para que a criança possa fazer a sua iniciação cartográfica, tendo assim uma visão geral de o que é e pra que serve um mapa geográfico.
Mapa satélite da cidade de Uberlândia-MG
http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&gbv=2&biw=1003&bih=537&tbs=isch%3A1&sa=1&q=mapa+geogr%C3%A1fico+da+cidade+de+uberlandia+-MG&aq=f&aqi=&aql=&oq=
* Ver recursos complementares.
Utilizando o mapa de sua cidade, identificar os principais pontos turísticos da cidade, em seguida realizar uma leitura, abordando a história da Cidade.Após a leitura do texto, a professora juntamente com as crianças poderá fazer questionamentos como:
Parque do Sabiá
Praia Clube
http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&gbv=2&biw=1003&bih=537&tbs=isch%3A1&sa=1&q=pontos+turisticos+da+cidade+de+uberlandia+clube+praia&aq=f&aqi=&aql=&oq=
3º momento: O uso de imagens é sempre um recurso interessante. As imagens e as cenas nos revelam uma parcela da realidade. Este recurso possibilita um trabalho pedagógico importante, na diferença entre paisagem e espaço. Este momento será de observação e diálogo, para que a criança possa se localizar e se identificar com o meio, ter noção de direção e percepção de espaço. Em rodinha, fornecer às crianças algumas informações gerais sobre a história da cidade, será como um resumo do texto lido na atividade anterior, uma revisão. Com o auxilio do mapa e da professora localizar a escola e o ponto turístico mais próximo da escola. Após essa atividade, a professora junto às crianças, irão fazer um passeio a pé, para conhecer este ponto turístico. O interessante é que a criança se sinta curiosa e motivada com o passeio e com o conhecimento da história de sua cidade.
4º momento: Fornecer para crianças a possibilidade de se alfabetizar cartograficamente, aprender a ler mapa de forma variada e constante, podendo se localizar, dando a elas noção de espaço. Mostrar a elas uma maquete da cidade,por exemplo, e dar a oportunidade de conhecer um mapa tridimensional, nele a criança poderá interagir e reconhecer locais conhecidos e visto no passeio da aula anterior. O professor terá que fazer com que a criança se identifique com o mapa,ou seja, fazer com que ela se localize e reconheça o trajeto feito durante o passeio. Os detalhes são fatores importantes para que a criança possa ter um desenvolvimento satisfatório no decorrer da atividade. Identificando por exemplo, lugares que são distantes da escola. Após esta observação e análise do mapa, o professor pedirá para as crianças representarem este mapa numa folha de papel sulfite, onde terão que tentar reproduzir o trajeto percorrido no passeio, onde ela colocará o máximo de detalhes e lembranças possíveis.Em seguida fazer um texto coletivo, onde irão relatar o que acharam de mais interessante no passeio.
MATERIAIS:
Sugestão:
Para saber sobre alfabetização cartográfica: http://www.ceped.ueg.br/anais/IIedipe/pdfs/alfabetizacao_geografica.pdf
LIVRO: ALMEIDA, R. D. Do desenho ao mapa. Iniciação cartográfica na escola. São Paulo,2001.
Link :www.maps.google.com.br
Texto sobre a história de Uberlândia
Avaliar a participação individual e em grupo, também se a criança conseguiu assimilar os conteúdos propostos pelo professor em sala de aula, não esquecendo da capacidade da criança com relação a aprendizagem. Levar em consideração as atividades de questionário, a contribuição individual e resultados parciais das crianças. Esse tipo de avaliação permite que o professor detecte as dificuldades da criança e possa ajudá-la durante e depois de cada atividade aplicada. Avaliar também o interesse e atenção da criança durante as explicações e demonstrações dos mapas e atividades propostas.
Três estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
12/09/2011
Três estrelasas aulas são interessantes,produtivas e bastante significativas