Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Rede Elétrica: Fique ligado(a)

 

21/01/2011

Autor y Coautor(es)
Zaida Barros Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia R.M.G. Fernandes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Recursos tecnológicos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Reconhecer grandezas significativas, transformações e propriedades elétricas dos materiais.

2) Analisar as transformações e interações presentes em sistemas tecnológicos no nosso cotidiano.

3) Relacionar ciência, tecnologia e cotidiano.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Transformações químicas e transformações físicas da matéria.

Estratégias e recursos da aula

 Fonte de consulta: http://noticias.r7.com/economia/noticias/brasil-sugere-aumento-ao-paraguai-por-energia-de-itaipu-20100315.html

 

ATIVIDADE 1

Exibição dos filmes:

Filme 1: Tipos de energia (3:16)

http://www.youtube.com/watch?v=VcDS37_b8Vc&feature=related

 

Filme 2: De onde vem a energia? (3:59)

http://www.youtube.com/watch?v=GJChpyiP--Y&feature=related  

  

Trabalhando com os filmes 1 e 2.

1) Quais são os tipos de energia que foram citados e explicados no filme 1? Liste-os.

2) De onde vem a energia elétrica do Brasil?

3) Como a energia elétrica chega até as nossas casas?

4) O que o filme relata sobre o uso de energia no nosso dia a dia?

5) Explique como a energia elétrica chega até as nossas casas.

6) Explique qual é a relação entre as chuvas e a eletricidade.

Professor/a, promova uma discussão coletiva das respostas dos/as alunos/as e aproveite a oportunidade para apresentar o tema desta aula: ENERGIA ELÉTRICA: FIQUE LIGADO/A. 

 

 

 

Fonte de pesquisa: http://www.brasilescola.com/fisica/energia-eletrica.htm

 

ATIVIDADE 2

Trabalhando  com o texto:

                                                                                     Energia Elétrica

Os avanços tecnológicos dos últimos séculos se mostraram de extrema importância para a sociedade moderna. Equipamentos eletroeletrônicos, como computador, televisão, aparelhos de som, condicionadores de ar, aquecedores, e diversos outros equipamentos só existem graças à energia elétrica. A descoberta das cargas elétricas por Tales de Mileto, na Grécia antiga, foi fundamental para a evolução tecnológica dos tempos modernos. A energia elétrica é a capacidade de uma corrente elétrica realizar trabalho. Essa forma de energia pode ser obtida através da energia química ou da energia mecânica. Através de turbinas e geradores que transformam essas formas de energia em energia elétrica. Ela é obtida através da aplicação de uma diferença de potencial entre dois pontos de um condutor, gerando uma corrente elétrica entre seus terminais. Hoje em dia a energia elétrica é a principal fonte de energia do mundo. A principal função da energia elétrica é a transformação desse tipo de energia em outros tipos, como por exemplo, a energia mecânica e a energia térmica. No Brasil, 98% da energia elétrica produzida vêm das usinas hidrelétricas, e o restante é a combinação das usinas nucleares (Angra I e Angra II) e das fontes de energias renováveis (Termoelétricas e energia eólica). As companhias energéticas utilizam o kWh para a medição do consumo de energia elétrica de um determinado estabelecimento. Para calcular a conta de energia elétrica, a companhia energética, multiplica o custo unitário do kWh pela quantidade de energia consumida durante o mês. Por exemplo: Se o consumo no mês de maio foi de 120 kWh e o custo de 1 kWh é de R$ 0,48, a conta de energia referente a esse mês será de: C = 120 x 0,48 C = R$ 57,60 . Texto adaptado. Fonte de consulta: www.brasilescola.com/fisica/energia

  

O uso doméstico de energia elétrica

1) Conceito de energia elétrica apresentado no texto.

2) Que tal fazer uma lista dos aparelhos e equipamentos elétricos que tem em sua casa.

Professor/a, aqui vai uma lista dos prováveis aparelhos que devem aparecer: rádio, ferro de passar roupa, som, computador, ventilador, lâmpada, liquidificador, carregador de celular  e muitos outros...

3) Organize esta lista e utilize como critério a principal função dos aparelhos: esquentar,refrigerar, mover, comunicar (som, imagem), iluminar., dividindo-os em grupos. Exemplo: ferro de passar roupa (esquentar), telefone (comunicar), pilha (outras) e assim por diante...

Vamos refletir sobre esta situação?

Todos estes aparelhos precisam ser ligados a uma fonte de energia elétrica o que implica em um consumo que é medido todos os meses e é apresentado ao morador do imóvel através da conta de energia elétrica. Quais são os benefícios da redução deste consumo?

Quando economizamos energia elétrica não estamos apenas poupando dinheiro. Estamos também colaborando no uso racional dos recursos da natureza. Nos locais em que existem usinas termoelétricas, por exemplo, economia de energia elétrica significa menos combustível queimado. Isso acarreta menos poluição, menor contribuição para o aquecimento global e, ao mesmo tempo, poupa recursos não renováveis, como petróleo e carvão mineral. Qual é a sua opinião em relação a estas afirmações? Que medidas você pode tomar no dia a dia para reduzir o consumo de energia?

Professor/a, você pode apresentar estas ponderações oralmente, usar uma transparência e o retroprojetor. Posterior a esta etapa, promova uma discussão coletiva e se possível, aborde medidas de possam ser adotadas por todos os membros da escola com o objetivo de reduzir o consumo de energia.

 

 

VIVENCIANDO A INTERDISCIPLINARIDADE...

 

1) MATEMÁTICA: Construção de gráficos e tabelas sobre os dados abaixo e depois discuta-os na aula de ciências.

Distribuição Média do Consumo Doméstico de Energia no Brasil:

Refrigeração:32%, Aquecimento de água:26%, Iluminação:25%, Televisão:6%,Ferro elétrico:6%, Outros: 5%. Fonte: Eletrobrás, citado em R. Zampil. Salve o meio ambiente. Rio de Janeiro: Reades Digest, 2006, p.19.

2) INFORMÁTICA: Solicite ao professor/a deste conteúdo que auxiliem os/as alunos/as na realização de uma pesquisa sobre o uso consciente da eletricidade acessando a página do Procel/ Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, da Eletrobrás, http://www.eletrobras.com/elb/procel , clicando em "Dicas Conservação". Após este momento, discuta as informações na aula de ciências. 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as poderá ser feita em todos os momentos da aula. A avaliação será processual e todos os recursos utilizados podem servir como instrumentos avaliativos. Sendo assim, é importante avaliar o desenvolvimento de cada aluno na elaboração e participação em todas as atividades propostas em sala de aula.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.