16/12/2010
Maria da Conceição Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Tempo cronológico |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Este é um livro bem ilustrado com uma quantidade de páginas que permite a leitura durante mais ou menos quatro dias.
Esse texto de Shakespeare, um dos mais populares do dramaturgo, surpreende pela modernidade e complexidade moral. Na Veneza do século XVI, o jovem Bassânio pede dinheiro emprestado ao amigo Antônio para ir a Belmonte pedir a mão de Pórcia. Por sua vez, o amigo procura o agiota judeu Shylock e garante um pedaço de sua própria carne caso o pagamento do empréstimo não seja feito como combinado. A partir daí, uma série de armações, disfarces e desencontros acontecem, aflorando o que há de melhor e pior na alma humana.
Orientações para a leitura
Comente quem foi Shakespeare. Cite o nome de algumas obras. Contextualize o tempo em que viveu. Leia o livro a cada dia. Interrompa de modo provocativo para despertar a curiosidade do grupo para a leitura no dia seguinte. Escreva coletivamente na forma de um painel cada parte do livro com o objetivo de garantir que as crianças possam lembrar cada momento da leitura. Durante os acontecimentos que envolvem os personagens principais lance questões para o grupo sobre:
Capa do livro
Ao final da leitura, provoque o grupo para refletir sobre os motivos da raiva de Shylock por Antônio. Organize atividades de registros que permitam a criança se colocar sob diferentes pontos de vista. Tais como:
Fonte: O Mundo Mágico da leitura.NEI/UFRN.2001.
Faça um mural com os nomes dos personagens principais, as características dos personagens - Quem era cada um - o que faziam - como forma de destacar o contexto de cada um dos personagens na trama. Proponha uma galeria com desenhos dos personagens em lápis grafite para ser exposto na sala.
Os personagens e suas histórias
Pórcia de Belmonte - Moça rica cujo pai deixa em testamento e o desejo de casá-la com aquele que, escolhendo dentre três escrínios (ouro, prata e chumbo), encontrasse o retrato da moça.
Bassanio - Moço de poucas posses pede ao amigo Antônio, rico mercador, uma quantia em dinheiro para que possa concorrer à mão da bela Pórcia.
Antônio - Rico mercador que empresta dinheiro sem cobrar juros. Amigo de Bassanio.
Shylock - Nutria certo ódio por Antonio que também emprestava dinheiro, porém sem cobrar juro algum.
Baltasar - Jovem advogado que defende Antônio.
Combine com as crianças a escolha das cenas da história que elas querem vivenciar na brincadeira simbólica. Leia alguns trechos com as falas dos personagens relacionados com as cenas escolhidas, em seguida peça as crianças para recriarem os diálogos usando a improvisação.
Utilize lençóis, roupas, capas, chapéu que estiver disponível no canto do faz de conta ou solicite que tragam de casa.
Observem como foram organizadas as cenas, os diálogos do Conto de Inverno de Shakespeare com crianças de 5 e 6 anos.
Fonte: O Mundo Mágico da Leitura.NEI/UFRN.2001.
Para finalizar o trabalho, proponha a criação de uma versão do mercador de Veneza. Digite e traga para a sala para que ilustrem cada parte da história contada. Veja uma versão do Conto do Inverno criado pelas crianças de 5 e 6 anos.
Fonte: O Mundo Mágico da Leitura.NEI/UFRN.2001.
Livro: O Mercador de Veneza
Sinopse
Um dia, para ajudar um amigo, Antônio é obrigado a pedir um empréstimo a Shylock, e assina um contrato autorizando o agiota a apoderar-se de uma libra de sua carne numa parte do corpo à escolha de Shylock. Mas a esperteza de uma mulher livra Antônio da pena.
Dados Técnicos:
TÍTULO: O MERCADOR DE VENEZA. TÍTULO ORIGINAL: THE MERCHANT OF VENICEIDIOMA: Português.ENCADERNAÇÃO: Capa dura | Formato: 22,5 x 31 | 48 págs. ANO DA OBRA/COPYRIGHT: 1995ANO EDIÇÃO: 2006. EDIÇÃO: 1ª AUTOR: William Shakespeare ADAPTAÇÃO: Johnny Mafra | Lamby Mafra TRADUTOR: Sergio Godinho de Oliveira ILUSTRADOR: Dusan Kallay
Conheça a coleção com as obras de Shakespeare
A Coleção Shakespeare é uma verdadeira ponte para os mais jovens terem contato com as fabulosas peças do dramaturgo inglês William Shakespeare. A adaptação fica por conta do casal Charles e Mary Lamb que deixam o texto acessível aos novos leitores. As ilustrações são obras primas a parte. Cada conto, traz um ilustrador diferente, deixando a história muito mais atrativa para os alunos.
http://www.santoantonio-df.com.br/biblioteca_5_8_series.asp
Filme: O Mercador de Veneza titulo original: (The Merchandt of Venice)
lançamento: 2004 (EUA) direção: Michael Radford atores: Lynn Collins , Joseph Fiennes , Jeremy Irons , Al Pacino , Zuleikha Robinson duração: 138 min gênero: Drama status: arquivado
http://www.adorocinema.com/filmes/mercador-de-veneza/
Observe a criança durante o processo do trabalho em relação aos seguintes aspectos:
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
29/04/2013
Quatro estrelasMuito legal. Elaborei ao ler essas atividades, realizar um desfile de personagens com cada um falando sobre sua atuação no livro, bem como o seu desfecho na história . Vai a dica para os colegas. Um abraço.
26/05/2011
Quatro estrelasMuito interessante a forma de abordagem do tema e a forma que foi repassada aos seus alunos e a receptividade dos mesmos. Está de parabéns por este ótimo trabalho.