Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Fontes alternativas de energia

 

12/01/2011

Autor y Coautor(es)
Mauricio Andrea Andrioli
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Conhecer as principais fontes de energia atualmente e como funcionam;

-Conhecer fontes alternativas e mais ecológicas de energia e suas principais vantagens;

-Propor formas de economia de energia;

Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Verificar se os alunos conhecem os conceitos de geração de energia  não renováveis e renováveis . Caso não conheçam, em uma aula anterior, lance o desafio para que pesquisem antes e compartilhem os resultados na aula, com seus colegas.

Estratégias e recursos da aula

Vivemos em um mundo onde o consumo de energia acontece naturalmente sem pensarmos nas conseqüências do gasto diário. E com certeza sofreremos as conseqüências de gasto desenfreado a médio e longo prazo. Sem falar em tudo que já está acontecendo agora.  

 Dependemos diretamente dos Recursos Naturais Renováveis e não Renováveis, porém o que está ocorrendo neste momento é que o mal uso de nosso bens Renováveis estão modificando esse status. O consumo consciente está muito ligado à água, mas temos que pensar que possuímos muitos outros bens naturais.  

 Precisamos levar os alunos a refletir métodos e inovações para suprir possíveis necessidades e garantir um futuro com Recursos Renováveis variados e disponíveis pensando desde já em atitudes individuais e coletivas Durante esta aula, os alunos terão oportunidade de compreender as fontes de energia não renováveis e renováveis. Juntamente com isto, tomar conhecimento de algumas novas e promissoras formas de energia renováveis e suas vantagens,  que farão em breve, parte do nosso cotidiano.  

Além disso, os alunos poderão propor e discutir formas de economizar energia com o intuito de desenvolver  uma consciência de uso correto das atuais formas de energia,  poupando o nosso meio ambiente.

Procure organizar o trabalho de modo que os alunos atuem de forma colaborativa e interessem-se pelas produções e descobertas, uns dos outros, por meio da organização dos grupos e interações promovidas e mediadas pelo educador.

Atividade 1 – Início da pesquisa as formas de energia

Liste com os alunos, ao menos dois  tipos energia mais utilizadas hoje em nosso cotidiano para geração de energia elétrica, indicando:

  • Tipo
  • Forma de extração do meio ambiente
  • Quais os danos provocados ao meio ambiente e seus riscos.

Provavelmente os alunos saberão listar os tipos de energia, porém pode ser que não saibam de que forma ela é extraída e os danos causados ao meio ambiente. Por esta razão, sugira que pesquisem em livros ou na internet e compartilhem em seguida as descobertas.

Sobre a energia elétrica, geralmente a mais citada pelos alunos, apresente o link a seguir, com a explicação sobre como essa energia é gerada e chega até nossas casas.

Link: http://www.guiafloripa.com.br/energia/trivia/como_produz_energia.php 

Apresente este vídeo, disponível no Portal do Professor, para mostrar a produção de energia elétrica por meio  do mar.

Atividade 2 – energias renováveis

Apresente aos alunos o conceito de energia renovável  e energia limpa por meio dos vídeos disponíveis no Portal do Professor.

A viagem de Kemi - Combustíveis - A química que move o mundo - O petróleo é da terra

Mostrar a importância das fontes alternativas de energia como vento, sol e biomassa. Refletir sobre as diferentes fontes de energia, principalmente de energias limpas

  A viagem de Kemi - Combustíveis - A química que move o mundo - Energias limpas 

Mostrar a importância do petróleo para a humanidade; os impactos ambientais gerados pelos combustíveis fósseis. Refletir sobre as diferentes fontes de energia, principalmente comparando com a geração de energia limpa Reúna os alunos em duplas, de modo que cada dupla pesquise na internet  uma forma de energia renovável, suas  vantagens em função  da  forma de obtenção e impacto ao meio ambiente.

Cada dupla deverá organizar as informações, listando:

Tipo;

Forma de extração do meio ambiente;

No uso, quais os danos provocados ao meio ambiente e seus riscos.

Além dos sites de busca, como www.yahoo.com.br e www.google.com.br os links a seguir poderão servir de apoio.   

 http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/energias_alternativas/index.html   

 http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/energia-move-mundo-507233.shtml 

Atividade 3 – Criação de uma campanha

O quadro caótico que temos no mundo hoje é que aproximadamente 86% da energia disponível são provenientes de Fontes Não Renováveis.

Por outro lado, proveniente das Fontes Renováveis de Energia – energia hidráulica, eólica, etanol, biodiesel, biogás e outras, são energias “limpas”, pouco poluidoras do  ambiente, que estão sendo vistas como uma garantia para o futuro do planeta.

Após certificar-se de que os alunos compreenderam esta idéia, sugira que elaborem uma campanha para divulgação de uma energia considerada  “limpa”, defendendo o seu uso para melhoria de nosso planeta, por meio da criação de uma história em quadrinhos

Para a criação da tira, sugerimos que os alunos utilizem o site www.toondoo.com  que possibilita criar tiras para histórias em quadrinhos, gratuitamente. Apesar de o site apresentar apenas versão em inglês, é um recurso bastante simples para as crianças. 

Caso tenha dúvidas sobre a utilização, acesse com os alunos o tutorial disponível em: http://www.slideshare.net/marygrace/tutorial-toondoo-presentation 

Importante também ensinar os alunos a copiarem as tiras para um editor de texto, utilizando a tecla Print Screen do teclado, pois dessa forma as campanhas poderão até mesmo ser impressas.Apresente aos alunos o vídeo disponível no Portal do Professor para discutir o consumo responsável de energia elétrica.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
A viagem de Kemi - Combustíveis - A química que move o mundo - Energias limpas Vídeo
A viagem de Kemi - Combustíveis - A química que move o mundo - O petróleo é da terra Vídeo
Recursos Complementares

Apresente aos alunos o vídeo disponível no Portal do Professor para discutir o consumo responsável de energia elétrica.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19426

Avaliação

Durante a realização da pesquisa e também na  etapa de produção da campanha, procure observar se os alunos contemplaram os aspectos mais importantes  a respeito das formas de energia  e que foram elencados no roteiro de trabalho.

Discuta também os resultados finais, as aprendizagens e desafios encontrados na realização das atividades propostas.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.