Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Dentes: Bens Preciosos Para a Mastigação de Alimentos

 

13/01/2011

Autor y Coautor(es)
Zaida Barros Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia R. M. G. Fernandes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Escolar Indígena Ciências Corpo humano e a saúde
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Estudar a arcada dentária.

2) Identificar e reconhecer a importância dos dentes na mastigação.

3) Reconhecer a importância de uma higienização adequada dos dentes.

4) Promover debates sobre este tema em relação a população brasileira e possíveis formas de conscientização.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não exige conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Fonte de consulta:  http://ortozen.com.br/Criancas-Curiosidades-Ortozen.htm

ATIVIDADE 1

Professor/a este fato pode ser apresentado oralmente aos alunos/as, pode ser por escrito ou então através do uso uma transparência.

Todo dia, Marcos acordava e, em seguida, tomava café. Sua mãe sempre o lembrava de escovar os dentes assim que acordasse e logo após as refeições, além de avisá-lo que deveria utilizar o fio dental. Marcos não discordava da mãe, porém, tinha muita preguiça e, ao invés de escovar os dentes, colocava um pouco de creme dental na boca, enchi-a de água, fazia apenas um bochecho e não usava fio dental. Outro hábito que Marcos tinha e que sua mãe nem desconfiava é que nem sempre ele escovava os dentes antes de dormir. Às vezes, já na cama comia bombom, após ter escovado os dentes. Sua mãe só descobriu este fato, porque Marcos se vendo muito apurado contou para ela após a ida ao dentista.

Passado algum tempo, Marcos começou a sentir dor em vários dentes, principalmente quando comia chocolate, doce ou quando bebia água, suco e ou refrigerantes gelados. Sua mãe levou-o ao dentista para descobrir o motivo daquelas dores. Ao examiná-lo, o dentista verificou vários problemas.

a) Em sua opinião, qual foi o problema que o dentista verificou nos dentes de Marcos? Por que isto aconteceu?

b) Em sua opinião, as atitudes que Marcos tinha em relação à sua higiene bucal estavam corretas? Por quê?

c) Como Marcos poderia proceder em relação à sua higiene bucal?

d) Alguém já viveu uma situação semelhante a esta?

e) Vocês dialogam sobre a higiene bucal com alguém de sua família? Quem? Quando? 

f) Você tem algum hábito de higiene bucal que pretende mudar? Qual/ais?

g) Com que frequência você vai ao dentista?

h) Por falar em dentista, você já pediu a ele que lhe mostre o modo correto de escovar os dentes?

REFLETINDO SOBRE A SITUAÇÃO APRESENTADA:

Professor: Promova uma discussão coletiva destas questões, envolvendo todos os alunos. Solicite que os alunos/as formem um círculo grande. Após este momento, insira as imagens abaixo. Aproveite para ressaltar a importância do uso do fio dental e da escovação dos dentes.

Alguns cuidados devem ser tomados para se evitar a cárie. (Solicite que os/as alunos/as registrem estas informações nos cadernos).

Vejamos alguns deles.

1) Ir ao dentista a cada seis meses.

2) Ter boa higiene bucal, que inclui escovação adequada após cada refeição. Além da escovação, é importante usar diariamente o fio dental, conforme mostra a gravura abaixo. Veja no esquema a seguir a forma correta de escovar os dentes

.

Fonte de consulta: http://deise.info/?p=439  

Fonte de consulta: http://dreduardo.wordpress.com/2008/08/07/  

ATIVIDADE 2

Você já observou que seus dentes têm formato diferentes? Em sua opinião, por que existe essa diferença? (discussão oral)

Fonte de consulta: www.ceramicapoubel.com.br  

SOBRE A DENTIÇÃO: (explicação feita pelo professor)

As crianças com a dentição decídua (de leite) completa possuem 20 dentes, sendo 10 em cada arcada. Os dentes de leite começam a se formar antes mesmo de a criança nascer. Aparecem na boca entre as idades de 6 meses e 2 anos.  A dentição permanente começa aos 6 anos, quando nasce o primeiro molar, atrás dos molares de leite. A maioria dos pais não dá atenção a este dente, por confundi-lo com dente de leite, mas é um dos mais importantes da boca. A dentição permanente completa-se aproximadamente aos 13 anos, com exceção do dente siso (terceiro molar), que costuma nascer entre 17 e 30 anos.O s adultos possuem 32 dentes, sendo 16 em cada arcada (superior e inferior), assim divididos: 2 incisivos centrais, 2 incisivos laterais, 2 caninos, 4 pré-molares e 6 molares (incluindo os "dentes siso"). Vamos estudar qual a função dos dentes?

Proponha que os/as alunos/as façam uma pesquisa sobre:

1) A função dos dentes ( incisivos,caninos, pré-molares, molares).

2) Relacionar dentição,mastigação e digestão.  

3) Cuidados com os dentes e com a gengiva

4) Explique o processo de formação da cárie e ilustre a evolução de cárie em um dente.

Sugestão de fontes de pesquisa: 

http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/10953/saude-publica/-cerca-de-15-da-populacao-brasileira-nao-tem-nenhum-dente-na-boca  

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-digestivo/dentes-2.php deisinhaenfermagem.spaces.live.com   

 ATIVIDADE 2

Fonte de consulta: http://gengiva.com/artigos/cronologia-do-nascimento-dos-dentes  

1) Quantos dentes possui cada arco/arcada?

2) Quais são os nomes dos tipos de dentes indicados nos arcos? 

3) Quais é a relação entre os dentes e o processo digestório?

ATIVIDADE 3

Refletindo sobre a população brasileira...

Cerca de 15% da população brasileira não têm nenhum dente na boca Entre adolescentes, média é de 6,2 dentes cariados, subindo para 20,1 em adultos. Idosos têm quase toda dentição afetada: 27,8. Adolescentes brasileiros apresentam uma média de seis dentes cariados, enquanto que entre os adultos, esse índice ultrapassa 20. Esse problema foi discutido e o coordenador nacional de saúde bucal do Ministério da Saúde, confirmou a alta demanda por atendimento. A falta de todos os dentes, que atinge 15% da população brasileira, é consequência da cárie. Seis entre 10 crianças de até cinco anos têm pelo menos um dente cariado. Nos adolescentes, a média é de 6,2 dentes, subindo para 20,1 nos adultos. Idosos apresentam quase toda dentição afetada: 27,8. Esses dados foram discutidos em Salvador (BA).  "A falta de serviços nessa área é histórica no Brasil. Até pouco tempo, as pessoas achavam comum que idosos não tivessem nem um dente na boca.  O principal programa do governo federal, Brasil Sorridente, colocou 19.100 equipes de saúde bucal, integradas ao Programa Saúde da Família, na ativa. O índice de cobertura gira em torno de 75 milhões de pessoas que corresponde a 40% da população atingida.  No Brasil há uma contradição, pois se tem o maior número de graduados em odontologia (cerca de 20% dos profissionais de todo o mundo) e uma população com índices baixos de atendimento. Além do tratamento, é preciso focar nos esforços de prevenção. Atualmente, no Brasil, 13,4% das pessoas de 15 a 19 anos nunca foram a um dentista. Texto adaptado. Fonte de consulta: http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/10953/saude-publica/-cerca-de-15-da-populacao-brasileira-nao-tem-nenhum-dente-na-boca   

Discutindo a situação da população brasileira.

1) Tema abordado no texto.

2) Qual é a sua opinião em relação aos dados que aparecem no texto?

3) "No Brasil há uma contradição, pois se tem o maior número de graduados em odontologia e uma população com índices baixos de atendimento". Qual é a sua opinião sobre esta situação?

4) Na sua opinião, porque, no Brasil, ainda 13,4% das pessoas nunca foram a um dentista? Justifique sua resposta.

5) Se você fosse governante de estado ou do país, quais medidas você tomaria para resolver a situação relatada no texto?

6) Que medidas preventivas poderiam ser tomadas pelos governantes na tentativa de amenizar esta situação?

Professor/a: promova uma discussão coletiva a respeito das respostas dadas pelos/as alunos/as sobre estas questões e aproveite para explorar os dados numéricos que aparecem no texto.

VIVENCIANDO A INTERDISCIPLINARIDADE.

MATEMÁTICA: construção de gráficos, utilizando as informações contidas no texto. A discussão dos gráficos deverá acontecer nas aulas de ciências. Calcular o número de habitantes, levando-se em consideração a população brasileira, já que os dados aparecem em porcentagem.

INFORMÁTICA E GEOGRAFIA: pesquisar se as políticas públicas nacionais  e ou estaduais de saúde têm algum o programa de saúde bucal  e como o mesmo funciona.

LÍNGUA PORTUGUESA: explicar o significado dos provérbios, expressões  populares e anedotas listadas abaixo:  

Provérbios:1) Dá Deus nozes a quem não tem dentes. 2) A cavalo dado não se olha o dente. 3) Olho por olho, dente por dente. 4) O lobo perde os dentes, mas não o costume. 5) O que é bom para o ventre é mau para o dente. 6) A carne de lobo, dentes de ferro. 7) Antes dentes que parentes.

Expressões populares: 1) Defender com unhas e dentes. 2) Mentir com todos os dentes. 3) Quando as galinhas tiverem dentes.  4) Osso duro de roer.

Provérbio chinês - "Macia é a língua e fica. Duros sãos os dentes e caem."

 Anedota:

 - Quando o meu pai trabalha toda a gente fica de boca aberta!

 - O que é que ele faz?  

- É dentista.

Fonte de consulta: http://ortozen.com.br/Criancas-Curiosidades-Ortozen.htm 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as poderá ser feita em todos os momentos da aula. A avaliação será processual e todos os recursos utilizados podem servir como instrumentos avaliativos. Sendo assim, é importante avaliar o desenvolvimento de cada aluno na elaboração e participação em todas as atividades propostas em sala de aula.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Luiz Carlos Brito, EEF.Santa Cecília , Ceará - dijo:
    carlosoplay@gmai.com

    25/09/2013

    Cinco estrelas

    Muito legal, super inovadora a aula sobre os dentes.. otimo irei aplicar algumas desta metodologia em minhas aulas...


  • Elisabete, professora , Distrito Federal - dijo:
    elisabetermota@yahoo.com.br

    11/10/2012

    Cinco estrelas

    É muito bom atividades que estimulem a reflexão dos alunos nos mais variados temas.


  • duda, não sei , Amapá - dijo:
    duda_nq@hotmail.com

    18/08/2012

    Cinco estrelas

    com esse saite pode ver quais as funções dos dentes e a importancia de escovar usar fio dental, Muito obrigada!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.