Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


POVO NORDESTINO

 

13/01/2011

Autor y Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro Will

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender que a formação do povo nordestino se deu mediante a miscigenação das etnias básicas que formou o povo brasileiro         
  • Fazer um levantamento para analisar a migração do nordestino para outras regiões dos pais;
Duração das atividades
2 aulas de 40 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Entender que os nordestinos são brasileiros.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

   Fazer uma reflexão sobre a formação do povo nordestino, de forma a compreender que esse processo se deu mediante a miscigenação das etnias básicas que formou o povo brasileiro   

1º momento  

 Neste momento inicial, o professor lê o texto “Região Nordeste do Brasil” na parte História, disponível no site a seguir. Dessa forma alunos tomam conhecimento de um breve histórico da origem do povo nordestino. Depois o professor pode sugerir que os alunos anotem através das informações da leitura que povos formaram os nordestinos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Nordeste_do_Brasil, 

 2º momento

 Inicie esse momento fazendo um levantamento na turma de quem é nordestino. Após esse momento verifique com eles a origem básica da família e dos próprios alunos, de forma a fundamentar as informações do texto lido. Nesse momento o professor insere o tema inicialmente lido para a vivência do aluno e ajudá-los a refletir sobre sua origem.  

3º momento   

Professor divida a turma em  grupos de três alunos e cada um será responsável por fazer um texto sobre a importância dos povos (índios, brancos e negros) que deram origem aos nordestinos. Cada grupo será responsável de apresentar o texto para a classe. Nesse momento o professor pode oferecer o texto “Formação do Povo Brasileiro”, disponível no site:

http://www.brasilescola.com/historiag/brasileiro.htm 

O texto “Etnia Brasileira”, disponível no site:

http://www.alunosonline.com.br/geografia/etnia-brasileira/, 

Para ajuda na construção do conceito  de miscigenação dos povos para originar outros, dessa forma eles percebem que os povos que originaram os nordestinos tem mesma origem que os povos de outras regiões do Brasil, com algumas diferenciações no percurso da história.   O professor pode disponibilizar imagens de índios, brancos e negros para cada grupo representar a etnia que ele está relatando no seu texto.

http://www.moderna.com.br/moderna/didaticos/ei/aventuradeaprender/datas/images/indio4.jpg 

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/indio-para-colorir/imagens/indio-16.gif 

Atividade 2   Fazer Leitura e discussão sobre a migração do nordestino para outras regiões do país

1º momento   

Professor inicie com a leitura do texto “História da região Nordeste do Brasil”, apenas a parte de Migração nordestina, disponível no site a seguir, Durante a leitura os alunos destacam os motivos da migração, para que posteriormente haja uma pequena discussão.  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_regi%C3%A3o_Nordeste_do_Brasil.

2º momento   

Divida a turma em dois grandes grupos para a leitura do texto “Migração Nordestina”, disponível no site a seguir. Posteriormente solicita que um grupo fale sobre os motivos da migração para a região Norte (Amazônia) e Sudeste (São Paulo e Rio de Janeiro).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Migra%C3%A7%C3%A3o_nordestina

3º momento

 Agora, reúna os alunos em grupos com quatro componentes para que eles façam um texto sobre a migração. Cada grupo fará um pequeno texto explicando os motivos da migração para outras regiões do país em forma de cartaz.  

Recursos Complementares
Avaliação

No final avaliar se os alunos participaram das atividade e se compreenderam que a formação do povo nordestino se deu mediante a miscigenação das etnias básicas que formou o povo brasileiro; se   fizeram um levantamento para analisar a migração do nordestino para outras regiões dos pais;

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.