13/01/2011
Raimunda Porfirio Ribeiro Will
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Entender que os nordestinos são brasileiros.
Atividade 1
Fazer uma reflexão sobre a formação do povo nordestino, de forma a compreender que esse processo se deu mediante a miscigenação das etnias básicas que formou o povo brasileiro
1º momento
Neste momento inicial, o professor lê o texto “Região Nordeste do Brasil” na parte História, disponível no site a seguir. Dessa forma alunos tomam conhecimento de um breve histórico da origem do povo nordestino. Depois o professor pode sugerir que os alunos anotem através das informações da leitura que povos formaram os nordestinos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Nordeste_do_Brasil,
2º momento
Inicie esse momento fazendo um levantamento na turma de quem é nordestino. Após esse momento verifique com eles a origem básica da família e dos próprios alunos, de forma a fundamentar as informações do texto lido. Nesse momento o professor insere o tema inicialmente lido para a vivência do aluno e ajudá-los a refletir sobre sua origem.
3º momento
Professor divida a turma em grupos de três alunos e cada um será responsável por fazer um texto sobre a importância dos povos (índios, brancos e negros) que deram origem aos nordestinos. Cada grupo será responsável de apresentar o texto para a classe. Nesse momento o professor pode oferecer o texto “Formação do Povo Brasileiro”, disponível no site:
http://www.brasilescola.com/historiag/brasileiro.htm
O texto “Etnia Brasileira”, disponível no site:
http://www.alunosonline.com.br/geografia/etnia-brasileira/,
Para ajuda na construção do conceito de miscigenação dos povos para originar outros, dessa forma eles percebem que os povos que originaram os nordestinos tem mesma origem que os povos de outras regiões do Brasil, com algumas diferenciações no percurso da história. O professor pode disponibilizar imagens de índios, brancos e negros para cada grupo representar a etnia que ele está relatando no seu texto.
http://www.moderna.com.br/moderna/didaticos/ei/aventuradeaprender/datas/images/indio4.jpg
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/indio-para-colorir/imagens/indio-16.gif
Atividade 2 Fazer Leitura e discussão sobre a migração do nordestino para outras regiões do país
1º momento
Professor inicie com a leitura do texto “História da região Nordeste do Brasil”, apenas a parte de Migração nordestina, disponível no site a seguir, Durante a leitura os alunos destacam os motivos da migração, para que posteriormente haja uma pequena discussão.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_regi%C3%A3o_Nordeste_do_Brasil.
2º momento
Divida a turma em dois grandes grupos para a leitura do texto “Migração Nordestina”, disponível no site a seguir. Posteriormente solicita que um grupo fale sobre os motivos da migração para a região Norte (Amazônia) e Sudeste (São Paulo e Rio de Janeiro).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Migra%C3%A7%C3%A3o_nordestina
3º momento
Agora, reúna os alunos em grupos com quatro componentes para que eles façam um texto sobre a migração. Cada grupo fará um pequeno texto explicando os motivos da migração para outras regiões do país em forma de cartaz.
No final avaliar se os alunos participaram das atividade e se compreenderam que a formação do povo nordestino se deu mediante a miscigenação das etnias básicas que formou o povo brasileiro; se fizeram um levantamento para analisar a migração do nordestino para outras regiões dos pais;
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!