12/01/2011
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
• Analisar características da Língua Portuguesa e marcas lingüísticas de diferentes textos, interessando-se por aprofundar seus conhecimentos sobre a língua.
• Escrever corretamente palavras usuais com s com som de z; x com som de z; je, ji ou ge, gi; ce, ci ou se, si; ç ou ss; h inicial.
• Perceber que um mesmo som pode ser grafado de diferentes maneiras.
• Perceber que uma mesma letra pode representar sons diferentes, dependendo de sua posição na palavra.
• Perceber as diferenças entre a pronúncia e a grafia convencional das palavras.
Dominar o processo da leitura.
Conhecimentos básicos da escrita.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- trabalhos em grupos;
- leitura e criação de caça-palavras e diagramas;
- debate.
DESENVOLVIMENTO
1ª Atividade:Trabalhando com caça-palavras e cruzadinha
1) O professor apresenta o texto abaixo entregando uma cópia a cada aluno e solicitando a leitura do mesmo.
Revista CAÇA-PALAVRA Nº 176 - Coquetel – Fácil - Página 25.
2) Em seguida o professor propõe uma discussão a partir das questões:
OBS: O professor deverá chamar a atenção dos alunos para a forma como as palavras são escritas nesse texto: nas posições vertical, horizontal, transversal. Além dessas posições, as palavras são escritas da direita para a esquerda e da esquerda para a direita.
3) Após essa discussão, o professor propõe que, coletivamente, resolvam o caça - palavras.
OBS: A solução está ao final dessa aula.
4) O professor, depois do caça-palavra completado pela turma, seleciona algumas palavras e realiza um ditado.
5) Em seguida o professor propõe a correção do ditado e faz os comentários necessários.
2ª Atividade: Diagrama
1) O professor apresenta o texto propondo que a turma relembre os nomes dos jogadores da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2010 para que, em grupos, preencham o diagrama abaixo.
OBS: É importante chamar a atenção dos alunos que, nessa atividade, é preciso observar o antes o número de letras de cada palavra para localizar a linha ou coluna adequada para ela.
Revista CAÇA-PALAVRA Nº 176 - Coquetel – Fácil Página 13.
OBS: Soluções ao final da aula.
2) Em seguida, o professor faz a correção do diagrama e propõe que o grupo escolha o nome de um dos jogadores.
3) Com o nome escolhido, o professor propõe que o grupo escreva uma notícia sobre esse jogador.
4) O professor socializa as produções, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a exposição das notícias no mural da sala de aula.
3ª Atividade: Trabalhando com irregularidades ortográficas
1) Com a turma organizada em grupos, o professor entrega a cada equipe uma das orientações abaixo:
1º grupo:
O grupo deverá:
a) Fazer uma lista de 10 palavras escritas com X;
b) Criar, em uma folha branca, um diagrama com as palavras listadas.
2º grupo:
O grupo deverá:
a) Fazer uma lista de 10 palavras escritas com Ç;
b) Criar, em uma folha branca, um diagrama com as palavras listadas.
3º grupo:
O grupo deverá:
a) Fazer uma lista de 10 palavras escritas com SS;
b) Criar, em uma folha branca, um diagrama com as palavras listadas.
4º grupo:
O grupo deverá:
a) Fazer uma lista de 10 palavras escritas com Z;
b) Criar, em uma folha branca, um caça - palavra com as palavras listadas.
5º grupo:
O grupo deverá:
a) Fazer uma lista de 10 palavras escritas com C;
b) Criar, em uma folha branca, um caça - palavra com as palavras listadas.
6º grupo:
O grupo deverá:
a) Fazer uma lista de 10 palavras escritas com SC;
b) Criar, em uma folha branca, um caça - palavra com as palavras listadas.
2) O professor propõe a correção das palavras listadas pelos grupos escrevendo-as no quadro.
3) O professor propõe a troca dos trabalhos, de maneira que um grupo resolva a tarefa que o outro fez.
4) O professor corrige os trabalhos, faz os comentários necessários e organiza a exposição dos mesmos no espaço da sala de aula.
5) O professor seleciona, da lista abaixo, algumas palavras para realizar um ditado.
REFORÇO POÇO MOÇO FRAÇÃO PEIXE EIXO
FORTALEZA CRUZEIRO DANÇA EXAGERO REFLEXO BELÍSSIMO
VOCÊ ACEITAR AZEITE VISITAR RESISTIR SAUDAÇÃO
PRAÇA GOSTOSO JUIZES DEZENOVE DOZE CÉREBRO
FELICÍSSIMO CÉLEBRE CRUZES DIZER EXEMPLO REFLEXO
CASADO CRUZADINHA
6) Após o ditado, o professor propõe a correção do mesmo, realizando um “campeonato” onde sairão vencedores os alunos que não erraram ou erraram pouco a escrita das palavras.
Soluções das atividades:
Página 13
Página 25
Revista CAÇA-PALAVRA Nº 176 - Coquetel – Fácil
Mazzarotto, Luiz Fernando. Manual de Gramática. Guia Prático de Língua Portuguesa. SP: Difusão Cultural do Livro, 2009.
Olinto, Antônio. Minidicionário da Língua Portuguesa. SP: Editora Moderna, 2001.
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de discussão, de leitura e realização das atividades de caça-palavra e diagrama, da criação em grupo das atividades propostas, o ditado, a discussão das questões apresentadas pelo educador, somadas às intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
Quatro estrelas 1 calificaciones
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30/10/2011
Quatro estrelasMuito interessante a ideia. Utilizei-a em sala de aula e o resultado foi bastante proveitoso