Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


AS IRREGULARIDADES ORTOGRÁFICAS

 

12/01/2011

Autor y Coautor(es)
Mirian Chaves Carneiro
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Analisar características da Língua Portuguesa e marcas lingüísticas de diferentes textos, interessando-se por aprofundar seus conhecimentos sobre a língua.

• Escrever corretamente palavras usuais com s com som de z; x com som de z; je, ji ou ge, gi; ce, ci ou se, si; ç ou ss; h inicial.

• Perceber que um mesmo som pode ser grafado de diferentes maneiras.

• Perceber que uma mesma letra pode representar sons diferentes, dependendo de sua posição na palavra.

• Perceber as diferenças entre a pronúncia e a grafia convencional das palavras.

Duração das atividades
04 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Dominar o processo da leitura.

Conhecimentos básicos da escrita.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- aula interativa;

- trabalhos em grupos;

- leitura e criação de caça-palavras e diagramas;

- debate.

DESENVOLVIMENTO

1ª Atividade:Trabalhando com caça-palavras e cruzadinha

1) O professor apresenta o texto abaixo entregando uma cópia a cada aluno e solicitando a leitura do mesmo.

Revista CAÇA-PALAVRA Nº 176 - Coquetel – Fácil - Página 25.

2) Em seguida o professor propõe uma discussão a partir das questões:

  • Que texto é esse?
  • Como ele se organiza?
  •  Para que ele serve?
  • Onde encontramos outros textos iguais a esse?
  • Quem conhece, faz ou já fez um caça - palavra?
  • Como as palavras são encontradas nesse texto?

 OBS: O professor deverá chamar a atenção dos alunos para a forma como as palavras são escritas nesse texto: nas posições vertical, horizontal, transversal. Além dessas posições, as palavras são escritas da direita para a esquerda e da esquerda para a direita.

3) Após essa discussão, o professor propõe que, coletivamente, resolvam o caça - palavras.

OBS: A solução está ao final dessa aula.

4) O professor, depois do caça-palavra completado pela turma, seleciona algumas palavras e realiza um ditado.

5) Em seguida o professor propõe a correção do ditado e faz os comentários necessários.

2ª Atividade: Diagrama

1) O professor apresenta o texto propondo que a turma relembre os nomes dos jogadores da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2010 para que, em grupos, preencham o diagrama abaixo.

OBS: É importante chamar a atenção dos alunos que, nessa atividade, é preciso observar o antes o número de letras de cada palavra para localizar a linha ou coluna adequada para ela.

Revista CAÇA-PALAVRA Nº 176 - Coquetel – Fácil Página 13.

                                                                        OBS: Soluções ao final da aula.

2) Em seguida, o professor faz a correção do diagrama e propõe que o grupo escolha o nome de um dos jogadores.

3) Com o nome escolhido, o professor propõe que o grupo escreva uma notícia sobre esse jogador.

4)  O professor socializa as produções, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a exposição das notícias no mural da sala de aula.

3ª Atividade: Trabalhando com irregularidades ortográficas

1) Com a turma organizada em grupos, o professor entrega a cada equipe uma das orientações abaixo:

1º grupo:

O grupo deverá:

a) Fazer uma lista de 10 palavras escritas com X;

b) Criar, em uma folha branca, um diagrama com as palavras listadas.

 2º grupo:

 O grupo deverá:

a) Fazer uma lista de 10 palavras escritas com Ç;

b) Criar, em uma folha branca, um diagrama com as palavras listadas.

3º grupo: 

O grupo deverá:

a) Fazer uma lista de 10 palavras escritas com SS;

b) Criar, em uma folha branca, um diagrama com as palavras listadas.

4º grupo: 

O grupo deverá:

a) Fazer uma lista de 10 palavras escritas com Z;

b) Criar, em uma folha branca, um caça - palavra com as palavras listadas.

5º grupo:

 O grupo deverá:

a) Fazer uma lista de 10 palavras escritas com C;

b) Criar, em uma folha branca, um caça - palavra com as palavras listadas.

6º grupo: 

O grupo deverá:

a) Fazer uma lista de 10 palavras escritas com SC; 

b) Criar, em uma folha branca, um caça - palavra com as palavras listadas.

2) O professor propõe a correção das palavras listadas pelos grupos escrevendo-as no quadro.

3) O professor propõe a troca dos trabalhos, de maneira que um grupo resolva a tarefa que o outro fez.

4) O professor corrige os trabalhos, faz os comentários necessários e organiza a exposição dos mesmos no espaço da sala de aula.

5) O professor seleciona, da lista abaixo, algumas palavras para realizar um ditado.

REFORÇO            POÇO               MOÇO             FRAÇÃO             PEIXE               EIXO 

FORTALEZA        CRUZEIRO        DANÇA            EXAGERO         REFLEXO          BELÍSSIMO

VOCÊ                   ACEITAR          AZEITE            VISITAR             RESISTIR         SAUDAÇÃO

PRAÇA                 GOSTOSO       JUIZES             DEZENOVE         DOZE               CÉREBRO

FELICÍSSIMO       CÉLEBRE           CRUZES          DIZER                EXEMPLO         REFLEXO

CASADO              CRUZADINHA

6) Após o ditado, o professor propõe a correção do mesmo, realizando um “campeonato” onde sairão vencedores os alunos que não erraram ou erraram pouco a escrita das palavras.

Soluções das atividades:

                                                                                         Página 13

  Página 25

Revista CAÇA-PALAVRA Nº 176 - Coquetel – Fácil

Recursos Complementares

Mazzarotto, Luiz Fernando. Manual de Gramática. Guia Prático de Língua Portuguesa. SP: Difusão Cultural do Livro, 2009.

Olinto, Antônio. Minidicionário da Língua Portuguesa. SP: Editora Moderna, 2001.

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de discussão, de leitura e realização das atividades de caça-palavra e diagrama, da criação em grupo das atividades propostas, o ditado, a discussão das questões apresentadas pelo educador, somadas às intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Milana Santos Costa, Escola Municipal Igualdade e Justiça , Bahia - dijo:
    milana.costa@hotmail.com

    30/10/2011

    Quatro estrelas

    Muito interessante a ideia. Utilizei-a em sala de aula e o resultado foi bastante proveitoso


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.