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O Racionalismo no dia a dia

 

12/01/2011

Autor y Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
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SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Filosofia História da filosofia
Ensino Médio Filosofia Lógica e filosofia geral: problemas metafísicos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Discutir o que é racionalismo
  • Participar de discussões e reflexões, desenvolvendo a argumentação
  • Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum
Duração das atividades
3 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

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Estratégias e recursos da aula

1ª atividade

Comente com a turma que a sequência de atividades tem por objetivos que:

  • discutam o que é Racionalismo
  • participem de discussões e reflexões, desenvolvendo a argumentação
  • trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum.

Pergunte aos alunos o que entendem por Racionalismo, explorando as hipóteses que o termo suscita. Em seguida  exiba o vídeo Racionalismo   disponível em  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28360   . Este vídeo, com duração de 8 minutos,  explica o que é o Racionalismo na Filosofia , apresentando as mudanças intelectuais decorrentes dessa corrente de pensamento.

Após a exibição, retome alguns elementos apresentados 

  • O conhecimento pode ser : informativo, descritivo, narrativo, explicativo
  • Tudo é físico : causa e efeito
  • Tudo o que é percebido pode ser explicado  Mecânica, Física e Matematicamente
  • Racionalismo é a operação mental, discursiva e lógica.
  • Princípios racionalistas: ·        
  1. Jamais acolher alguma coisa como verdadeira       
  2. Dividir e examinar cada parte do problema
  3. Raciocinar do particular para o universal
  4. Enumerar e revisar

Comente nomes de alguns filósofos da corrente racionalista: Descartes, Francis Bacon, Blase Pascal,  Tomas Hobbes,  Baruc Spinoza, Gottfried Leibniz, Nicolas Malebranche, John Locke, George Berkeley.

Destaque informações sobre Descartes.

Fonte da imagem: http://www.consciencia.org/descartes.shtml  

"Descartes é considerado o primeiro filósofo moderno. A sua contribuição à epistemologia é essencial, assim como às ciências naturais por ter estabelecido um método que ajudou no seu desenvolvimento. Descartes criou, em suas obras Discurso sobre o método e Meditações - a primeira escrita em francês, a segunda escrita em latim, língua tradicionalmente utilizada nos textos eruditos de sua época - as bases da ciência contemporânea.

O método cartesiano consiste no Ceticismo Metodológico - que nada tem a ver com a atitude cética: duvida-se de cada ideia que não seja clara e distinta. Ao contrário dos gregos antigos e dos escolásticos, que acreditavam que as coisas existem simplesmente porque precisam existir, ou porque assim deve ser etc.,

Descartes instituiu a dúvida: só se pode dizer que existe aquilo que puder ser provado, sendo o ato de duvidar indubitável. Baseado nisso, Descartes busca provar a existência do próprio eu (que duvida, portanto, é sujeito de algo - ego cogito ergo sum- eu que penso, logo existo) e de Deus.

Também consiste o método de quatro regras básicas:

  • verificar se existem evidências reais e indubitáveis acerca do fenômeno ou coisa estudada;
  • analisar, ou seja, dividir ao máximo as coisas, em suas unidades mais simples e estudar essas coisas mais simples;
  • sintetizar, ou seja, agrupar novamente as unidades estudadas em um todo verdadeiro;
  • enumerar todas as conclusões e princípios utilizados, a fim de manter a ordem do pensamento."

Fonte das informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ren%C3%A9_Descartes 

2ª atividade

Peça que organizem grupos de trabalho para que, na sala de informática, pesquisem mais sobre o Racionalismo e alguns de seus representantes na Filosofia usando a internet.

Circule entre os grupos verificando a pertinência das informações selecionadas. Peça que organizem sínteses com as principais informações e oriente para que citem as fontes das pesquisas.

3ª atividade

Na aula seguinte exiba um dos filmes citados no vídeo exibido aos alunos na primeira atividade, "A Vida de David Gale". Assistindo a esse filme os alunos observarão estratégias argumentativas e terão a oportunidade de elaborar premissas que poderão levá-los a conclusões errôneas, provocando um bom debate sobre os princípios racionalistas.

Filme: A Vida de David Gale

Título Original: The Life of David Gale

Gênero: Drama

Origem/Ano: EUA/2002

Duração: 130 min

Direção: Alan Parker

Sinopse: David Gale (o premiado Kevin Spacey) é um brilhante professor de Filosofia. Tem livros publicados, é respeitado, extremamente inteligente... mas está no corredor da morte, aguardando sua execução. Ele é acusado de ter estuprado e assassinado uma colega de trabalho e ex-aluna (Rhona Mitra). Às vésperas de sua morte, David pede a presença da repórter Bitsey Bloom (Kate Winslet) para que ele lhe conceda uma entrevista exclusiva, onde finalmente contaria toda a verdade sobre o caso.

Fonte: http://www.webcine.com.br/filmessi/lifedavi.htm 

Durante a exibição vá parando o filme de tempos em tempos para a discussão: culpado ou inocente? Por quê?

Incentive o uso das quatro regras básicas do Racionalismo:

  • Questione: há  evidências reais e indubitáveis ?
  • Quais aspectos vão compondo a trama? Estimule assim que dividam ao máximo a história para analisá-la.
  • De tempos em tempos, promova uma síntese da história
  • Provoque que enumerem todas as conclusões e princípios utilizados para análise, a fim de manter a ordem do pensamento.

Após toda a investigação da jornalista e a narração de David Gale, percebe-se que tudo que estava acontecendo era  uma estratégia utilizada pelo personagem  para efetivar uma teoria. (Comentário disponível em : http://www.webartigos.com/articles/37049/1/Cinema-Juridico-Analise-do-Filme-a-Vida-de-David-Gale/pagina1.html#ixzz182ASlPbR) 

Na verdade, o personagem criou uma história verossímil, porém falsa, para sustentar a sua tese sobre a possibilidade de falha no sistema de condenação à  pena de morte.

4ª atividade

Proponha um debate:

  • O filme " A vida de David Gale" reforça ou contradiz a tese de que é possível julgar a consistência da verdade levando em consideração o encadeamento dos fatos? 
  • Como a tese do Racionalismo aplica-se em situações cotidianas da nossa sociedade?

Para  iniciar essa discussão os alunos deverão organizar grupos e listar argumentos para a defesa dos pontos de vista. Em  seguida, abre-se o debate.

Por meio de perguntas durante as argumentações, estimule para que os alunos ponham em jogo tudo o que sabem sobre o Racionalismo, tanto para apontar que o filme pode reforçar os seus princípios, como para indicar que o desfecho da história e situações da nossa vida cotidiana põem por terra sua tese.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Racionalismo Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

Durante o processo, faça anotações sobre o desenvolvimento das atividades e a participação dos alunos nos debates.

Ao final, retome com a turma quais foram os objetivos da sequência de atividades e peça que façam uma autoavaliação por escrito:

  • Compreenderam o que é o Racionalismo na filosofia?
  •  Participaram ativamente  das discussões e reflexões, desenvolvendo a argumentação?
  •  Trabalharam em grupos interagindo para atingir um objetivo comum?

Depois faça anotações para os alunos sobre as suas observações do processo, apontando a coerência ou a incoerência das mesmas em relação à autoavaliação realizada por eles.

Opinión de quien visitó

Três estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 1/2 - 50%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

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Opiniones

  • Aníbal, Col. Estadual Unidade Polo e Osvaldo Cruz. , Paraná - dijo:
    anibalpj13@hotmail.com

    12/08/2012

    Cinco estrelas

    Olá.Primeiramente quero elogiar o material e a aula que são excelentes. Porém, a observação que faço é que tem dua referência a serem arrumadas no vídeo: 1 - o ano do nascimento do Descartes está (1996 - 1650). 2 - A última ou penúltima referência do filme: ela faz referência ao 'Vida de David Cale", mas é do "Poder além da vida". Na verdade tem uma inversão..


  • Fabio Pereira Soma, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo , São Paulo - dijo:
    fabio.psoma@gmail.com

    07/06/2011

    Duas estrelas

    Falta a perspectiva temporal da aula de filosofia. Sou professor do Estado de São Paulo, e não tenho tempo para realizar uma atividade tão longa. Na grade curricular é prevista uma aula semanal de filosofia para o segundo e o terceiro ano e duas para o primerio ano do EM. Sendo assim, é impossível a exibição de um vídeo de 130 min, e três aulas gastari um mês inteiro. Ao preparmos nossas aulas temos que buscar a forma mais clara e objetiva de passar os conteúdos.


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