12/01/2011
Mary Grace Martins
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Filosofia | História da filosofia |
Ensino Médio | Filosofia | Lógica e filosofia geral: problemas metafísicos |
-----
1ª atividade |
Comente com a turma que a sequência de atividades tem por objetivos que:
Pergunte aos alunos o que entendem por Racionalismo, explorando as hipóteses que o termo suscita. Em seguida exiba o vídeo Racionalismo disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28360 . Este vídeo, com duração de 8 minutos, explica o que é o Racionalismo na Filosofia , apresentando as mudanças intelectuais decorrentes dessa corrente de pensamento.
Após a exibição, retome alguns elementos apresentados
Comente nomes de alguns filósofos da corrente racionalista: Descartes, Francis Bacon, Blase Pascal, Tomas Hobbes, Baruc Spinoza, Gottfried Leibniz, Nicolas Malebranche, John Locke, George Berkeley.
Destaque informações sobre Descartes.
Fonte da imagem: http://www.consciencia.org/descartes.shtml
"Descartes é considerado o primeiro filósofo moderno. A sua contribuição à epistemologia é essencial, assim como às ciências naturais por ter estabelecido um método que ajudou no seu desenvolvimento. Descartes criou, em suas obras Discurso sobre o método e Meditações - a primeira escrita em francês, a segunda escrita em latim, língua tradicionalmente utilizada nos textos eruditos de sua época - as bases da ciência contemporânea. O método cartesiano consiste no Ceticismo Metodológico - que nada tem a ver com a atitude cética: duvida-se de cada ideia que não seja clara e distinta. Ao contrário dos gregos antigos e dos escolásticos, que acreditavam que as coisas existem simplesmente porque precisam existir, ou porque assim deve ser etc., Descartes instituiu a dúvida: só se pode dizer que existe aquilo que puder ser provado, sendo o ato de duvidar indubitável. Baseado nisso, Descartes busca provar a existência do próprio eu (que duvida, portanto, é sujeito de algo - ego cogito ergo sum- eu que penso, logo existo) e de Deus. Também consiste o método de quatro regras básicas:
Fonte das informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ren%C3%A9_Descartes |
2ª atividade |
Peça que organizem grupos de trabalho para que, na sala de informática, pesquisem mais sobre o Racionalismo e alguns de seus representantes na Filosofia usando a internet.
Circule entre os grupos verificando a pertinência das informações selecionadas. Peça que organizem sínteses com as principais informações e oriente para que citem as fontes das pesquisas.
3ª atividade |
Na aula seguinte exiba um dos filmes citados no vídeo exibido aos alunos na primeira atividade, "A Vida de David Gale". Assistindo a esse filme os alunos observarão estratégias argumentativas e terão a oportunidade de elaborar premissas que poderão levá-los a conclusões errôneas, provocando um bom debate sobre os princípios racionalistas.
Filme: A Vida de David Gale Título Original: The Life of David Gale
Gênero: Drama Origem/Ano: EUA/2002 Duração: 130 min Direção: Alan Parker
Sinopse: David Gale (o premiado Kevin Spacey) é um brilhante professor de Filosofia. Tem livros publicados, é respeitado, extremamente inteligente... mas está no corredor da morte, aguardando sua execução. Ele é acusado de ter estuprado e assassinado uma colega de trabalho e ex-aluna (Rhona Mitra). Às vésperas de sua morte, David pede a presença da repórter Bitsey Bloom (Kate Winslet) para que ele lhe conceda uma entrevista exclusiva, onde finalmente contaria toda a verdade sobre o caso. |
Durante a exibição vá parando o filme de tempos em tempos para a discussão: culpado ou inocente? Por quê?
Incentive o uso das quatro regras básicas do Racionalismo:
Após toda a investigação da jornalista e a narração de David Gale, percebe-se que tudo que estava acontecendo era uma estratégia utilizada pelo personagem para efetivar uma teoria. (Comentário disponível em : http://www.webartigos.com/articles/37049/1/Cinema-Juridico-Analise-do-Filme-a-Vida-de-David-Gale/pagina1.html#ixzz182ASlPbR)
Na verdade, o personagem criou uma história verossímil, porém falsa, para sustentar a sua tese sobre a possibilidade de falha no sistema de condenação à pena de morte.
4ª atividade |
Proponha um debate:
Para iniciar essa discussão os alunos deverão organizar grupos e listar argumentos para a defesa dos pontos de vista. Em seguida, abre-se o debate.
Por meio de perguntas durante as argumentações, estimule para que os alunos ponham em jogo tudo o que sabem sobre o Racionalismo, tanto para apontar que o filme pode reforçar os seus princípios, como para indicar que o desfecho da história e situações da nossa vida cotidiana põem por terra sua tese.
Nome | Tipo |
---|---|
Racionalismo | Vídeo |
Durante o processo, faça anotações sobre o desenvolvimento das atividades e a participação dos alunos nos debates.
Ao final, retome com a turma quais foram os objetivos da sequência de atividades e peça que façam uma autoavaliação por escrito:
Depois faça anotações para os alunos sobre as suas observações do processo, apontando a coerência ou a incoerência das mesmas em relação à autoavaliação realizada por eles.
Três estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
12/08/2012
Cinco estrelasOlá.Primeiramente quero elogiar o material e a aula que são excelentes. Porém, a observação que faço é que tem dua referência a serem arrumadas no vídeo: 1 - o ano do nascimento do Descartes está (1996 - 1650). 2 - A última ou penúltima referência do filme: ela faz referência ao 'Vida de David Cale", mas é do "Poder além da vida". Na verdade tem uma inversão..
07/06/2011
Duas estrelasFalta a perspectiva temporal da aula de filosofia. Sou professor do Estado de São Paulo, e não tenho tempo para realizar uma atividade tão longa. Na grade curricular é prevista uma aula semanal de filosofia para o segundo e o terceiro ano e duas para o primerio ano do EM. Sendo assim, é impossível a exibição de um vídeo de 130 min, e três aulas gastari um mês inteiro. Ao preparmos nossas aulas temos que buscar a forma mais clara e objetiva de passar os conteúdos.