07/02/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Poder |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Ensino Médio | História | Cultura |
A aula possibilitará ao aluno a compreensão da utilização da censura do cinema nacional como forma silenciar a imaginação dos cineastas e uma tentativa do regime militar (1964-1985) em impor uma imagem uniforme da sociedade brasileira nas telas de cinema. Entender que sem a censura, numa percepção mais ampla, os militares não teriam se sustentado no poder por quase três décadas.
É aconselhável que o professor já tenha trabalhado o regime militar brasileiro (1964-1985) com seus alunos. Utilizando, assim, a discussão sobre a censura no cinema uma oportunidade de estudar o período em questão de uma forma mais transversal.
Em nossa história, percebemos que todo regime autoritário tenta controlar as formas de expressão e silenciar as vozes dissonantes, constituindo um dos principais pilares de sua sustentação - o que chamamos de Censura. Sob a égide da “proteção da ordem”, foi exercida contra indivíduos, idéias e movimentos. A censura significa restrição de liberdades individuais, negação da liberdade de expressão, manipulação de informação, de rumos, de vidas. Impor a verdade única também é uma forma de censurar.
É de extrema importância contextualizar os alunos sobre o período em questão. O foco principal da aula é traçar um panorama de como a censura interferiu no processo criativo de quem se propôs a fazer cinema no Brasil (cineasta, atores, roteiristas, produtores e demais profissionais) e do público. Dividiremos esta censura em quatro momentos:
1) Censura Moralista – 1964-1966
2) Militarização da Censura – 1967-1968
3) Censura política-ideologica – 1969-1974
4) Censura da Abertura – 1975-1988
No primeiro momento, toda a turma irá se debruçar sobre a temática da “Censura” em geral. É importante que os alunos percebam o que é a censura e como ela agiu em diversos momentos da história brasileira.
O professor poderá utilizar os seguintes textos base para iniciar a discussão:
Texto 1: Censura no Brasil (Wikipédia) - http://pt.wikipedia.org/wiki/Censura_no_Brasil
Texto 2: O que é censura (Blog Julius Pub) - http://juliomoraes.blogspot.com/2008/07/o-que-censura.html
Texto 3: O regime militar e a liberdade de expressão (UOL Educação) - http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/censura-ditadura-militar.jhtm
Texto 4: Censura (Revista Pesquisa FAPESP) - http://universia.com.br/materia/materia.jsp?id=3182
Após a apresentação do tema, o professor irá fazer um pequeno seminário (no formato mais livre possível) para que possa perceber os conhecimentos prévios dos alunos. Perguntas básicas como “O que é censura”, “Em que momento já teve censura”, “Alguém já foi censurado” deverão ser feitas para estimular a participação de todos.
Da esquerda para a direita, aparecem na fila as atrizes Tonia Carrero, Eva Wilma, Odette Lara, Norma Bengel e Ruth Escobar em protesto contra a censura na "Passeata dos Cem Mil" (1968).
É fundamental conhecer os diversos momentos do Cinema Nacional e perceber as diversas faces da censura, contextualizando, assim, uma importante forma de resistência a ditadura militar (1964-1985).
Dividir a turma em 5 grupos. Cada grupo apresentará, em forma de seminário, os temas pesquisados.
Grupo 1: Eles ficarão responsáveis por apresentar o que denominamos de “Censura Moralista”, sendo o recorte temporal de 1964-1966.
Os alunos deverão pesquisar quais filmes foram produzidos nessa época e que tipo de censura a produçao sofreu. A pesquisa deverá ser feita no site Memória da Censura no Cinema Brasileiro - 1964-1988 (http://www.memoriacinebr.com.br/default.asp )
Texto base para a discussão - Cinema brasileiro e a censura durante a ditadura militar (http://www.memoriacinebr.com.br/Textos/cinema_brasileiro_e_censura.pdf)
É importante conhecer a sinopse do filme e, se possível, ver a obra completa.
- Cinco Vezes Favela (1961) - http://www.meucinemabrasileiro.com/filmes/cinco-vezes-favela/cinco-vezes-favela.asp
Texto da Contracampo Revista de Cinema - http://www.contracampo.com.br/64/cincovezesfavela.htm
Cartaz do filme "Cinco Vezes Favela"
- Deus e o Diabo na Terra do Sol (1962) - http://www.meucinemabrasileiro.com/filmes/deus-e-o-diabo/deus-e-o-diabo.asp
Texto do "Templo Glauber" - http://www.tempoglauber.com.br/glauber/Filmografia/diabo.htm
Trailer do filme: http://www.youtube.com/watch?v=QEsoB05RjGs
Cartaz do filme "Deus e o Diabo na Terra do Sol"
- Vidas Secas (1963) - http://www.adorocinemabrasileiro.com.br/filmes/vida-secas/vidas-secas.asp
Texto "Vidas Secas" - http://www.cineplayers.com/critica.php?id=978
Vídeo - http://www.youtube.com/watch?v=KstzYKemMnM
Cartaz do filme "Vidas Secas"
Grupo 2: Eles ficarão responsáveis por apresentar o que denominamos de "Militarização da Censura", sendo o recorte temporal de 1967-1968.
Os alunos deverão pesquisar quais filmes foram produzidos nessa época e que tipo de censura a produçao sofreu. A pesquisa deverá ser feita no site Memória da Censura no Cinema Brasileiro - 1964-1988 (http://www.memoriacinebr.com.br/default.asp )
Texto base para a discussão - Cinema brasileiro e a censura durante a ditadura militar (http://www.memoriacinebr.com.br/Textos/cinema_brasileiro_e_censura.pdf)
É importante conhecer a sinopse do filme e, se possível, ver a obra completa.
- El Justiceiro (1966) - http://setimoprojetor.blogspot.com/2009/05/el-justicero-nelson-pereira-dos-santos.html
Texto da Contracampo Revista de Cinema - http://www.contracampo.com.br/29/eljusticero.htm
Cartaz do filme "El Justicero"
- Terra em Transe (1967) - http://www.adorocinemabrasileiro.com.br/filmes/terra-em-transe/terra-em-transe.asp
Texto do "Templo Glauber" - http://www.tempoglauber.com.br/glauber/Filmografia/terra.htm
Vídeo - http://www.youtube.com/watch?v=7waBTqriD0o&feature=related
Cartaz do filme "Terra em Transe"
- Os Herdeiros (1968) - http://www.carlosdiegues.com.br/osfilmes.asp?idF=4
Texto - http://www.carlosdiegues.com.br/osfilmes.asp?idF=4
Vídeo - http://mais.uol.com.br/view/a56q6zv70hwb/os-herdeiros-04026EE4C103C6?types=A
Cartaz do filme "Os Herdeiros"
- Jardim de Guerra (1968) - http://www.meucinemabrasileiro.com/filmes/jardim-de-guerra/jardim-de-guerra.asp
Texto - http://www.heco.com.br/marginal/filmes/longas/02_01_09.php
- Macunaíma (1969) - http://www.meucinemabrasileiro.com/filmes/macunaima/macunaima.asp
Texto - http://www.contracampo.com.br/85/arttemmaissim.htm
Vídeo - http://www.youtube.com/watch?v=QduPWn4CPx0
Cartaz do filme "Macunaíma"
Grupo 3: Eles ficarão responsáveis por apresentar o que denominamos de “Censura política-ideologica”, sendo o recorte temporal de 1969-1974.
Os alunos deverão pesquisar quais filmes foram produzidos nessa época e que tipo de censura a produçao sofreu. A pesquisa deverá ser feita no site Memória da Censura no Cinema Brasileiro - 1964-1988 (http://www.memoriacinebr.com.br/default.asp )
- Manhã Cinzenta (1969)
Texto - http://caicosubterraneo.blogspot.com/2009/10/um-golpe-militar-num-pais-ficticio-da.html
Vídeo - http://www.youtube.com/watch?v=iRIgSMQDTNI
Cartaz do filme "Manhã Cinzenta"
- Como era gostoso o meu francês (1972) - http://www.meucinemabrasileiro.com/filmes/como-era-gostoso-meu-frances/como-era-gostoso-meu-frances.asp
Texto - http://planoinclinado.blogspot.com/2008/12/como-era-gostoso-o-meu-francs-de-nelson.html
Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=hgWposUb4fs&feature=related
Cartaz do filme "Como era gostoso meu Francês"
- São Bernardo (1972) - http://www.meucinemabrasileiro.com/filmes/sao-bernado/sao-bernado.asp
Texto - http://www.correiocidadania.com.br/content/view/3045/130/
Cartaz do filme "São Bernardo"
Grupo 4: Eles ficarão responsáveis por apresentar o que denominamos de “Censura da Abertura", sendo o recorte temporal de 1975-1988.
Os alunos deverão pesquisar quais filmes foram produzidos nessa época e que tipo de censura a produçao sofreu. A pesquisa deverá ser feita no site Memória da Censura no Cinema Brasileiro - 1964-1988 (http://www.memoriacinebr.com.br/default.asp )
- Pra Frente Brasil (1978) - http://www.meucinemabrasileiro.com/filmes/pra-frente-brasil/pra-frente-brasil.asp
Texto - http://www.65anosdecinema.pro.br/1486-PRA_FRENTE,_BRASIL_%281983%29
Vídeo - http://www.youtube.com/watch?v=p9S5wsAvbeU
Cartaz do filme "Pra Frente Brasil"
- Pixote, a lei do mais fraco (1980) - http://www.meucinemabrasileiro.com/filmes/pixote/pixote.asp
Texto - http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/pixote-a-lei-do-mais-fraco-1981/
Vídeo - http://www.youtube.com/watch?v=-d0bNwH8Od4
Cartaz do filme "Pixote - a lei do mais fraco"
É de extrema importância os alunos poderem assistir a alguns dos filmes trabalhados. Caso a escola se interesse em construir um acervo em sua biblioteca de DVDs de filmes nacionais o site da Programadora Brasil oferece toda a estrutura - http://www.programadorabrasil.org.br/ . Caso essa parceria seja firmada, uma atividade extra seria a construção de uma mostra cinematográfica aberta a comunidade, com a seleção dos alunos.
Após a pesquisa, os alunos deverão apresentar em um seminário temático as principais caracteristicas da censura no período estudado. O aluno terá que ser capaz de diferenciar a censura e seu modo de operação.
Textos
Texto 1 - O Cinema Brasileiro face à censura imposta pelo regime militar noBrasil – 1964/1988 (Leonor Souza Pinto) - http://www.memoriacinebr.com.br/Textos/O_cinema_brasileiro_face_a_censura.pdf
Texto 2 - (Des)caminhos da censura no cinema brasileiro- os anos de ditadura - http://www.memoriacinebr.com.br/Textos/Des_caminhos_da_censura.pdf
Vídeos
Vídeo 1 - Censura no Cinema Brasileiro - Reportagem do Jornal Nacional - http://www.youtube.com/watch?v=eFhCPxKiOhQ
A avaliação deverá ser constante. É importante que o professor perceba durante a discussão dos grupos e ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos, as diferenças e proximidades de cada tema. Além disso, é importante que sejam avaliados a participação e o envolvimento dos alunos durante as atividades, principalmente na apresentação do seminário temático.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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23/03/2011
Cinco estrelasOlá Rafael, Suas aulas são inspiradoras!!! Parabéns pela riqueza metodológica!!! Seus alunos certamente devem agradecer... abs, Cássia