27/12/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo) |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Participar de jogos respeitando as regras e discutindo sobre ética na sociedade e nos esportes;
Refletir sobre “vencer a qualquer custo” e sua repercussão no seu grupo, na sua turma e na escola;
Propor idéias para serem apresentados nos jogos onde a ética e o respeito ao próximo estejam presentes
Não há necessidade de conhecimentos prévios para esta aula.
Caro Professor, nesta aula abordaremos um tema que está inserido na sociedade e, que na escola, no conjunto da formação dos cidadãos em que investimos deve estar sempre embutida nas discussões: A ÉTICA E A RESPONSABILIDADE.
Utilizaremos como base da nossa aula O ESPORTE, pois com atitudes práticas e eventos reais poderemos enriquecer o nosso debate junto aos alunos.
Professor, apresente a seguinte imagem aos alunos e, peça que expliquem o seu significado:
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_hg59K-xV1JA/TNk475DcbrI/AAAAAAAAAHI/9EPMRIrPUdo/s1600/etica.jpg
Na imagem a professora pede que o aluno escreva uma palavra, ÉTICA. Segundo o aluno, não encontra o giz porquê roubaram.
Esta é uma imagem simbólica do que ocorre nas escolas, pois o giz é uma material extremamente importante para o trabalho dos professores em sala de aula. Professor, inicie o debate com os alunos perguntando-lhes "Há falta de ética nesta imagem? Qual seria ?"
ATIVIDADE I - CONCEITUANDO ÉTICA E RESPONSABILIDADE
Baseada na imagem anterior apresentada, peça aos seus alunos que se dividam em grupos de 5/6 alunos e que, em cada grupo discutam sobre a imagem e que debatam sobre o conceito sobre ética e responsabilidade.
Proponha o seguinte:
A - " Pessoal, citem alguns problemas enfrentados na escola que julguem ser problemas em relação a ética e responsabilidade" ;
B - Conceituem ÉTICA;
C - Definam RESPONSABILIDADE;
D - Vale a pena ganhar sem respeitar as regras?
Peça aos grupos que anotem todas essas questões e identifiquem os representantes de cada grupo.
ATIVIDADE II - A ÉTICA NOS ESPORTES
Professor, o esporte pode representar e exemplificar em muitos aspectos sobre ÉTICA e respeito as regras definidas. Apresente o seguinte vídeo sobre ÉTICA NOS ESPORTES:
http://www.youtube.com/watch?v=fSBydZ34d24
http://www.youtube.com/watch?v=7PcDmtEtJ0I
Recentemente, temos tidos muitos eventos na área esportiva onde a ÉTICA tem sido colocada a prova. Em eventos esportivos de natureza distintas o comportamento de técnicos, dirigentes, jogadores, jornalistas e torcedores tem sido muito criticados.
Proponha que a turma se divida em duas partes, onde a parte "A" defenderá um tipo de comportamento e, a parte "B", ao contrário, não admitirá que esse tipo de comportamento esteja presente no meio esportivo.
Para isso, apresente os seguintes eventos esportivos onde a ÉTICA foi muito debatida na mídia esportiva:
EVENTO 1- CAMPEONATO MUNDIAL DE VOLEI MASCULINO -
JOGO BRASIL X BULGÁRIA - O Brasil entrou com reservas neste jogo e, em caso de derrota não jogaria com a anfitriã do Mundial, no caso a Itália. Isso ocorreu, o Brasil perdeu o jogo para a Bulgária por 3 x 0 e, acabou na sequência do campeonato campeão mundial.
Apresente a reportagem:
Fonte:
Depoimentos de jogadores, técnicos e torcedores sobre o Jogo conhecido como "JOGO DA VERGONHA"
EVENTO 2 - CORRIDA DE FÓRMULA I -
O piloto de Fórmula I, Nelson Piquet Filho, bateu o seu carro de forma premeditada, afim de, o seu colega de escuderia, Fernando Allonso, levasse vantagem no Mundial de Pilotos. Essa estratégia foi organizada pelo Diretor da escuderia Benetton, Flávio Briatore.
Apresente a reportagem:
Fonte:
Fonte: http://www.vooz.com.br/imagem/noticias/nel_eee591f890a8ee06d306fa79e9f0d6c0.jpg
EVENTO 3 - CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL:
Por revanche clubística, a própria torcida do Palmeiras torceu contra o seu time num jogo contra o Fluminense, pois a derrota dificultaria o seu maior rival, o Coríntians, para ser campeão brasileiro de futebol em 2010.
Apresente a reportagem:
Fonte:
TORCEDORES TORCEM CONTRO O PRÓPRIO TIME:
Fonte: http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/files/2010/11/palmeirastorcida.jpg
ATIVIDADE III - APRESENTAÇÃO SOBRE A ÉTICA NOS ESPORTES
Após o encerramento da ATIVIDADE II onde foram apresentados os eventos e, onde grupos distintos defendiam e outros repudiavam o comportamento dos atletas, diretores e torcedores proponha que os alunos organizem uma atividade onde haverá dois grupos jogando, sendo que um respeitará os preceitos éticos, enquanto o outro fará exatamente o contrário, ou seja, não respeitará as regras do desporto/atividade apresentada e, tão pouco respeitará os companheiros da equipe contrária.
Suponhamos que os alunos tenham escolhido o FUTEBOL. Peça que escolham alunos que representarão a figura do técnico, sendo um profissional dando instruções de forma educada, sendo pontual nas suas explanações e respeitando a arbitragem; enquanto um outro aluno será o técnico "brigão" que reclamará o tempo todo da arbitragem, etc.
Muito bem, proponho que convide para ser o árbitro desta atividade um colega de educação física que não saiba dessas estratégias e que, utilize das regras e de sua autoridade para dirigir a atividade.
Professor, convide também os professores de sociologia, filosofia, história e artes cênicas todos aqueles que puderem assistir ao evento.
Proponho que combine com os alunos que não digam para ninguém da escola que na verdade esse evento será uma representação.
Ao final do evento explique que a atividade tratava-se de uma representação sobre a ética e responsabilidade nos esportes e, dinamize, junto com os alunos e aqueles que estiverem assistindo o evento um debate sobre a atividade representada e, sobre o tema ÉTICA.
Fonte: http://blog.opovo.com.br/conexaoespirita/files/2010/10/angelietica3.jpg
Leia o texto: A Ética no Esporte - http://www.efdeportes.com/efd76/etica.htm
Leia o trabalho: Ética no Esporte - Prof. Ismael Bacellar - http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/sme/usu_doc/_etica_no_esporte.pdf
A avaliação desta aula será feita pelo relatório da atividade representada pelos alunos da turma, onde deverão explanar sobre o tema ÉTICA E RESPONSABILIDADE.
Esta tarefa poderá ser entregue na próxima aula de educação física e, deverá ser individual.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
27/07/2011
Cinco estrelasótima aula com um material bem elaborado. parabéns!!