Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


ANA MARIA MACHADO, CONTANDO HISTÓRIAS.

 

08/02/2011

Autor y Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno, na faixa etária de cinco anos, poderá aprender a:

  • Conhecer vida e obra de Ana Maria Machado;
  • Conhecer o contexto histórico do Rio de Janeiro nos anos de 1941 (nascimento da autora);
  • Localizar o Brasil, Rio de Janeiro e Santa Tereza no mapa mundi/ globo terrestre e Google earth;
  • Conhecer alguns aspectos da cultura de Santa Teresa (alimentação, músicas, festas típicas, pontos turísticos).
Duração das atividades
Quatro aulas de quarenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noção de "região".

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01 - CONHECENDO A VIDA E A OBRA DE ANA MARIA MACHADO.

1ºMomento: Professor, mostre às crianças vários livros de Ana Maria Machado, oportunizando que elas entrem em contato com as obras, oriente-as a prestarem atenção na capa, nas ilustrações. Depois questione-os:

  • Quem já leu algum livro de Ana Maria Machado? Quais?
  • Quem saberia contar uma dessas histórias?
  • Onde será que ela nasceu?

 

http://www.graudez.com.br/litinf/autores/ammachado/ammachado.htm

 

2º Momento: Professor, agora peça às crianças que, em casa com o auxílio de um adulto, façam uma pesquisa sobre a Ana Maria Machado, sua vida e sua obra. Oriente-as também que tragam o material encontrado, sobretudo as fotos.

3º Momento: Após a pesquisa, a turma deve ser organizada em círculo, então, professor, comece a questionar os alunos:

  • Quem poderia me falar sobre a infância de Ana Maria Machado?
  • Onde nasceu?
  • Onde morava?
  • Onde estudou?
  • Formou-se em que?
  • Ela era casada? Teve filhos?
  • E sobre suas obras?
  • Ela só escreve para crianças?
  • Quais livros vocês conhecem da autora?

 

http://encantamentosdaliteratura.blogspot.com/2010/03/dona-baratinha-ana-maria-machado.html

 

4º Momento: Professor, organize um cantinho na sala de aula para as leituras dos livros de Ana Maria Machado. 

Obs: Disponibilize livros da autora para as crianças. 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ana_Maria_Machado

 

ATIVIDADE 02 - “VIAJANDO” AO RIO DE ANA MARIA.

1º Momento: Professor, proponha um estudo sobre a cidade natal da autora (Rio de Janeiro) da década de 40, período em que a autora era criança. Para isso, recorra aos seguintes vídeos:

Bairro de Botafogo na década de 40:http://www.youtube.com/watch?v=MktUWQTGq6U

Questione-os:

Como as crianças se vestiam?

Como eram as brincadeiras e brinquedos daquela época?

Como eram os meios de transportes?

Carnaval carioca dos anos 40:http://www.youtube.com/watch?v=rWBckYiWN0E 

Futebol dos anos 40: http://www.youtube.com/watch?v=jXUx0zp4un4

Desfile de moda dos anos 40:http://www.youtube.com/watch?v=CgbV7FJSqiI

O bonde, meio de transporte da época:http://www.youtube.com/watch?v=bbXQV5AMG3o

 

2º Momento: Professor, agora colha as impressões das crianças sobre os filmes assistidos, fazendo-as estabelecerem relações existentes entre os hábitos e costumes exibidos nos filmes e os da atualidade.

 

 

ATIVIDADE 03 - LOCALIZANDO O RIO DE JANEIRO.

1º Momento: Professor, leve um globo terrestre para a sala de aula e peça para que as crianças localizem o Brasil. Depois, localize com as crianças, no google earth o estado do Rio, sua capital e os bairros cariocas, sobretudo o de Santa Tereza.

 

Obs.: Durante a atividade, professor, procure fazer com que as crianças percebam a função social do mapa e qual a importância da legenda para a leitura do mesmo. ex: azul = mar.

http://www.flickr.com/photos/26474542@N08/2507838249/

 

ATIVIDADE 04 -  CONHECENDO O BAIRRO DE SANTA TEREZA.

1º Momento: Professor, primeiramente faça uma explanação sobre o bairro de Santa Tereza, evidenciando suas peculiaridades. Depois, proponha às crianças a pesquisa sobre o bairro em questão, abordando aspectos como festas, culinária, a fim de divulgar à comunidade escolar o estudo que está sendo realizado.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Teresa_(bairro_do_Rio_de_Janeiro)

2º Momento: Elabore e organize uma exposição com fotos, textos e desenhos produzidos pelos alunos acerca do Bairro de Santa Tereza, .

3º Momento: Proponha a montagem da maquete de um bonde, como o de Santa Tereza.  Para isso, professor, recorra a materiais, como: garrafa pet, caixas de fósforo, pasta de dente,  isopor, palitos de picolés, entre outros. O importante não é que a maquete retrate fielmente o bonde, mas que as crianças consigam estabelecer relações de proporção, tamanhos e medidas, criar a partir de materiais simples, utilizando para isso sua imaginação..

Bondinho de Santa Tereza: http://www.youtube.com/watch?v=EIGw7twspbg&feature=fvst

4º Momento: Durante a exposição, as crianças poderão comentar sobre a vida e obra da escritora, bem como aspectos importantes do bairro.

Recursos Complementares
Avaliação

O aluno será avaliado:

  • Pelo conhecimento angariado sobre Ana Maria Machado e sua obra;
  • Por sua dedicação na realização das atividades;
  • Por sua prática oral nos momentos em que essa se fizer necessária.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.