08/02/2011
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
O aluno, na faixa etária de cinco anos, poderá aprender a:
Noção de "região".
ATIVIDADE 01 - CONHECENDO A VIDA E A OBRA DE ANA MARIA MACHADO.
1ºMomento: Professor, mostre às crianças vários livros de Ana Maria Machado, oportunizando que elas entrem em contato com as obras, oriente-as a prestarem atenção na capa, nas ilustrações. Depois questione-os:
http://www.graudez.com.br/litinf/autores/ammachado/ammachado.htm
2º Momento: Professor, agora peça às crianças que, em casa com o auxílio de um adulto, façam uma pesquisa sobre a Ana Maria Machado, sua vida e sua obra. Oriente-as também que tragam o material encontrado, sobretudo as fotos.
3º Momento: Após a pesquisa, a turma deve ser organizada em círculo, então, professor, comece a questionar os alunos:
http://encantamentosdaliteratura.blogspot.com/2010/03/dona-baratinha-ana-maria-machado.html
4º Momento: Professor, organize um cantinho na sala de aula para as leituras dos livros de Ana Maria Machado.
Obs: Disponibilize livros da autora para as crianças.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ana_Maria_Machado
ATIVIDADE 02 - “VIAJANDO” AO RIO DE ANA MARIA.
1º Momento: Professor, proponha um estudo sobre a cidade natal da autora (Rio de Janeiro) da década de 40, período em que a autora era criança. Para isso, recorra aos seguintes vídeos:
Bairro de Botafogo na década de 40:http://www.youtube.com/watch?v=MktUWQTGq6U
Questione-os:
Como as crianças se vestiam?
Como eram as brincadeiras e brinquedos daquela época?
Como eram os meios de transportes?
Carnaval carioca dos anos 40:http://www.youtube.com/watch?v=rWBckYiWN0E
Futebol dos anos 40: http://www.youtube.com/watch?v=jXUx0zp4un4
Desfile de moda dos anos 40:http://www.youtube.com/watch?v=CgbV7FJSqiI
O bonde, meio de transporte da época:http://www.youtube.com/watch?v=bbXQV5AMG3o
2º Momento: Professor, agora colha as impressões das crianças sobre os filmes assistidos, fazendo-as estabelecerem relações existentes entre os hábitos e costumes exibidos nos filmes e os da atualidade.
ATIVIDADE 03 - LOCALIZANDO O RIO DE JANEIRO.
1º Momento: Professor, leve um globo terrestre para a sala de aula e peça para que as crianças localizem o Brasil. Depois, localize com as crianças, no google earth o estado do Rio, sua capital e os bairros cariocas, sobretudo o de Santa Tereza.
Obs.: Durante a atividade, professor, procure fazer com que as crianças percebam a função social do mapa e qual a importância da legenda para a leitura do mesmo. ex: azul = mar.
http://www.flickr.com/photos/26474542@N08/2507838249/
ATIVIDADE 04 - CONHECENDO O BAIRRO DE SANTA TEREZA.
1º Momento: Professor, primeiramente faça uma explanação sobre o bairro de Santa Tereza, evidenciando suas peculiaridades. Depois, proponha às crianças a pesquisa sobre o bairro em questão, abordando aspectos como festas, culinária, a fim de divulgar à comunidade escolar o estudo que está sendo realizado.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Teresa_(bairro_do_Rio_de_Janeiro)
2º Momento: Elabore e organize uma exposição com fotos, textos e desenhos produzidos pelos alunos acerca do Bairro de Santa Tereza, .
3º Momento: Proponha a montagem da maquete de um bonde, como o de Santa Tereza. Para isso, professor, recorra a materiais, como: garrafa pet, caixas de fósforo, pasta de dente, isopor, palitos de picolés, entre outros. O importante não é que a maquete retrate fielmente o bonde, mas que as crianças consigam estabelecer relações de proporção, tamanhos e medidas, criar a partir de materiais simples, utilizando para isso sua imaginação..
Bondinho de Santa Tereza: http://www.youtube.com/watch?v=EIGw7twspbg&feature=fvst
4º Momento: Durante a exposição, as crianças poderão comentar sobre a vida e obra da escritora, bem como aspectos importantes do bairro.
O aluno será avaliado:
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
12/03/2015
Cinco estrelasGostei muito do plano principalmente a parte do estudo sobre a infância: brinquedos daquela época, meios de transporte...
24/04/2011
Quatro estrelasAchei ótimo os conteúdos trabalhados na aula, Parabens...