Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Culinária: uma deliciosa experiência cultural.

 

13/01/2011

Autor y Coautor(es)
Vanessa de Cássia Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§         Explorar as diferentes culturas a partir das práticas culinárias;

 §         Desenvolver o sentimento de respeito à diversidade cultural;

§         Colaborar para o fortalecimento dos vínculos afetivos entre as crianças e suas famílias através de investigações, oficinas culinárias e troca de experiências.

Duração das atividades
5 aulas e mais encontros com as famílias/ aulas com duração de 20 a 30 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É interessante que as crianças tenham vivenciado situações de aprendizagem sobre folclore, cultura.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: Brincar com a seguinte parlenda:   

                                                                                                        

                                                                                                   O macaco foi à feira                                                                                                             

Não sabia o que comprar

Comprou uma cadeira

Pra comadre se sentar

A comadre se sentou

A cadeira esborrachou

Coitada da comadre

         Foi parar no corredor.   

A partir da parlenda organizar uma outra brincadeira: uma feira. Cada criança deverá trazer de casa frutas, verduras e legumes solicitados pelo/a professor/a. E então, organiza-se a feira com barracas feitas com os móveis da sala, dinheiro com notas de brinquedo ou tampinhas de garrafa como moeda. E nessa dinâmica as crianças vivenciam situações de faz de conta, comprando e vendendo produtos.

2° Momento: A partir da brincadeira propor às crianças o preparo de uma receita. A dica é uma torta de verduras. Confira a receita abaixo:

 Massa: - 2 xícaras de farinha de trigo -12 colheres de óleo - 1 colher de chá de sal - 1 colher de sopa de açúcar - 2 colheres de sopa de fermento biológico

Recheio: -2 cenouras raladas -1 chuchu grande cozido em pedaços pequenos - 1 lata de milho verde  -3 tomates maduros picados  -1 abobrinha picada

Modo de Fazer: Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador, deixe descansar por 10 minutos. Em uma panela refogue o chuchu, a cenoura, o milho, os tomates e a abobrinha. Deixe refogar sem desmanchar os legumes. Unte uma assadeira e coloque a metade da massa, o recheio e por último a massa, polvilhe com farinha de rosca e leve para assar por aproximadamente 40 minutos, (depende do forno). Depois é só saborear!

3° Momento: Enviar uma pesquisa para casa para conhecer as receitas preferidas de família. Este trabalho permite explorar receitas típicas de diferentes regiões do país.

Instrumento de pesquisa: Olá família! Nossa turma está conhecendo as delícias da culinária brasileira e gostaríamos de saber qual é a receita preferida de vocês. Há alguma receita que tenha passado de geração para geração na família? De qual região esta receita se origina?

Nome da receita: _________________________________________________________________________________________

Ingredientes:____________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________

Modo de preparo:_________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________

Origem e história da receita: _______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________

Há disponibilidade de alguém da família vir desenvolver a receita conosco? _________________________________________

4° Momento: Socialização das receitas pelas crianças.   

5° Momento: Apresentação e preparo das receitas pelas famílias.

6° Momento: Organização de um livro de receitas da turma contendo as receitas preparadas pelas crianças e suas famílias. Este livro pode ser personalizado com a foto da criança vestida de cozinheira/o. E as próprias crianças podem escrever o nome das receitas caracterizando-as com o nome de quem as ensinou. Por exemplo: Bolo de fubá da vovó Ana. O livro também pode conter fotos do momento de preparo das receitas, dicas culinárias, opiniões das crianças sobre as receitas, etc.

7° Momento: Tarde de gostosuras. Este momento tem como objetivo proporcionar o encontro de todas as famílias para que apresentem suas receitas favoritas. O espaço pode ser organizado com fotos dos momentos de preparo das receitas na escola, opiniões das crianças sobre as receitas, histórico da receita (com quem aprendeu a receita, em que ocasiões gostam de prepará-la, truques e dicas sobre o preparo, região de origem da comida, etc.), livros de receitas produzidos pela turma. As famílias podem preparar cestas com suas receitas, etiquetando-as com o nome da receita e da família. Assim, todos podem experimentar.

Imagem do acervo da professora/ 2010.

Recursos Complementares

Acessando o link abaixo você confere a receita da torta de verduras citada no 2° momento da aula:

http://tudogostoso.uol.com.br/receita/10775-torta-de-verduras.html 

Avaliação

O/a professor/a deve observar:

- a criança demonstrou interesse pelo assunto explorado;

- a criança se envolveu na dinâmica da brincadeira;

- a criança interagiu com a família durante o preparo das receitas;

- a criança expressou suas opiniões sobre as receitas por elas degustadas.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.