Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


LITERATURA NA ALFABETIZAÇÃO: APRENDENDO O CONCEITO DE DEZENA COM CRIATIVIDADE

 

11/01/2011

Autor y Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Fazer inferências a partir de dados da história;
  • Relacionar o conceito de dezena com a quantidade;
  • Subtrair e adicionar a partir dos dados obtidos;
  • Elaborar coletivamente uma história tendo como referência a história contada.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é necessário que o aluno esteja inserido  no processo de alfabetização, reconheça palavras e seja  capaz de expor seu pensamento.

Estratégias e recursos da aula

Professor, vamos utilizar o livro “Um Amor de Confusão” de  Dulce Rangel, Editora Moderna, como pretexto, pois  a    trama desenvolvida pela autora permite abordarmos  conteúdos das diferentes áreas do conhecimento, tais como: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e  Ética, enquanto tema transversal, pois  ao chocar ovos de diferentes animais ela ressalta a importância do “respeito às diferenças”, além de outros valores agregados. Também nos possibilita explorar os recursos linguísticos necessários para ampliar a competência leitora e escritora do aluno.   

1ª atividade- aproximadamente 60 minutos.

    HORA DA HISTÓRIA   

Imagem 1- Fonte da imagem: http://literatura.moderna.com.br/catalogo/sinopse/85-16-04088-7.pdf  Acesso em 08/12/2010

 TRABALHANDO A ANTECIPAÇÃO OU PREDIÇÃO

-Professor, organize os alunos em uma roda, todos assentados no chão para que possam acompanhar a leitura do livro. Resgate os conhecimentos prévios que os alunos têm, inicie questionando-os sobre os animais ovíparos, ou seja, que põem ovos. Diga-lhes que a história que vão ler fala sobre ovos. Pergunte-os: quais serão os personagens?

 -Deixe que levantem suas hipóteses e liste na lousa os animais que eles falarem. Discuta sobre as diferenças entre estes animais.

-Mostre a capa do livro e explore os elementos dela. Questione-os sobre o nome do livro, quem o escreveu e o nome da editora.

-Explore a ilustração da capa conduzindo-os a anteciparem a história de acordo com a ilustração. Questione: o que a galinha está segurando? Os ovos são todos iguais?

Veja se eles relacionam o nome da história com o fato da galinha ter ovos diferentes, pois isto significa que são de outros animais. À medida que for lendo faça perguntas para que eles levantem hipóteses sobre o que vai acontecer.   

TRABALHANDO COM INFERÊNCIA

-Professor, trabalhar com a inferência promove o desenvolvimento de competências fundamentais para a leitura, possibilita que o aluno perceba o que não está dito explicitamente no texto, mas está pressuposto ou insinuado e deve ser inferido para que a compreensão se efetive. Por isso, é importante chamar a atenção para pistas que o autor deixa no texto, como por exemplo: a autora aponta que a galinha vai recolhendo ovos diferentes e levando para o ninho, assim o aluno poderá deduzir que vão nascer diferentes animais, pois os ovos não são da galinha, mas sim de outros animais. 

Um Amor de Confusão  

(Dulce Rangel)  

Dona Galinha um ovo botou. Mas, quando foi passear, outros dois ovos no caminho ela encontrou.

Um ovo mais dois ovos com três ovos ela ficou. Dona Galinha os três ovos em seu ninho colocou.

Mas, quando foi passear, outros dois ovos no caminho ela encontrou.  

Três ovos mais dois ovos com cinco ovos ficou. Dona Galinha os cinco ovos em seu ninho colocou.

 Mas, quando foi passear, mais três ovinhos no caminho ela encontrou.  

Cinco ovos mais três ovos com oito ovos ela ficou. Dona Galinha os oito ovos em seu ninho arrumou.

Mas, quando foi passear, mais um ovo ela achou. Oito ovos mais um ovo com nove ovos ela ficou.

Dona Galinha os nove ovos em seu ninho ajeitou. Mas quando foi passear um ovo enorme ela encontrou.

Nove ovos mais um ovo com dez ovos ela acabou. E, com paciência e carinho os dez ovos ela chocou.

Mas, que surpresa não foi o dia em que os ovos se abriram.

Vocês nem podem imaginar os bichos que da casca saíram.

Nasceu ganso, pato, marreco e tartaruga. Apareceu codorna, pintinho e até um jacaré.

Agora eu só quero ver a confusão que vai ser na hora que essa turma sair pra comer. Có!???

Veja a história de Dulce Rangel postada por Eliana, contadora de história no sítio http://contandoradehistorias.blogspot.com/2009/03/historia-um-amor-de-confusao.html    

Acesso em 08/12/2010

Imagem 2- fonte: CD Clipart. vol 5.

Professor, depois de ler e explorar a história faça o registro. Se a sua turma é de 1º ano do Ensino Fundamental e os alunos ainda não escrevem de forma autônoma, trabalhe com o registro coletivo, o qual pressupõe a participação dos alunos elaborando oralmente a história ou solicite que ilustrem a história. Veja uma sugestão:

2ª atividade- aproximadamente 60 minutos.

 CONSTRUINDO O NINHO: TRABALHANDO O CONCEITO DE DEZENAS

Professor, aproveite a história e trabalhe o conceito de dezenas, de adição e de subtração, com certeza a aprendizagem será facilitada, pois estamos partindo de um contexto significativo. Vamos precisar de alguns materiais:

-Pratinhos descartáveis, um para cada aluno;

-Papel crepom;

-Ovinhos de amendoim coloridos.

Organize os alunos em grupos e distribua os pratinhos e o papel crepom. Solicite que façam o ninho da galinha. Coloque em cada grupo, uma vasilha com uma dezena de ovinhos de amendoim para cada aluno.

Resgate a história e diga-lhes que à medida que for recontando a história eles deverão pegar os ovinhos e colocá-los dentro do ninho, após colocarem os dez ovinhos você introduz o conceito de dezena, para isso questione-os:

-Quantos ovinhos vocês colocaram dentro do ninho? Então nós temos UMA DEZENA DE OVINHOS, isto quer dizer que uma dezena é igual a?

A partir deste momento você deverá sempre que possível se referir a dezena para denominar o conjunto de dez unidades.

Explore também as ideias de adição e de subtração contidas na história Você poderá também  solicitar que representem  simbolicamente as operações, pois há passagens na história  que podem ser expressas em uma sentença aritmética. Por exemplo, na página 8 a autora fala: “um ovo mais dois ovos, com três ovos ela ficou”. A sentença poderia ser representada assim: 1 + 2 = 3 ou    

                                                         1

                                                       +2    

                                                         3                                                                             

Veja a atividade desenvolvida pelas professoras do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU após este trabalho:  

1º ANO “_____”

 NOME: _______________________________________ DATA: ____/____/_____

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA QUE LEGAL!

APRENDEMOS MUITAS COISAS COM A HISTÓRIA: UM AMOR DE CONFUSÃO DA AUTORA DULCE RANGEL.

AGORA, VAMOS REPRESENTAR OS OVOS DA DONA GALINHA, DE ACORDO COM A SEQUÊNCIA DA HISTÓRIA.

DONA GALINHA BOTOU _______ OVO.

 MAS, QUANDO FOI PASSEAR OUTROS _________ OVOS NO CAMINHO ELA ENCONTROU. ENTÃO COM QUANTOS OVOS ELA FICOU?     

DONA GALINHA OS _______ OVOS EM SEU NINHO COLOCOU. MAS, QUANDO FOI PASSEAR, OUTROS _____ OVOS NO CAMINHO ELA ENCONTROU. E AGORA COM QUANTOS OVOS ELA FICOU?        

 DONA GALINHA OS _____ OVOS EM SEU NINHO COLOCOU. MAS, QUANDO FOI PASSEAR, MAIS _____OVINHOS ELA ENCONTROU. E AGORA, QUANTOS OVOS ELA TEM?     

DONA GALINHA OS ________ OVOS EM SEU NINHO ARRUMOU. MAS, QUANDO FOI PASSEAR, MAIS ______ OVO ELA ACHOU. ATÉ AGORA QUANTOS ELA TEM EM SEU NINHO?           

DONA GALINHA OS ______ OVOS EM SEU NINHO AJEITOU. MAS, QUANDO FOI PASSEAR, UM OVO ENORME ELA ENCONTROU. COM QUANTOS OVOS ELA  ACABOU FICANDO?          

 E COM PACIÊNCIA E CARINHO, OS ______ OVOS DIFERENTES DONA GALINHA CHOCOU.   

APRENDEMOS TAMBÉM QUE UMA DEZENA É IGUAL A _________ DESENHE TODOS OS OVOS DA DONA GALINHA EM SEU NINHO.     

MAS QUE SURPRESA NÃO FOI NO DIA EM QUE OS OVOS SE ABRIRAM. VOCÊS PODEM IMAGINAR OS BICHOS QUE DAS CASCAS SAÍRAM. NASCEU GANSO, PATO, MARRECO E TARTARUGA, PERDIZ, PINTINHO E ATÉ JACARÉ.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

PRODUZINDO TEXTO: TRABALHANDO OS VALORES HUMANOS 

Professor, a intertextualidade é um recurso muito importante na produção de texto, quanto maior é o número de relações que o leitor estabelece entre o que está lendo e o que já leu, ouviu, conversou, assistiu, sobre o mesmo tema, mais efetivo é o diálogo que ele estabelece com o texto, por isso retome a história, verifique se todos entenderam a trama. Questione-os sobre o título do livro:

-Qual foi a confusão que aconteceu na história?

-Por que “Um Amor de Confusão? Espera-se que eles apontem que é devido ao amor que a galinha demonstrou pelos ovos, ou outras manifestações afetivas.

 Discuta sobre as características da galinha, algumas estão explícitas tais como: carinhosa, paciente. Mas, ela possui outras que os alunos podem deduzir, para isso, questione-os sobre as qualidades de quem, cuida e ou acolhe quem está abandonado. (Solidária, Generosa, Bondosa).

Se imaginarmos que esta galinha seja uma pessoa, o que poderiam ser os ovinhos abandonados?  Seriam crianças abandonadas? O que ela fez foi importante? Por quê?

O fato de ela acolher ovos diferentes mostra que ela ama a todos mesmo sendo diferentes.

Aproveite a sensibilização e discuta sobre: a solidariedade, a importância de ajudarmos ao próximo e de respeitarmos as diferenças.

 -Traga a discussão para as questões da sala de aula fazendo analogias sobre o relacionamento entre os colegas.

-Depois de explorar estas possibilidades proponha que criem outra história continuando a partir de onde ela parou, ressaltando o que ela fez de bom.

-Se a sua turma for de 1º ano, faça uma produção de texto coletiva e depois reproduza para que os alunos colem no caderno e façam uma ilustração ou deixe que façam uma tentativa de escrita e depois faça a reescrita para que eles confrontem suas hipóteses. Mas, para as turmas de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental você poderá fazer as adequações e propor a produção individual, pois os alunos destas turmas já conseguem elaborar textos com coesão e coerência. Com certeza vão produzir uma bela história!    

Recursos Complementares

Professor, neste sítio você encontra de forma clara um texto que aborda as capacidades de leitura que devem ser trabalhadas para que nosso aluno seja um verdadeiro leitor. http://sites.google.com/site/kattyrasga07/capacidadesdeleitura 

Acesso em 08/12/2010

Avaliação

Professor, tendo em vista que esta proposta trabalha com diferentes áreas do conhecimento é fundamental que você verifique se os objetivos elencados foram atingidos. Observe se os alunos foram capazes de fazer inferências a partir de dados da história; de relacionar o conceito de dezena com a quantidade de ovinhos colocados no ninho; de subtrair e adicionar a partir dos dados obtidos na história; de elaborar coletivamente uma história tendo como referência a história contada. Para isso, utilize o caderno de relatório ou seu caderno de plano de aula para registrar os avanços e as dificuldades encontradas por eles ao logo do trabalho.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • afonsina, emei São Vicente , Santa Catarina - dijo:
    afons_@hotmail.com

    10/03/2014

    Cinco estrelas

    Muito bom!


  • Viviane Monego, Celer , Santa Catarina - dijo:
    profvivi3@gmail.com

    25/07/2013

    Cinco estrelas

    Uma proposta de trabalho lúdica e bem pensada, amei a ideia, vou adaptar e fazer com meus alunos.


  • Dilma Nascimento, E. Mul Prof. Enedina Eduardo do Nascimento. , Rio Grande do Norte - dijo:
    dilmadoroteia@hotmail.com

    15/10/2012

    Cinco estrelas

    Olá! Boa noite! Amei a aula. Vou aplica-lá na minha turma de 1º ano.


  • Arilda, Escola06 , Distrito Federal - dijo:
    arildadeus@gmail.com

    02/03/2012

    Cinco estrelas

    Amei essa sugestão. Vou aplicá-la em minha turminha de primeiro ano. Parabéns e obrigadinha!


  • SONIA MARIA BARBOSA RIBEIRO CASSIN, EE PROF FRANCISCO LETRO , Minas Gerais - dijo:
    sonia.cassin@hotmail.com

    03/04/2011

    Quatro estrelas

    achei demais esta dica e apliquie em minha aula com os alunos do 1º ano no ano passado. a assimilação deles foi o mais gratificante. até encenamos a história em sala.foi maravilhoso!!!!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.