17/01/2011
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
É importante que os alunos conheçam o sistema de numeração decimal.
Professor, nossa aula acontecerá em quatro momentos, mas por se tratar de estratégias de jogos, podem se estender, pois dependerá do envolvimento dos alunos e elaboração de novas regras.
Recursos:
1ª Atividade– aproximadamente 60 minutos.
Imagem 1-Fonte CD cliparts & Cia nº 06
-Professor, combine anteriormente com os alunos para trazerem para sala de aula as coleções que tiverem (figurinhas, bolinhas de gude, chaveiros,botões, moedas, cartões de telefones, tampinhas, canetinhas, selos, pulseiras, papeis de cartas...)
-Na sala solicite que formem grupos. Utilize a dinâmica das figuras geométricas.
-Desenhe nos papeizinhos 5 quadrados, 5 triângulos, 5 losangos, 5 círculos, 5 retângulos, 5 trapézios..., dobre para os alunos não verem os desenhos pois quando se acostumam com as estratégias de formação de grupos pegam as formas iguais para ficarem no grupo de afinidade.
-Procure distribuir as coleções nos grupos. Se o número for insuficiente acrescente coleções de lápis, pois é fácil improvisar e te oferece boas condições para trabalhar.
-Solicite que apresentem as coleções para você registrar na lousa, nome e quantidade de itens.
-Antes de trabalhar o processo de adição peça aos alunos para levantar hipóteses sobre o conceito de adição.
-Se a sua turma ainda não trabalha com a classe das centenas, e a quantidade de itens das coleções for alta, utilize apenas parte delas.
EXPLORANDO A CLASSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO:
-Peça que organizem as coleções nos grupos utilizando os critérios que quiserem e depois solicite que apresentem para sala, qual é a coleção e expliquem como e porque organizaram daquela maneira.
-Questione os grupos se existe apenas aquela forma de organização. Ex. Botões podem ser organizados pela cor, forma, tamanho, quantidade de furos, etc.
Imagem 2-Fonte CD cliparts & Cia nº 06
TRABALHANDO O PROCESSO DE ADIÇÃO:
-Pegue uma das coleções para explorar com os alunos. Apresente individualmente o item, explore suas características e combine que à medida que apresentar uma unidade, eles deverão somar e você registra na lousa: Ex.Mostre lápis por lápis.
1 2 3 4
+ 1 + 1 +1 + 1 ... até completar a soma total .
2 3 4 5
Trabalhe com os grupos de itens de acordo com a organização dos alunos:
2 azuis 4 amarelos 1 branco
+ 3 vermelhos + 3 verdes + 5 pretos
5 lápis 7 lápis 6 lápis
Professor, explore todas as coleções, fazendo as adições a partir da manipulação e do registro.
TRABALHANDO COM CÁLCULOS MENTAIS
-Dê um papel para cada aluno e peça para escreverem seus nomes e numerem na vertical no total de cálculos que elaborou.
-Crie hipóteses e peça para calcularem os resultados. Utilize os nomes dos alunos da turma, mas fique atento para não privilegiar alguns e esquecer-se de outros:
1. Pedro tem a coleção de lápis com 30 unidades, ganhou mais dois lápis. Com quantos ele ficou?
2. Sueli também deu 5 lápis para Pedro, agora quantas unidades tem a coleção?
3. Na coleção de Pedro haviam 3 lápis verdes. Mário deu mais 3 e Maria mais 4. Quantos lápis verdes têm na coleção agora?
4. Calcule o total de lápis que tem na coleção de acordo com as cores da bandeira do Brasil (apresentar a imagem da bandeira do Brasil).
5. Se os colegas de sala derem o dobro de lápis para a coleção, com quantos lápis Pedro ficará?
-Professor, você pode explorar a subtração, caso considere viável, basta criar situações em que sumiram itens, estragaram,deram, perderam... Aproveite o momento para trabalhar os números ordinais.
-Peça que coloquem uma das coleções na lousa presa com fita adesiva: Exemplo: chaveiros.
Explore oralmente:
SISTEMATIZANDO
Registre na lousa a atividade, para isso desenhe os chaveiros na ordem indicada. Conclua o trabalho com as coleções, escrevendo na lousa o total de itens de cada coleção dentro do QVL (Quadro Valor de Lugar) e explique o valor posicional dos algarismos.
-Manipule os itens da coleção, identificando as unidades e agrupando as dezenas. Bolinhas de gude:
2_ Vale duas dezenas ou vinte unidades, 8 vale oito unidades, pois seu valor é relativo ao lugar que ele ocupa no número.
Imagem 3-Fonte CD cliparts & Cia nº 06
-Você pode utilizar dois alunos para representarem o QVL (a unidade e a dezena)
-Vista um avental que tenha um bolso grande na frente, em cada aluno. Escreva Unidade e Dezena em um papel e cole no peito deles, para identificar a classe que representam.
-Ao manipular as coleções vá contando e guardando nos bolsos de cada um adequadamente. As crianças gostam de participar e isto chama a atenção das demais. Ao final peça para contarem para sala o que aprenderam.
DICAS IMPORTANTES
Professor, este lembrete não é para você passar para os alunos, mas sim, para tirar dúvidas frequentes e ensinar com segurança.
Fonte: http://www.mat.ufrgs.br/~portosil/passa7a.html Acesso em 12/12/2010
2.- Exemplos EXEMPLO O número vinte e três pode ser representado pelo numeral XXIII ( no sistema romano ), pelo numeral 23 ( no sistema indo-arábico ) e de muitas outras maneiras. No sistema indo-arábico, sua representação usou os algarismos 2 e 3, e no sistema romano usou os algarismos X e I. EXEMPLO O número doze é representado pelo numeral 12 no sistema indo-arábico decimal e pelo numeral C no sistema indo-arábico hexadecimal. Na primeira representação foram utilizados dois algarismos ( o 1 e o 2 ) e na segunda um único algarismo ( o C ). EXEMPLO Um mesmo numeral, como 34, pode representar números diferentes. Com efeito, o 34 representa o número trinta e quatro no sistema indo-arábico decimal, representa vinte e oito no sistema indo-arábico octal ( pois 3 x 8 + 4 = 28 ), representa cinquenta e dois no indo-arábico hexadecimal ( pois 3 x 16 + 4 = 52 ), etc. EXEMPLO Nas lides do cotidiano, são extremamente comuns as confusões entre os conceitos de número, numeral e algarismo. Vejamos algumas: -Minha senha bancária tem três algarismos e não três números. -O funcionário da CEEE registrou mal o algarismo das centenas do valor de meu consumo mensal de energia elétrica, e não: "...registrou mal o número das centenas do..." |
Fonte: http://www.mat.ufrgs.br/~portosil/passa7a.html Acesso em 12/12/2010
2º momento: atividades com duração de aproximadamente 60 min.
TRABALHANDO COM MATERIAL DOURADO
-Professor, o material dourado é um recurso excelente para trabalhar o processo de adição e o sistema decimal. Lembre-se! Todo recurso deve inicialmente ser apresentado aos alunos, para que possam manipular com cuidado e desenvolver as atividades dentro das orientações e objetivos propostos.
-Leve para sala um jogo de material dourado para cada grupo, mas antes de distribuí-lo faça o levantamento de hipóteses.
-Apresente a caixa, questione o que tem dentro dela (não deixe que leiam o nome), crie expectativa, levante as possibilidades.
-Em seguida apresente as peças, nomeie e especifique o valor de cada uma.
-Escreva na lousa o número total de alunos da sala e represente com o material dourado.
-Identifique as peças que representam as unidades, dezenas e centenas.
-Utilize outros números que fazem parte do cotidiano dos alunos e faça a representação escrita e com o material dourado, solicite a participação dos alunos, para ajudar na compreensão.
-Quando perceber que compreenderam, explique a importância de cuidar das peças para não sumirem e como se organiza a caixa, então proponha a realização do jogo “Nunca 10”. Combine as regras.
Material utilizado
Cada grupo receberá uma caixa de material dourado.
Imagem 4- Fonte: www.derbp.com.br/material_dourado_1.doc Acesso em 10/12/2010
Dois dados
Imagem 5- Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dado Acesso em 10/12/2010
Uma tabela para registro dos resultados finais do grupo.
Um recipiente plástico para colocar os dados (copo de uma garrafa pet ou vasilhame de plástico que vem com azeitona, maionese, etc.)
Como jogar
Veja o exemplo do registro a seguir:
Se achar conveniente, levante o gráfico dos resultados dos grupos com os alunos, é uma ótima oportunidade para trabalhar, pois já tem a tabela com os dados.
Represente os totais com o material dourado.
Discuta com o grupo o que eles aprenderam, quais as dificuldades, quais as regras gostariam de mudar...
Sugestão de material similar:
Se sua escola não tiver o material dourado, faça o jogo com canudinhos de refrigerantes. Corte os canudinhos em dez partes coloque em saquinhos e deixe alguns inteiros para representarem as dezenas. O restante dos procedimentos são os mesmos, mas quando algum jogador juntar dez dezenas para trocar por uma centena ele pode amarrar os dez canudinhos ou colocar uma borrachinha com a ajuda do professor.
3º momento: Atividade com duração de aproximadamente uma aula de 60 min.
Ditado competitivo
Aproveitando que os alunos estão manipulando o material dourado, promova uma disputa de equipes.
Regras:
4º momento : atividades com duração de aproximadamente 60 min.
EM BUSCA DO NÚMERO DOURADO.
Material:
Regras ·
TABELA DE EQUIVALÊNCIA
Vence a equipe que pontuar mais.
Combine com alguns alunos para serem monitores e ajudarem a observar o desempenho das equipes e o cumprimento das regras.
O resultado das equipes é um excelente material para trabalhar: gráficos, representação no QVL, escrita por extenso, números ordinais, valor posicional, situações problema de adição, subtração, fazer comparações, perceber equivalências e regras de convivência...
Imagem 6- Fonte: CD Clipart vol 05
-Professor, você pode propor o jogo sem dar valor aos palitos, e os competidores contam quantos palitos tiraram e somam a quantidade (alunos menores) ou pode definir com a sala os valores dos palitos conforme suas cores, os competidores tiram os palitos e somam sua pontuação, a partir do valor que a sala atribuiu a cada cor.
-Faça a tabela no quadro conforme os valores que atribuíram a cada cor, para que consultem durante o jogo.
-Se quiser trabalhar com a subtração, estabeleça a penalidade de perda de pontos em caso de mexer com os palitos ao retirá-los do monte ou quando alguém quebrar uma regra.
-Ao final do jogo, peça que os grupos construam uma tabela com os resultados do grupo e apresente para o professor.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/matematica-pega-varetas-428090.shtml - Acesso em 10/12/2010
http://www.doaluno.com.br/servicos/webquest/arquivosWebQuest/materialdourado/index.htm Acesso em 10/12/2010
http://www.google.com.br/search?hl=pt-br&biw=1366&bih=576&gbv=2&q=material+dourado&ie=UTF-8&sa=N&tab=iw Acesso em 10/12/2010
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/matematica-pega-varetas-428090.shtml Acesso em 10/12/2010
Professor, avaliar Matemática não se limita a conferir resultados, pois, a avaliação é um processo que permeia toda atividade e sua função é nos fornecer dados sobre o aprendizado dos alunos para posteriores intervenções e planejamento. Um dos principais recursos é a observação. É importante estarmos atentos as dificuldades e a interação dos grupos. Como as estratégias sugeridas são jogos e competições, é importante ao final de cada atividade fazer uma avaliação oral com os alunos: o que deu certo, o que não foi bom, qual ou quais regras queremos mudar e porque, o que aprendemos com a atividade. Os registros são importantes, pois é o momento que o aluno sistematiza o pensamento e reforça conceitos, oferecendo dados para o professor avaliar se atingiu os objetivos propostos.
Cinco estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
20/06/2012
Cinco estrelasSão estratégias simples, porém valiosas para a aprendizagem e o entretenimento da turma!!!
15/04/2012
Cinco estrelasAula muito bem elaborada e com certeza bem produtiva!!!!!!
15/02/2012
Cinco estrelasAula excelente!!
25/04/2011
Cinco estrelasGostei muito.
11/04/2011
Cinco estrelasotimas estrategias Parabéns