16/12/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Professor, é necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização, que reconheça palavras e seja capaz de expor seu pensamento.
Elaboramos nossa proposta para ser desenvolvida em três momentos, com algumas atividades que podem ser realizadas ao longo a semana.
Alguns recursos que vamos utilizar:
1ª atividade- uma aula de aproximadamente 60 min.
-Professor, utilize a rodinha para discutir com os alunos sobre tirinhas. Pergunte quem conhece.
-Leve para sala uma caixinha com tirinhas de pano, de papel e tirinhas de história em quadrinho. Peça que os alunos retirem da caixa e falem sobre o que pegaram, deixe que levantem hipóteses, só depois apresente o dicionário, explique como ele é utilizado, como se organiza, localize e leia o conceito para os alunos. Observe que ele traz mais de uma definição e cabe ao leitor utilizar aquela que se encaixa no contexto da frase. Veja um exemplo a seguir:
Tiras: pedaço de pano, papel ou outros, mais comprido que largo. Fita, faixa. Faixa de uma história em quadrinhos. Agente de polícia. Fonte: Dicionário Aurélio.
Neste caso a definição que utilizaremos será: Faixa de uma história em quadrinhos.
-Depois de trabalhar a caracterização do gênero textual reproduza a tirinha a seguir, distribua para cada aluno e desenvolva as atividades:
Imagem 1- Fonte: http://www.monica.com.br/cookpage/cookpage.cgi?!pag=comics/tirinhas/tira284 Acesso em 10/12/2010
1-Assinale a alternativa que tem apenas palavras que fazem parte da história
( ) Mônica, mala, fogão, casa ( ) Mônica, Cebolinha, mala, árvore
( ) Mônica, Cebolinha, chuva, casa ( ) Cebolinha, árvore, mala, mesa
2-Observando o primeiro quadrinho, qual palavra o Cebolinha está gritando:
( ) Oba! ( ) Aiii! ( ) Credo! ( ) Olha!
3-Qual a intenção da Mônica ao ajudar o Cebolinha:
( ) Levá-lo para o hospital. ( ) Fazer um curativo no dedo machucado.
( ) Tampar-lhe a boca para ele parar de gritar. ( ) Levá-lo até a mãe dele.
4-Observando o local da história podemos considerar que ela se passa:
( ) No quintal da casa do Cebolinha. ( ) Em frente a uma casa.
( ) Na zona rural. ( ) No parque de diversões.
5-Este tipo de história é encontrado:
( ) Em livros de contos de fadas. ( ) Em folhetos de propaganda.
( ) Em gibis. ( ) Em revistas informativas.
6-O que torna a tirinha engraçada é:
( ) A Mônica chegando correndo. ( ) O Cebolinha gritando de dor.
( ) O Cebolinha olhando o dedo machucado e com esparadrapo na boca. ( ) A expressão de alivio da Mônica quando o Cebolinha para de gritar.
PRODUÇÃO DE TEXTO
-Após a exploração das imagens trabalhe com os alunos um texto descritivo. Faça coletivamente.
-Na construção do texto, caracterize o local onde se passa a história, os personagens e o tema. Se for primeiro ano, faça um pequeno texto e trabalhe as palavras, as letras e sílabas (relação grafema e fonema), dentro das dificuldades ortográficas que está desenvolvendo.
2ª Atividade: uma aula de aproximadamente 60 min.
TRABALHANDO EM GRUPO
-Organize os alunos em grupos de quatro. Considerando que são turma de alfabetização utilize a estratégia de letras, sílabas ou palavras.
-Sugestão: escreva palavras que são do contexto dos alunos: 4 –mesa, 4-cadeira, 4-bola, 4-boneca, 4-papai, 4-mamãe, peça para que localizem as palavras iguais para se agruparem.
Professor, reproduza a tirinha, recorte os quadrinhos e entregue aos grupos para que organizem a história na sequência que considerarem correta.
Imagem 2- Fonte: http://www.monica.com.br/cookpage/cookpage.cgi?!pag=comics/tirinhas/tira284 Acesso em 10/12/2010
- Discuta e deixe que cheguem à conclusão de qual seria a melhor forma de organizarem a história, peça que numerem.
-Em seguida solicite para que um aluno do grupo apresente a tirinha na sequência para a sala.
-Professor, oriente para que elaborem o texto, contando a história de acordo com os quadrinhos. Se forem alunos do primeiro ano, farão a tentativa da escrita. Em qualquer uma das situações é importante que se faça a reescrita, pois é o momento da reelaboração das hipóteses da escrita.
Explorando a estrutura do gênero textual
-Explore os tipos de balões usados nas falas dos personagens de história em quadrinho, em caso de fala, grito, pensamento, ruídos...
Imagem 3- Fonte: http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html Acesso em 10/12/2010
-Explique o que são onomatopeias e que são recursos muito utilizados nas histórias em quadrinhos.
3ª atividade: uma aula de aproximadamente 60 min.
-Professor, apresente a tirinha para os alunos com o recurso que considerar melhor: Power Point (data show), cartaz, lâminas no retro projetor ou cópias para cada aluno.
-Solicite que façam oralmente a leitura das imagens, caracterizem os personagens e identifiquem o tema da história.
-Apresente a eles duas versões de textos para que escolham o que melhor retrata a história. No primeiro ano faça a leitura dos textos para os alunos. Veja a seguir:
Eva Furnari
Imagem 4- Fonte: http://picasaweb.google.com/ditadoida/BruxinhaEvaFurnari#5227057295983246130 Acesso em 10/12/2010
Eva Furnari
Imagem 5- Fonte: http://picasaweb.google.com/ditadoida/BruxinhaEvaFurnari#5227057295983246130 Acesso em 10/12/2010
Questione:
1. Porque a história foi denominada: Coelhenete.
2. No segundo texto, qual parágrafo mostra uma opinião.
Professor, para o 1º ano você pode construir frases, recortar e pedir que façam a relação entre a frase e o quadrinho, ou ler os dois textos e elaborar atividades como:
1) Circule no texto os nomes dos personagens:
2) Ajude a autora a organizar as frases abaixo, reescrevendo-as corretamente:
Abruxi nha estava brincando comopatinete. _______________________________________________
O coe lhinhosaltou per toda bru xinha. _______________________________________________
3) Faça um desenho mostrando o que aconteceu com a bruxinha depois do último quadrinho e escreva em um balão o que ela falou. ·
Outro gênero que você pode explorar com este recurso é poesia, faça uma produção coletiva eles vão gostar e logo estarão fazendo sozinhos. ·
Primeiro trabalhe com poesias, leia para eles com entonação, faça leitura jogralizada, dividindo a turma em grupos, meninos e meninas, varie as estratégias para eles interagirem e não se cansarem. ·
Observe a presença de rimas ou não, divisão em versos, estrofes. ·
Sugira que elaborem uma estrofe para cada quadrinho. Veja uma poesia que elaborei a partir da tirinha de Eva Funari:
Coelhenete
Denize D. Campos Rizzotto
Uma bruxinha feliz
Sentada em um banquinho
Brincava com um coelhinho
A brincalhona bruxinha
Levantou e num repente
Fez uma coisa surpreendente...
Transformou o pobre coelhinho
Em um patinete reluzente
Ela subiu no patinete
E parecendo uma criança
Ligou o coitado
Que já não tinha mais esperança
Mas mesmo sendo um patinete
Ele pensou numa vingança
Saiu pulando que nem coelho
Para ela cair e machucar a pança.
Trabalhe com outras tirinhas deixando que os alunos produzam suas poesias.
Eva Furnari
Imagem 6- Fonte: http://picasaweb.google.com/ditadoida/BruxinhaEvaFurnari#5227057295983246130 Acesso em 12/12/2010
http://www.scribd.com/doc/2901302/Historia-em-quadrinhos-na-sala-de-aula Acesso em 12/12/2010
http://thays-educar.blogspot.com/2009/03/tirinhas-da-turma-da-monica.html Acesso em 12/12/2010
http://www.monica.com.br/comics/tirinhas.htm Acesso em 12/12/2010
www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp? Acesso em 12/12/2010
Professor o trabalho se baseia em leitura de imagens, portanto as hipóteses e a observação da interação dos alunos é um importante referencial para você, quanto a eficácia das estratégias. Os registros escritos e as produções de textos te oferecerão dados quanto às capacidades de elaboração, compreensão, coesão, coerência.
Quatro estrelas 8 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
02/08/2014
Cinco estrelasAchei excelente para somar com as pesquisa do meu TCC que é sobre tirinhas. Ótimo para passar para meus alunos. Muito interessante!
28/05/2014
Quatro estrelasotima
16/07/2012
Cinco estrelasExcelente o seu trabalho,tenho certeza que muitos professores irão dar continuidade ,passando por diversos alunos ,assim como eu também irei usar. Você está d parabéns!
18/06/2012
Cinco estrelasAinda não tinha encontrado uma aula que estivesse realmente no nível de crianças dessa idade , adorei tenho certeza que eles são capazes de assimilar os objetivos propostos alem de se divertirem.
21/04/2012
Cinco estrelasGostei muito.
24/02/2012
Quatro estrelasObrigado pela sugestão. Tenha certeza que será de muito proveito pra todos nós... Parabésn pela iniciativa.
29/07/2011
Cinco estrelasExcelente. Estava precisando de ajuda e obtive o que eu precisava. Muito obrigada...
23/04/2011
Cinco estrelasParabéns pelas atividades. Trabalhei todas as atividades em sala de aula com intervenção pedagógica.