12/01/2011
Raimunda Porfírio Ribeiro Will
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Papel das tecnologias na construção de paisagens urbanas e rurais |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Dançar |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Modernização das construções atuais;
Os problemas da moradia brasileira.
1ª Atividade: Discutir os tipos de construções atuais.
1º Momento:
Traga algumas revistas de arquitetura e de construção e deixe que os alunos folheiem e observem os projetos de residências modernas. Discutir com eles o porquê das famílias fazerem, cada vez mais, opções por apartamentos e à medida que os anos se passam mais as pessoas moram em espaços pequenos e limitados. As duas fotos abaixo permitem que os alunos façam uma análise da transformação da moradia nas grandes cidades.
Ipanema 1950
Fonte: http://portadageladeira.files.wordpress.com/2010/04/picture-1.png
panema em 2010
2º momento:
Discuta com os alunos a alternativa que as pessoas estão buscando para aumentar a segurança no mundo atual, a de morar em condomínios fechados, como no exemplo das fotos a seguir.
Fonte: http://www.celymacedo.com.br/imagens/fachadas/RJres.recantodosRouxinois1.JPG
Fonte: http://images.quebarato.com.br/T440x/casa+em+condominio+fechado__5B00D0_1.jpg
3º Momento: Professor, a partir da foto abaixo discuta com os alunos a questão do novo modo de morar com um toque de modernização, que se inclui um novo estilo de moradia vertical.
Conjunto habitacional em São Bernardo dos Campos
Fonte: http://www.vivercidades.org.br/publique_222/web/media/desUrbCrime_IAPIpenha.jpg
Discutir com os alunos que a moradia humana sempre esteve em função da resolução dos problemas vividos pelas pessoas (abrigo, segurança humana e para alguns se associa ao conforto), logo, à medida que vai surgindo novos problemas e novas necessidades na sociedade isso reflete no modo de construção da moradia.
3º Momento:
Professor, procure e solicite aos alunos que tragam para sala de aula fotos da sua cidade antiga, que demonstrem como este espaço era pouco habitado, com poucas casas, em seguida poderá mostrar como é hoje, como está habitado. Uma ferramenta boa para se utilizar é o Google terra. Proporcione a oportunidade dos alunos perceberem que o crescimento e a modernização urbana, criaram vários tipos de moradias em vários lugares da cidade.
2ª Atividade: Discutir sobre os problemas da moradia das cidades brasileiras: as favelas.
1º Momento:
Traga imagens de favela para que os alunos observem. Peça que eles mostrem a diferença entre as fotos da favela e outras moradias localizadas em lugares diferentes. É importante levar os alunos a pensar sobre as classes sociais que habitam em cada uma dessas moradias e as condições de infra-estrutura, como também a diferença entre esta forma de moradia em outros bairros. Professor faça a seguinte questão para iniciar a discussão: Por que será que existem as favelas? Em seguida pede aos alunos que confrontem as duas fotos e mostre a diferença da organização do espaço. Em seguida façam a leitura do texto indicado.
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_Qyq0c-Ye66Y/SWyFcOBbppI/AAAAAAAAAhc/th8yhPyq_sU/s400/galeria2_favelas.jpg
Leitura texto favela -
Os alunos fazem a leitura e em momento posterior realizam um debate na sala sobre o que é uma favela, porque existem favelas, como as pessoas vivem na favela.
2º Momento:
Solicite que os alunos tirem fotos do seu bairro, de sua comunidade e tragam para a escola. De posse das fotos, poderão montar um grande quadro representando os bairros que os alunos habitam na cidade, com os diferentes estilos de moradia.
3º Momento:
Ao final, poderá realizar uma visita a alguma favela da sua cidade. Localize pessoas que coordenam alguns movimentos sociais, para que estes possam mostrar e conversar sobre esta realidade com os alunos sobre os projetos sociais, a escola, creche, saúde e os serviços públicos como energia, limpeza, e saneamento básico. Para concluir, poderá construir um texto coletivo onde as crianças poderão registrar por escrito tudo o que observaram e perceberam na favela, chamando a atenção para os seguintes aspectos: como as pessoas vivem e o que é oferecido às pessoas nestes locais que elas habitam (creches, escolas, projetos sociais etc.).
3ª Atividade: Releitura da obra “Morro da Favela” de Tarsila do Amaral.
Traga para sala o quadro de Tarsila e solicite que os alunos façam uma analise. Eles fazem uma descrição conforme a percepção de cada um. Em seguida, traçam seu desenho, trazendo aqueles aspectos que atribuíram um sentido e que entenderam o significado da favela da obra de Tarsila.
Tarsila do Amaral
4ª Atividade: Ouvir e cantar músicas relacionadas à favela.
1º momento:
Traga para os alunos o clipe da música “Favela” do grupo Parangolé, e o “Resto do Mundo” de Gabriel Pensador para assistir, cantar e se divertir.
Vídeo 1 - http://www.youtube.com/watch?v=XPn-IxH0FPw&feature=player_embedded
Vídeo 2 - http://www.youtube.com/watch?v=-U0c2h64YZM
2º momento:
Sugerimos que os alunos organizem um musical e uma apresentação de dança (construam a coreografia, figurino e cenário) e apresentem pra outros alunos da escola, mas antes da apresentação expliquem a finalidade dessa encenação com tais músicas.
Sugestão de livro: MORADIA NAS CIDADES BRASILEIRAS - Autora: Arlete Moysés Rodrigues
Avalia-se se as crianças conseguiram:
- Analisar o tipo de construção atual refletindo dessa forma sobre a modernização e as exigências sociais;
- Participaram das discussões sobre os problemas da moradia nas cidades brasileiras.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!