14/01/2011
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Aula 01 (50 minutos)
Disponível em:
O estudo do período composto consiste na investigação das relações que se estabelecem entre as orações de um mesmo período. Os períodos compostos de que participam as orações subordinadas substantivas têm particular aplicação em textos dissertativos. Com esse tipo de construção, podem-se expor fatos e conceitos e ao mesmo tempo emitir uma avaliação sobre esses fatos e conceitos.
Atividade
I – Para apresentar a temática da aula aos alunos – orações subordinadas substantivas -, o professor deverá exibir para eles o vídeo abaixo.
Vídeo: ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=-uH1bzDBJTk
II – Após a exibição do vídeo, o professor deverá retomar com os alunos os exemplos utilizados no vídeo para classificar as orações subordinadas substantivas. Fazer com os alunos as atividades abaixo.
a. Por que as orações subordinadas substantivas recebem esse nome?
b.Quais são as conjunções subordinadas integrantes que introduzem as orações subordinadas substantivas?
c. Classifique as orações subordinadas substantivas, a partir das frases abaixo.
É necessário que você contribua.
O pai perguntou se tudo estava bem.
Seu medo era que ele desistisse
Sou grato a que me ajudou
Ele me convenceu de que a vida é breve.
Só lhe peço uma coisa: que você não desista.
Aula 02 (50 minutos)
Atividade
I – O professor deverá reproduzir para os alunos o anúncio e a tirinha apresentados na sequência.
II – Os alunos, em dupla, deverão responder às questões propostas.
Disponível em:
http://itocornelsen.blogspot.com/2009_02_01_archive.html
1. Leia a frase do anúncio:
Nosso maior prêmio é saber que nossos clientes têm a certeza de sempre poder contar com a gente.
a. Qual é a predicação do verbo saber?
b. Identifique a oração que complementa esse verbo?
c. Como essa oração se classifica?
2. Observe: .... nossos clientes têm a certeza de sempre poder contar com a gente.
a. Qual é o complemento do substantivo certeza?
b. Esse complemento é uma oração? Por quê?
c. Como essa oração se classifica?
B.
Disponível em:
http://www.brasilescola.com/charges/charge-02.htm
3. Observe a fala do segundo balão.
a. Quais são os complementos do verbo dizer?
b. Esses complementos são introduzidos por uma conjunção? Qual?
c. Como se classificam as orações que complementam o verbo saber?
Aula 03 (50 minutos)
Atividade
II - O professor deverá reproduzir para os alunos o artigo de opinião “Violência contra criança e adolescente”.
Violência contra criança e adolescente
Diariamente, somos bombardeados por notícias e informações catastróficas, envolvendo mortes, acidentes, tráfico, roubo, entre outros, ou seja, diferentes formas de violência. Entre essas notícias, as violências sofridas por crianças e adolescentes têm se tornado cada vez mais frequentes: padrasto que estupra e engravida menina de 9 anos; professora que silencia aluno colocando fita crepe na boca; adolescentes e suas famílias “acorrentados” pelo crack; precariedade dos serviços públicos para atender às necessidades da população. Isso sem contar os tantos outros casos que ocorrem diariamente e não são veiculados pelos meios de comunicação, ficando silenciados pelo anonimato.
Diante de tudo isso, pensar em infância, em crianças e adolescentes como “seres de direito” é pensar a partir de uma trajetória histórico-cultural que foi e está sendo construída ao longo do tempo. Com a Constituição de 1988, o “ser criança” passa a ser percebido como um sujeito social, uma criança cidadã, portadora de direitos.
Em 1990, com o Estatuto da Criança e do Adolescente, é reforçada a importância da proteção à criança e ao adolescente contra todos os tipos de violência, sendo reconhecidos legalmente como “sujeitos de direito”. No entanto, o fato de termos uma legislação que respalde a infância no Brasil não garante que esta seja respeitada e valorizada. Sabe-se que muitas crianças e adolescentes sofrem diariamente diferentes formas de violência (física, psicológica, social, sexual) e a legislação, na maioria das vezes, pouco contribui para amenizar este quadro.
Nós, enquanto profissionais da educação, precisamos estar atentos às diferentes formas de violência, repensando algumas de nossas posturas frente a essa problemática. É preciso unir forças no combate à violência infantil, por meio de uma interação constante entre os diferentes segmentos da sociedade, denunciando toda e qualquer tipo de violência às autoridades responsáveis pela proteção dessas crianças e adolescentes.
[...]
JOZE M. S. A. TONIOLO/Mestranda em Educação na UFSM
Disponível em:
http://www.clicrbs.com.br/dsm/rs/impressa/4,41,2649689,13105
II – Após a leitura do texto, pelo professor, os alunos, em dupla, deverão responder às questões sobre o texto.
1. O gênero discursivo artigo de opinião é um texto em que o autor expõe seu posicionamento diante de algum tema atual e de interesse de muitos. Qual é o tema abordado nesse artigo?
2. As ideias defendidas em um artigo de opinião são de total responsabilidade do autor. Ele é responsável pela veracidade dos elementos apresentados e, por isso, deve assinar o texto no final. Quais os recursos adotados pelo autor para garantir a credibilidade dos fatos?
3. O autor inicia apontando fatos de violência em geral. Qual a importância dos fatos apresentados nesse parágrafo para a estratégia adotada pelo produtor do texto?
4. Qual a relação do segundo parágrafo com o primeiro, em relação à temática do texto?
5. Observe o 3º. parágrafo do texto:
No entanto, o fato de termos uma legislação que respalde a infância no Brasil não garante que esta seja respeitada e valorizada. Sabe-se que muitas crianças e adolescentes sofrem diariamente diferentes formas de violência (física, psicológica, social, sexual) e a legislação, na maioria das vezes, pouco contribui para amenizar este quadro.
a. O verbos em destaque são transitivos diretos ou indiretos? Justifique.
b. Como se classificam as orações que complementam esses verbos?
6. Observe este fragmento do 3º. parágrafo do texto:
É preciso unir forças no combate à violência infantil, por meio de uma interação constante entre os diferentes segmentos da sociedade, denunciando toda e qualquer tipo de violência às autoridades responsáveis pela proteção dessas crianças e adolescentes.
Essas orações exprimem uma avaliação do produtor do texto sobre a violência contra a criança e o adolescente? Comente.
7. Discuta com seus colegas e responda: o texto “Violência contra criança e adolescente” evidencia a relação entre os períodos compostos de que participam orações subordinadas substantivas e textos da ordem do argumentar? Comente.
Aula 04 (50 minutos)
Atividade
Nessa aula, o professor deverá corrigir as atividades sobre o texto, abrindo espaço para que os alunos deem sua opinião sobre a temática violência contra a criança e o adolescente.
Vídeo: Oração Subordinada Substantiva para Concursos (Parte I)
Disponível em:
Os alunos serão avaliados coletivamente durante a realização das atividades de análise do emprego de orações subordinadas substantivas em anúncios e tirinhas e também por meio da análise do artigo de opinião “Violência contra criança e o adolescente” de Joze M. S. A Toniolo. Além disso, é importante também observar o interesse dos alunos em dar sua opinião sobre a temática violência contra a criança e o adolescente.
Quatro estrelas 11 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
06/05/2014
Cinco estrelasótimo planejamento de aula
03/04/2014
Cinco estrelasGostei muito das propostas para se trabalhar em sala de aula!
15/07/2013
Quatro estrelasMuito boa, adorei. Parabéns.
06/05/2013
Cinco estrelasEssas aulas são demais! queria que me enviasse as respostas das questões do texto "Violência contra criança e adolescentes"
24/09/2012
Cinco estrelasExcelente modelo de aula. Se eu for usá-la, o que devo fazer quanto aos créditos? Parabéns!
23/08/2012
Cinco estrelasAdorei a sugestão de aula sobre orações substantivas vou aplicá-la na minha turma de 9 ano.
28/06/2012
Cinco estrelasParabéns pela proposta de aula inovadora, pois superou todas as pesquisas que realizei sobre esse assunto.
22/04/2012
Três estrelasÉ muito interessante quando obtemos novos exercícios para sanar as dúvidas dos educandos e o que eu analisei até agora vai me ajudar.
24/05/2011
Cinco estrelasLazuita, suas aulas são sensacionais.Desde que acessei o portal,amei ver aulas como essas e mais ainda poder tê-las para aplicar nas turmas.Só um profissional do seu gabarito para envolver os recursos dos nossos dias e tornar as aulas de português menos chatas e mais criativas.Serão de grande proveito,continue contribuindo.Beijos.
27/04/2011
Cinco estrelasGostei muito da proposta da aula, vou aplicá-la nas minhas turmas de 9º ano
28/03/2011
Cinco estrelasadorei a aula, espero poder ser professora de portugues um dia...