13/01/2011
Suzana Maria de Medeiros
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:
Para vivenciar esta aula os alunos precisam ler e interpretar informações.
Apresentamos alguns exemplos de tabelas e gráficos que poderão ser utilizados como material de apoio para o início dessa aula.
Pede que eles as observem, perceba quais são os elementos que fazem parte nesse material.
Apresentamos alguns exemplos de tabelas e gráficos que poderão ser utilizados como material de apoio para o início dessa aula.
Gráfico de descriminação social que encontra-se no site: http://br.oocities.com/claudimaryms/prodc.htm
Gráfico meninos e meninas que encontra-se no site: http://jociaparecida.pbworks.com/w/page/8598020/Meus-alunos
Gráfico pib que encontra-se no site: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/pesquisa-do-ibge-faz-uma-radiografia-da-riqueza-dos-municipios
Depois de observar o professor deverá ir questionando o grupo sobre o que eles tinham observado.
Diante das respostas o professor vai apresentando para o grupo o que realmente são os gráficos e as tabelas, para que servem, por que são utilizados, que nomes recebem.
Depois desse momento o professor propõe que a turma colete algumas informações na sala de aula ou na própria escola. Essa coleta poderá ser individual ou em grupo. Sugerimos os seguintes temas: ·
Dentre outro temas.
Depois de coletados, esses dados serão transportados para a tabela. É importante que essa construção aconteça de forma coletiva para que todas as crianças percebam a dinâmica desse instrumento.
Exemplo da coleta de um dos dados.
Número do sapato dos alunos do 2º ano
Total de alunos do 2º ano – 9
Depois de apresentados esses dados o professor em conjunto com a turma constrói a tabela.
NÚMERO DO SAPATO |
QUANTIDADE |
||
27 |
|
|
|
28 |
|
|
|
29 |
|
|
|
30 |
|
|
|
Criança construindo uma tabela.
O professor depois de construir coletivamente as tabelas para os dados coletados pelos alunos de sua sala, lança atividades que apresentem situações de interpretação de dados de uma suposta tabela como também ele pode lançar dados já coletados e pedir que os seus alunos construam as tabelas.
Sugerimos o PCN de Matemática.
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
12/09/2013
Quatro estrelasÓtima aula. Parabéns. Obrigada por compartilhá-la.
21/04/2012
Quatro estrelasA aula está ótima para o desenvolvimento da linguagem gráfico-matemática com alunos dessa faixa etária.