20/12/2010
Raissa Brescia dos Reis, Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
O aluno poderá aprender acerca do pensamento pan-africano e sua apropriação e reconstrução por africanos dentro e fora do continente africano, a partir de meados do século XX, seus principais ideais e sua importância nas lutas por independência nessa região e seus problemas e críticas.
• Pan-africanismo: conceito que congrega uma diversidade de discursos que se estabeleceram desde meados do século XIX, principalmente nos Estados Unidos da América, e tomaram grande proporção a partir de meados do século XX, como formas de representação da raça negra e do lema da “África para os africanos”.
• Imperialismo europeu: processo histórico que se deu a partir da segunda metade do século XIX até a segunda metade do século XX e se constituiu na colonização e dominação política e econômica de vários países da África e Ásia por países europeus. Suas justificativas, como a ideia do “fardo do homem branco” e os processos de resistência e independência em África.
• Segunda Guerra Mundial: o conflito e o seu efeito para o lugar de potência social e econômica que ocupava a Europa antes de sua deflagração.
Introdução
O “Pan-africanismo” é um movimento que nasce nas Américas em meados do século XIX, como uma forma de expressão de grupos afrodescendentes minoritários, como nos Estados Unidos, ou não, como no Haiti. Trata-se da tentativa de construir e afirmar um passado para a chamada “raça negra”, à qual diziam pertencer seus expoentes, em oposição ao sentimento de inferioridade ao qual esse grupo social, muitas vezes, foi e é reduzido. Em África, esse movimento toma força principalmente após a Segunda Guerra Mundial, quando o monopólio europeu sobre as ideias de civilização e modernidade vem abaixo e novos espaços de contestação e afirmação surgem. O discurso pan-africano procura dar um passado glorioso ao continente, e a seus moradores e preconiza um futuro de glórias conquistadas a partir da união africana e suas conquistas conjuntas e autônomas. Após as independências no continente africano, no entanto, o Pan-africanismo perdeu força e foi bastante criticado, dentro e fora da África, por ter preconizado uma união que desconsiderava a imensa diversidade que o continente carrega e, mesmo, as diversidades internas a cada um de seus países.
Desenvolvimento
Primeira atividade
Os alunos deverão ser divididos em quatro grupos, que ficarão responsáveis pelas seguintes pesquisas a serem realizadas previamente:
• Grupo 1: pesquisa acerca dos argumentos utilizados como justificativas para o imperialismo, para torná-lo um empreendimento louvável. Concentrar na dimensão de inferiorização do negro, do africano, de afirmação de sua barbárie e atraso cultural e intelectual que esses discursos de apoio ao imperialismo traziam.
• Grupo 2: pesquisa sobre o imperialismo, seus modos de atuação, de exploração e de exclusão do colonizado.
• Grupo 3: pesquisa acerca do Movimento Pan-africano em África, ou seja, principalmente a partir de meados do século XX, seus principais expoentes e ideias, como a frase “África para os africanos”.
• Grupo 4: pesquisa acerca das independências em África, a época em que grande parte delas ocorreu e a participação de políticos e intelectuais pan-africanistas nestas. Os alunos deverão produzir, a partir das pesquisas, esquemas que facilitem a apresentação posterior de seus resultados.
Os links e imagens abaixo listados são sugestões de locais e fontes para pesquisa:
• Imperialismo:
http://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/imperialismo.htm
http://www.infoescola.com/historia/imperialismo/
http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Fardo_do_Homem_Branco
http://www.brasilescola.com/historiag/a-ideologia-imperialista.htm
• Pan-africanismo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pan-africanismo
http://africanomundo.blogs.sapo.pt/5662.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Kwame_Nkrumah
http://pt.wikipedia.org/wiki/Agostinho_Neto
• Independências em África:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Descoloniza%C3%A7%C3%A3o
Charge intitulada o “Fardo do homem branco”, que ironiza a justificativa de países como EUA, Inglaterra, França e Alemanha, para o imperialismo: a de que esses países levariam à África e à Ásia a civilização, a razão, os benefícios da modernidade.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Fardo_do_Homem_Branco
Kwame Nkrumah, primeiro presidente de Gana, primeiro país a se tornar independente em África, em capa da revista norte-americana Time que faz referência a sua atuação como pensador e político pan-africanista. Data: 9 fev. 1953.
Fonte: http://www.anselm.edu/academic/history/hdubrulle/BritEmp/2009/text/grading/food/fdwk14b.htm
Segunda atividade
Em sala de aula, após a pesquisa, os alunos deverão apresentar os resultados em um seminário, bem como suas percepções acerca de seus temas, a toda a turma, de forma a estimular a troca de informações e visões sobre o tema. Após as apresentações e discussões, os alunos, individualmente, serão encarregados de pesquisar acerca da diversidade em África, as muitas culturas, línguas e identidades.
Links sugeridos:
http://www.africa21digital.com/noticia.kmf?cod=8465264&canal=407
http://www.algosobre.com.br/geografia/africa-a-diversidade-num-continente.html
http://www.igeduca.com.br/artigos/acontece/africa---maior-diversidade-genetica.html
Terceira atividade
Após a pesquisa, os alunos deverão ser dispostos em forma de círculo na sala e discutir acerca dos seguintes pontos:
• A validade e importância do discurso pan-africano em meados do século XX, principalmente para as independências em África;
• A impossibilidade pós-independência de manutenção desse discurso de identidade africana acima de qualquer outra em África, e os porquês disso.
Depois do debate, os alunos escreverão uma redação com o seguinte tema:
“O discurso pan-africano ontem e hoje”.
Os alunos serão avaliados durante todo o processo por sua participação e envolvimento nas atividades propostas.
A primeira pesquisa será avaliada por meio da apresentação oral e seminário em sala de aula, sem necessidade de ser entregue qualquer texto escrito ao professor.
A segunda pesquisa será avaliada pelo debate em sala de aula e pela capacidade argumentativa do aluno na redação que será produzida posteriormente.
A possibilidade de enxergar a história como uma construção que pode ser vária, de acordo com o tempo e o lugar que ocupam aqueles que a constroem, como no caso dos múltiplos discursos acerca do imperialismo e da própria África, deverá ser estimulada e cobrada dos alunos em todas as etapas.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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15/09/2012
Cinco estrelasachei optima a aula pode saber mas a respeito do pan-qfricanismo