13/01/2011
Lucia Fernanda da Silva e Miriam Abduche Kaiuca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
- Ler e interpretar textos em matemática;
- Apresentar estratégias de resolução de problemas;
- Desenvolver a capacidade de pensamento abstrato na área da lógica matemática;
- Resolver os desafios apresentados.
Não a necessidade de conhecimentos prévios.
1ª atividade: Resolvendo a charada!
Pergunte aos alunos se sabem o que é uma charada ou se conhecem o personagem Charada, do filme do Batman. Ouça o que cada um diz sobre o assunto e procure no dicionário o significado da palavra. Compare com as características do personagem Charada e, como sugestão, escreva uma legenda para a imagem.
http://www.batmanatrajetoria.hpg.ig.com.br/charada.html
Sua particularidade é que ele é incapaz de cometer seus delitos sem o uso de diversos enigmas e charadas, quebra-cabeças e palavras cruzadas, pistas do crime deixadas propositalmente para atormentar a polícia e Batman.
Distribua cópias da charada “prédio doido”. Explique que cada um deve ler o texto para depois relerem, discutirem e resolverem coletivamente.
No primeiro momento, os alunos devem entender a história lida e identificar o desafio proposto, como, por exemplo: Quem morava onde? Quem era filho de quem?
Depois, oriente a leitura do texto para localizarem o nome de cada morador e as pistas fornecidas. Anote no quadro e discuta com as crianças como podem responder as perguntas do desafio. Ouça as estratégias apresentadas e chame alguns alunos para explicarem como pensaram no quadro.
Escreva as resposta da turma no quadro e eles copiam em suas folhas. Aproveite para validar todas as respostas perguntando à turma se todos concordam ou não.
Proponha uma outra charada para que eles resolvam em duplas e apresentem suas resoluções para o restante da turma.
Para cada resolução conduza a reflexões sobre como encontraram as soluções, leve-os a perceber que os desafios podem ter formas diferentes de serem resolvidos. Assim, para o desafio do prédio doido eles devem fazer várias tentativas até encontrar a resposta que atenda ao que pede o enunciado. O desafio da hora do lanche pode exigir desenho e combinações de possibilidades em sua resolução.
2º atividade: Desafios matemáticos
Entregue uma cópia do desafio para cada aluno. Se houver condições, prepare um quadro enigma semelhante ao do desafio e coloque no quadro de giz. Explique aos alunos que, em um primeiro momento, resolvam-no individualmente. Dessa forma, têm a oportunidade de pensar sobre o problema e tentar resolvê-lo com suas próprias estratégias. Num segundo momento, podem formar duplas para observar como cada um resolveu o desafio.
Durante a resolução desse desafio, diversos procedimentos aparecerão ( bolinhas, diferentes decomposições, adições e arredondamentos). Antes de fazer a correção, faça uma discussão para conhecer os procedimentos utilizados e socializar os válidos. Assim a turma descobre que, às vezes, um mesmo desafio pode ser resolvido de diferentes maneiras.
Lance outro desafio matemático para ser resolvido individualmente e depois oriente os alunos para trocarem suas folhas com outro colega. Eles devem verificar se os colegas resolveram o desafio e quais as estratégias utilizadas.
Desafios matemáticos e de lógica :
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/search?Subject%3Alist=Jogos
Livros:
Avalie se os alunos estão interpretando, localizando as informações e identificando as perguntas do desafio. E se utilizam diferentes estratégias para resolvê-lo.
Três estrelas 2 calificaciones
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08/09/2011
Três estrelasgostei da aula, mas, meu interesse era ver as respostas do predio doido para saber se eu acertei ...
27/02/2011
Quatro estrelasGostei muito da aula. Inclusive já conhecia a charada do prédio doido!!!!!!! Foi muito produtiva!!!!!!!!!!!