17/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Vivência dos movimentos básico da dança contemporânea.
Atividade 1: Esticando o Corpo
Duração: aproximadamente 10 minutos.
Recursos: Sala de espelhos ou quadra; música “ambiente”.
Descrição: Como momento inicial, o(a) professor(a) convidará a turma para o alongamento. Esta atividade é importante para deixar o corpo mais relaxado e descontraído. Procure explorar movimentos dos alongamentos em que um(a) aluno(a) ajude o(a) outro(a). O vídeo sugerido abaixo demonstra uma sequência de alongamentos que poderão ser demonstrados aos alunos.
http://www.youtube.com/watch?v=_TPYZWOuWuw (Acessado em 10/12/2010).
Após os alongamentos relembre com os(as) alunos(as) alguns movimentos básicos da dança contemporânea.
Atividade 2: Relembrando os movimentos da dança contemporânea.
Recursos: Sala de espelhos
Duração: aproximadamente 30 minutos
Descrição: Nesta atividade relembre com os(as) alunos(as) os movimentos básicos da dança contemporânea, podendo ser acrescentando movimentos novos. Destaque movimentos relacionados à utilização de materiais e aos deslocamentos pelo espaço. O vídeo abaixo demonstra alguns movimentos da dança e podem ser utilizados pelo(a) professor(a) como referência.
http://www.youtube.com/watch?v=sTe5oSN9D30 (Acessado em 10/12/2010).
Atividade 3: Observando os movimentos dos esportes.
Recursos: Internet
Duração: aproximadamente 25 minutos
Descrição: Nesta atividade, proponha a divisão da turma em grupos. Cada grupo pesquisará na internet imagens e vídeos dos mais diversos esportes existentes. Cada grupo terá que escolher um dos esportes e memorizar os gestos e movimentos dos jogadores e jogadas mais comuns. Como opção o professor poderá disponibilizar imagens, como sugeridas abaixo.
Fonte: http://www.quedalivre.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/10/8787paraquedas.jpg (Acessado em 10/12/2010).
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_qm7RcQV14Sw/SRl_cnQjM2I/AAAAAAAAAyY/N_u6V0otao8/s1600-h/volei.jpg (Acessado em 10/12/2010).
Figura Adaptada pelo autor. Fonte: http://pt.dreamstime.com/searchkwy_silhuetas-dos-esportes (Acessado em 10/12/2010).
Figura Adaptada pelo autor. Fonte: http://pt.dreamstime.com/searchkwy_silhuetas-dos-esportes (Acessado em 10/12/2010).
Atividade 4: Ensaiando os movimentos dos esportes.
Recursos: Músicas diversas e materiais dos diferentes esportes.
Duração: aproximadamente 40 minutos
Descrição: Nesta atividade os grupos elaborarão coreografias da dança contemporânea, utilizando como tema e principais gestos os movimentos dos esportes que cada um escolheu. Cada coreografia deverá conter a duração de aproximadamente 5 minutos. Destaque que as coreografias serão apresentadas para a turma no final da aula.
Atividade 5: Encenando os esportes.
Recursos: Materiais que os grupos utilizarão na coreografia.
Duração: aproximadamente 40 minutos
Descrição: Nesta atividade os grupos apresentarão as coreografias elaboradas na atividade anterior para a turma. O(a) professor(a) poderá sortear qual grupo se apresentará primeiro ou deixar de livre escolha dos(as) alunos(as).
Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: A aula pode ser executada em qualquer espaço, no entanto é mais interessante se for realizada numa sala de espelhos, onde os(as) alunos(as) consigam visualizar seus próprios movimentos.
Quanto ao Corpo do Colega: Procure explorar movimentos da dança em diferentes formações coreográficas, tais como duplas, trios e grupos; de mãos dadas, em roda, etc.
Quanto ao Material: Procure explorar junto com os(as) alunos a utilização de diferentes materiais na elaboração das coreografias. Realizar filmagens e registros fotográficos das danças e utilizá-las em aulas posteriores. A aula poderá ser parte integrante de um possível festival de danças. Convidar alguns grupos folclóricos para se apresentarem na escola.
O site abaixo apresenta importantes informações a respeito da Dança Contemporânea e poderá ser utilizado para pesquisas pelo(a) professor(a) e pelos(as) alunos(as).
http://www.dancacontemporanea.com.br/index_portugues.html (Acessado em 06/12/2010).
Professor(a), no momento das atividades, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Como destacam os movimentos e o ritmo da dança proposta? Os alunos se interagem? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões? Estão (re)criando os movimentos? Estão ensinando uns aos outros? Estão envolvidos? Conhecem a dança proposta? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? Quais esportes escolheram? Que tipo de mensagem os grupos procuram passar ao encenarem o esporte? Quais relações fazem com o cotidiano? dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi realizar aprender os movimentos? Como foi conhecer os limites do seu corpo e do corpo do colega nos movimentos da dança? O vídeo e as imagens poderão ser exibidos e comentados por todos. Peça sugestões para a aula posterior.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!