01/08/2012
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
ATIVIDADE 1: Onde encontramos água?
1. Em uma roda de conversa, desperte a curiosidade dos alunos em relação à água, os locais que podemos encontrá-la e suas formas. Pode-se fazer os seguintes questionamentos:
- Onde encontramos água?
- Qual o barulho que ela faz?
- Quais as formas que podemos encontrá-la?
2. Ainda na roda de conversa, pode-se colocar as seguintes músicas para que as crianças escutem: Palavra Cantada: "A grande história da água" ; ou Palavra Cantada: "De gotinha em gotinha", as quais se encontram no CD "Ti Bum no Mundo", e pode ser visualizado no seguinte link: http://www.palavracantada.com.br/products/ver/39/Tibum-no-Mundo.
Fonte: http://www.palavracantada.com.br/products/ver/39/Tibum-no-Mundo.
A GRANDE HISTÓRIA DA ÁGUAPalavra Cantada |
Natureza é vida, vida que há em nós Água corre e vem molhar Água cai do céu é chuva Se a água é do mar |
Fonte: http://letras.mus.br/palavra-cantada/1565429/
DE GOTINHA EM GOTINHAPalavra Cantada |
Água é uma gota de chuva É uma gota de nuvem É uma gota de água pra viver (2 x) De gotinha em gotinha Brilha no orvalho da manhã De gotinha em gotinha Limpa o oceano de amanhã Água é uma gota de chuva É uma gota de nuvem É uma gota de água pra viver De gotinha em gotinha Brilha no orvalho da manhã De gotinha em gotinha Limpa o oceano de amanhã É pra cuidar, purificar Água é uma gota de chuva É uma gota de nuvem É uma gota de água pra viver Água é uma gota de chuva É uma gota de nuvem É uma gota de água pra viver Era uma vez uma gotinha de água Redondinha e bonitinha Um dia ela tava tomando banho de sol E a coitadinha que era pequenininha Foi encolhendo, encolhendo até que pufff sumiu... Água é uma gota de chuva É uma gota de nuvem É uma gota de água pra viver (2 x) Água é uma gota de chuva É uma gota de nuvem É uma gota de água pra viver, água |
Fonte: http://www.mcd.com.br/palavracantada/palavra_cantada_letras.pdf
3. Para dinamizar as canções, pode-se utilizar-se de figuras ou fantoches, que encenem as falas das mesmas, de modo a prender a atenção dos alunos e fazer com que os mesmos visualizem os trechos cantados.
4. Com o auxílio de um folha grande de papel craft e guache, faça um cartaz coletivo com os alunos, de modo que estes desenhem as diversas formas que podemos encontrar a água em nosso Planeta.
Atividade 2: O gelo derretendo
1. Com a sala dividida em grupos de 2 ou 3 alunos, entregue para cada grupo um recipiente com diversos cubos de gelo, e deixe que manuseie livremente. Não se esqueça de levar uma toalha para secar as mãos dos alunos. Questione sobre o que é, e para que serve.
2. Quando o gelo começar a derreter, faça novos questionamentos aos alunos, despertando a curiosidade deles em relação ao manuseio:
- O que está acontecendo com o gelo? Por quê?
- Será que com a água que se formou podemos fazer novos cubos de gelo? Como?
3. A partir desta discussão, entregue uma folha para cada grupo para que os alunos desenhem com giz de cera, como acreditam que podemos fazer novos cubos de gelo.
ATIVIDADE 3: Fabricando gelo
1. A partir de cada um dos desenhos feito pelos grupos, peça para que eles façam o que estão propondo, sempre procurando auxiliá-los. E a partir de cada resultado anote em uma tabela que poderá ser feita na lousa ou em um cartaz, demonstrando se conseguiram tranformar a água líquida em sólida ou não, e o que foi necessário:
Mudança de água líquida para sólida (gelo):
Grupo:
Materiais necessários | Procedimentos | Tempo | Observações | Resultados |
2. Após a experimentação realizada pelos alunos, faça uma nova roda de conversa e questione:
- Qual ou quais experimentos deram certo? Por quê?
3. Em seguida, leve os alunos para a cozinha da escola, e com algumas fôrmas de gelo vazias, auxilie-os a enche-las e coloca-las no congelador. Para realização desta atividade, pode-se utilizar o seguinte recurso:
4. Procure registrar o horário que colocaram. E durante alguns momentos vá com os alunos até o local e pegue as fôrmas para que vejam se já se formou ou não o gelo.
ATIVIDADE 4:
1. Após os gelos ficarem prontos, em outra roda de conversa, questione os alunos sobre o que pode ser feito com o gelo. Peça para que cada um faça um desenho das utilidades do mesmo, e monte um cartaz.
2. Pode-se também, fazer uma gostosa limonada. Procure deixar que os alunos participem.
Ingredientes:
- 12 limões ou quantos forem necessários para a quantidade de alunos;
- Água mineral;
- Açúcar;
- Gelo.
Modo de fazer:
- Lave os limões, retire as cascas, e corte-os em quatro partes.
- Bata-os junto com os demais ingredientes no liquidificador, coe e sirva.
3. Após se refrescarem com a limonada, pode-se pedir para que os alunos desenhem outros sucos que gostem e façam uma pesquisa com os responsáveis em casa, sobre como prepara-los. Assim, pode-se montar um livro de sucos da sala, em que cada semana faz-se um para que os alunos experimentem.
* Outros experimentos também podem ser encontrados no livro:
ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.
Fonte: http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.html
Nome | Tipo |
---|---|
O que é o gelo? | Experimento prático |
Bibliografia de apoio:
GARCEZ, Cristina. Àgua. São Paulo: Callis, 2010.
FELZENSWALB, Israel. A Àgua. São Paulo: Vieira e Lent, 2011.
MICHEL, François. A Àgua em pequenos passos. IBEP Nacional, 2005.
Vídeos:
"Turma da Mônica - Economizar Àgua", disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=BVU4C8bG4Ro
" Codau - O ciclo da àgua" , disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=g26Wk4gpkws&feature=related
A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos, observações, conclusões.
Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade: Os alunos, divididos em grupos de 5, podem demonstrar aos demais colegas da escola como fabricar o gelo e as utilidades do mesmo, podendo, com o aulíxio do educador, fazer diversos tipos de sucos para distribuir aos colegas.
*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
13/05/2014
Cinco estrelasGostei muito das idéias, pois utiliza recursos diversos, o que tornou as aulas enriquecedora.