13/01/2011
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Podemos dizer que o principal objetivo de contar uma história em sala de aula é DIVERTIR, estimulando a imaginação das crianças. Mas é, juntamente com este clima de alegria e interesse que a história desperta que se pode atingir outros objetivos, como: educar, instruir, desenvolver a inteligência, ser o ponto de partida para ensinar algum conteúdo programático; ou mesmo ser um dos instrumentos para tentar entender o que se passa com as crianças no aspecto afetivo-emocional, pois, muitas vezes, durante a história elas falam do que as está incomodando sem vergonha ou medo, já que se vêem dentro da mesma.
Para algumas das atividades propostas nesta aula será necessário o reconhecimento de letras e de cores. No entanto ela poderá ser adaptada para crianças que ainda não tem esse domínio, mas que ainda poderá construí-lo.
Atividade número 1: uma aula de 50 minutos
CONTANDO HISTÓRIA: Professor/a comece esta aula com a história “o Piquenique” de Mary França e Eliardo França. Uma história dos sete pingos (preá) que moram num jardim, e resolvem fazer um piquenique, mas amanhece chovendo...
Professor/a nessa aula a história foi contada utilizando como recurso balões transformados nos personagens e um jardim cenário onde se passava a história. As crianças gostaram tanto da história que foi possível desenvolver muitas atividades como desdobramentos, aproveitando este momento de entusiasmo. Quando o interesse das crianças é aguçado é possível fazer ganchos com alguns temas e conteúdos em sala de aula.
Atividade número 2: uma aula de 50 minutos
Conte a história: “O Aniversário” de Mary França e Eliardo França. Nessa história os pingos comemoram o aniversário de uma árvore que havia sido plantada por eles. Com certeza será possível relacionar a questão do aniversário com o aniversário de alguém da turma que esteja próximo ou à alguma data comemorativa. Como em nossa cidade estávamos comemorando o aniversário de Uberlândia (31 de agosto), 122 anos. Fizemos um gancho com essa data. Comentamos ainda que o mês de agosto estava acabando, que o próximo mês seria setembro o mês mais bonito do ano porque é o mês da primavera (mês das flores)e que no dia 21 de setembro comemoramos o dia da árvore.
Atividade Realizada em setembro de 2010. Acervo da autora.
Atividade número 3: uma aula de 50 minutos
Professor/a aproveite todas as possibilidades. Nessa aula contemplamos atividades que envolveram a linguagem plástica. Fizemos um cenário para os pingos com jardins e flores e enfeitamos nossa sala. Exploramos as partes das plantas como raiz, tronco, caule, folhas e flores. Para essa confecção você vai precisar de diversos materiais, dentre eles: papel crafit, bolas de isopor para os miolos, papel crepom, tinta guache, cartolina etc).
Atividade número 4: uma aula de 50 minutos
Aprendendo um pouco mais: conversamos com as crianças sobre a importância das plantas e flores para o meio ambiente e para a nossa respiração. A produção de oxigênio é feita pelas plantas que realiza a fotossíntese, pegando o gás carbônico e transformando em oxigênio para nós, os animais e as próprias plantas respirarem. Construímos um texto coletivo sobre essas descobertas e pedimos que as crianças ilustrassem.
Atividade número 5: uma aula de 50 minutos
Proponha brincadeiras com balões: Ao som de uma música, jogar os balões para cima e ir rebatendo sem deixar nenhum cair no chão. Quando a música parar cada criança deve pegar um balão. Este será o seu pingo. Com esta atividade trabalhamos:
• Cores;
• Partes do corpo do pingo e do nosso corpo;
• Nome dos pingos;
• Característica de cada pingo e as nossas;
Professor/a para a construção de cada pingo você precisará de balões com as sete cores dos pingos, papel já recortados com o formato dos pés da folha, da orelha, do rabo etc.
Atividades número 6: uma aula de 50 minutos
No decorrer do trabalho descobrimos que os pingos tem as cores do “Arco iris”, Mas O que é arco iris? Como forma o arco iris? Buscamos então outra história... “AS GOTINHAS E O ARCO IRIS” de Eunice Braido
Esta história fala do tédio das gotinhas que moravam em uma nuvem, e queriam descer para terra em forma de chuva e viver aventuras, no caminho descobrem que podem mudar de cor e se transformar em um lindo arco Iris.
• Falamos da importância da chuva para nós e os animais, a falta que ela faz nos dias de calor e como ficam as plantas e os animais quando não chove.
Atividade número 7: uma aula de 50 minutos
Fazendo experiências: resolvemos pintar e montar um teatro com fantoches de varas. Mas para isso, precisavamos descobrir as cores correspondentes `as dos pingos. Fomos entao fazer experiencias e descobrir. Para termos a cor roxa que é a do pingo de flor, precisamos misturar a tinta vermelha com azul para termos o resultado. É importante levar as crianças a descobrir outras cores. Nesse momento deixe-as misturar as cores que quiser. Depois da experiência é só montar e brincar bastante
Professor/a você pode ainda confeccionar jogos sobre os pingos, explorar a escrita de palavras e produções de textos, plantar árvore na escola etc. Sugestão de livro para esse trabalho
• Você sabe guardar segredo,de Mary França e Eliardo França
• Tesoura não é cenoura, de Mary França e Eliardo França
• O aniversário,de Mary França e Eliardo França
• O piquenique, de Mary França e Eliardo França
• As gotinhas e o arco-íris, de Eunice Braido;
• A Semente e o Fruto. De Eunice Braido
Pensando a avaliação como possibilidade de rever, refletir sobre nossas práticas é importante acompanhar de perto observando sempre a criança e seu envolvimento. A avaliação pode ser um instrumento para tentar entender o que se passa com as crianças no aspecto afetivo-emocional, pois, muitas vezes, durante a história elas falam do que as está incomodando sem vergonha ou medo, já que se vêem dentro da mesma. Assim esse trabalho se transforma em mecanismo de reorganização da prática para atender as necessidades das crianças.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
17/10/2011
Quatro estrelasachei muito fofa essa ideia.