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Reforma Ortográfica - Conhecer para Adaptar

 

20/02/2011

Autor y Coautor(es)
Celma Raimundo Souza
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CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES EEEF - PROF AMELIA TOLEDO DO ROSARIO

Maristela Wassoller, Térlia Simão Candido

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Demonstrar capacidade de reflexão sistemática sobre a língua e a linguagem;
  • Conhecer a cultura e as tradições brasileiras e de países de língua portuguesa;       
  • Interatuar com os colegas por meio de atividade oral e escrita;
  • Utilizar a linguagem como instrumento para o exercício da cidadania;       
  • Reconhecer as mudanças ortográficas que ocorreram na língua portuguesa após acordo ortográfico;
  • Utilizar recurso da web para pesquisar;
  • Aplicar na construção de texto os mecanismos de coerência e coesão, produzindo um artigo de opinião e um diálogo em grupo de internetês;    
  • Comparar informações e localizações geográficas de países de língua portuguesa discutindo criticamente sobre as mesmas.
Duração das atividades
5 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (antigo)

Estratégias e recursos da aula

                Símbolo da Reforma Ortográfica

1ª AULA - O que se espera desta aula é que os alunos construam uma visão mais crítica sobre a utilidade e eficácia do acordo, que poderia ser mais profundo, a fim de promover maior unificação das nações que utilizam o Português.

  • Demonstração no data show dos vídeos: Guia de Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa, 1ª e 2ª parte ( HTTP://www.youtube.com/watch?v=TdBeQIFT73c. estes vídeos serão pausados para que questionamentos sejam levantados e dúvidas esclarecidas  
  • Divisão de grupos de alunos: cada grupo acessa um link do youtube sobre a reforma ortográfica e cada grupo deverá escrever um parágrafo sobre tudo que ouviram. A apresentação será através de uma roda de conversa onde cada grupo coloca sua posição.

2ª AULA - O que se espera desta aula é que o aluno reflita e compreenda que a Reforma Ortográfica não foi eficiente na unificação da língua portuguesa, além de perceber os problemas que surgem com a reforma, como a necessidade de substituir todo o material escrito.

  • Iniciação com apresentação de dois vídeos no data show sobre a eficiência da Reforma Ortográfica: HTTP://www.youtube.com/watch?v=BYOMd_ZLgjM, primeira e segunda parte. 
  • Roda de conversa. Tema: Eficiência da Reforma Ortográfica
  • Apresentação de um vídeo que mostra a entrevista com o Prof. Sergio Nogueira seguido pelo vídeo que mostra uma reportagem exibida no Jornal Nacional sobre as vantagens e desvantagens da Reforma Ortográfica
  • Alunos agrupados em duplas  fazem uma pesquisa dentro da escola, com professores, funcionários e alunos sobre o posicionamento de cada um com a reforma (entrevista)
  • Cada dupla lê sua pesquisa  que vai sendo anotado no quadro essência para visualização do panorama das opiniões apresentadas. Montagem de um gráfico de opinião.

3ª AULA - Nesta aula espera-se que o aluno continue com as reflexão e conheça alguns vocábulos que se traduzem diferentes significados  em cada pais de Língua Portuguesa. Os vídeos a serem acessados proporcionará aos alunos a apreciação de várias palavras totalmente diferentes do nosso uso comum. Isso o levará a concluir que, apesar da tentativa da unificação, muitos vocábulos de Portugal por exemplo, parece tão estranha que não a reconhecemos  como língua portuguesa. Observar também que o tom empregado na tradução brasileira será sempre mais casual e informal, independente das características do texto.

  • Divisão em três grupos e cada grupo com o comando: ver os vídeos e a partir dos vídeos  confeccionar cartazes com demonstrações de palavras e expressões interessantes
  • Roda de conversa para apresentar os cartazes

4ª AULA - Nesta aula espera-se que o aluno compreenda que o internetês é uma linguagem que possibilita comunicar-se através da linguagem escrita para diminuir o tempo gasto na digitação e que deve se restringir seu uso apenas no ambiente virtual

  • Divisão da turma em duplas e cada dupla deve simular uma conversa na web em programas de relacionamento virtual, onde o internetês pode ser usado. Após esta experiência os alunos traduzem este diálogo para a linguagem culta padrão .
  • Debate em grupo sobre a tarefa.  Comentar sobre os abusos do uso desta linguagem, das possibilidades de aceitação de cada linguagem de acordo com o ambiente em que será apresentada.     

5ª AULA - Finalmente nesta aula o aluno deverá ser capaz de produzir um artigo de opinião sobre a Nova Reforma Ortográfica e os melhores textos postados no Blog do Projeto.

  • Exposição dialogada do gênero textual artigo de opinião.( O aluno será levado a compreender as partes de um texto que expresse opinião assim como definir seus tópicos em forma de esquema antes de começar a elaborar o texto, para que não se perca na sua produção.
  • Após concluir, os alunos trocam os textos entre si em grupos de 4 alunos. Eles devem levantar sugestões sobre a forma (estrutura gramatical e adequação a proposta do texto) e de conteúdo ( forma coerente com o assunto).
  • Estes textos serão levados para casa para que eles o redijam quantas vezes forem necessário para que depois sejam escolhidos para postar no blog da escola.
Recursos Complementares

HTTP://www.youtube.com/watch?v=TQLcnhjBHrI  - Uma reforma que não universaliza a língua  

HTTP://www.youtube.com/watch?v=TdBeQIFT73c  - 1ª e 2ª parte da Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa  

HTTP://www.youtube.com/watchv=9eJADJXCLxM – Vídeo básico sobre a reforma – crianças falando  

HTTP://www.youtube.com/watch?v=U0r2O_QdMmY -  Português do Brasil, Português de Portugal  

HTTP://www.youtube.com/watch?v=vNg_Wtjgvgs - Entrevista com o professor Sergio Nogueira 

Avaliação

O aluno será avaliado em relação a sua compreensão sobre o tema, sua capacidade de extrapolá-lo e de associá-lo ao cotidiano. Avaliar também sua capacidade de dialogar e interagir com os colegas. A produção textual permite avaliar sua capacidade de autoria. Partindo desta avaliação do aluno abre-se um leque de possibilidades se o aluno precisa ou não aperfeiçoar suas habilidades leitoras  que deve ser explorada em ocasiões futuras. Também o aluno deve ser levado a se avaliar e avaliar a mediação do professor para que o crescimento seja mutuo.  

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