20/12/2010
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Cultura |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Migrações, cultura e identidades |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | Sociologia | Poder, política e Estado Moderno |
• Identificar os principais elementos que levaram a Espanha e, principalmente, Portugal a se aventurarem pelos mares.
• Compreender os motivos do pioneirismo Ibérico.
• Compreender como a ciência árabe foi importante para o pioneirismo português.
• O estabelecimento de feitorias na costa africana.
• As principais expedições do período: Colombo, chegada de Vasco da Gama à Índia, Fernão de Magalhães e a volta ao mundo.
• Noções sobre as estruturas básicas do Ocidente medieval.
• A formação do Estado português.
INTRODUÇÃO
O professor deverá introduzir o assunto em sala de aula salientando, em especial, as condições que favoreciam a Península Ibérica em um empreendimento além-mar. Entre elas, podem-se ressaltar: a ideia de uma continuação do processo de “reconquista” com relação à costa africana; a centralização política; o desenvolvimento tecnológico avançado da Marinha e o conhecimento da ciência árabe; a posição geográfica estratégica e o interesse das camadas comerciais dos reinos ibéricos.
DESENVOLVIMENTO
Primeira aula
Na primeira aula, será focado o pioneirismo português e o estabelecimento de feitorias na costa africana. Para introduzir o assunto, sugerimos que seja distribuído o seguinte texto, disponível em:
http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/o-pioneirismo-portugues.htm
A seguir, o professor deve apresentar as seguintes imagens sobre as batalhas de conquista na costa africana, entre elas a da conquista de Ceuta, em 1415, considerada pela historiografia como marco inicial da expansão marítima.
• Imagem1: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c1/Infante_D._Henrique_na_conquista_de_Ceuta.png
• Imagem 2: http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/hgp/9.conq_ceuta.jpg
• Imagem 3: http://3.bp.blogspot.com/_AwzRPcBApWk/SdVHIXxCI1I/AAAAAAAAA64/gwY5mKGOqAA/s400/Conquista+de+Ceuta.jpg
Estimulados pelas imagens e pelo texto, os alunos, divididos em grupos de seis alunos, deverão fazer um quadro esquemático sobre o pioneirismo português. Os elementos a serem elencados deverão ser os seguintes:
• Fatores que levaram ao pioneirismo português;
• Meios técnicos utilizados pelos portugueses para a expansão marítima;
• Meios técnicos e táticos utilizados pelos portugueses para a conquista e estabelecimento das chamadas feitorias;
• Objetivos da expansão.
Para ajudar os alunos, sugerimos a apresentação do seguinte link: http://www.estudanet.hpg.com.br/pionerismo-port.htm .
Segunda aula
Na segunda aula, serão abordados a participação da Espanha dentro do contexto das Grandes Navegações e as principais expedições marítimas. O professor iniciará a aula com os seguintes vídeos:
• “Colombo chega à América”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=4hoNdz56JgE .
• “Chegada de Vasco da Gama à Índia”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Xtv0VD676Wo&feature=related .
• “Fernão de Magalhães e a circunavegação”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=J_sNgK3Ln50&feature=related .
A seguir, o professor deverá estimular uma discussão em forma de seminário, de acordo com o seguinte roteiro:
• Quais as similitudes dos três vídeos?
• Quais eram os objetivos dos navegadores?
• Esses personagens atingiram seus objetivos?
• A quem interessava a realização desses objetivos?
Terceira aula
Atividade
A terceira aula será reservada à realização de uma atividade. Os alunos deverão fabricar um Jornal Mural, com imagens e textos jornalísticos. O tema do jornal será as “Grandes Navegações” e as notícias serão as viagens e as descobertas realizadas pelos navegadores e exploradores. Os textos deverão ser redigidos pelos próprios alunos e as imagens poderão ser obtidas em livros, jornais e revistas na Internet. Elas deverão ser coladas no jornal e ser condizentes com o texto escrito.
Após a sua edição, o Jornal Mural deverá ser exposto em um local adequado fornecido pela escola. Caso esta não o tenha, o jornal poderá ser afixado em seus corredores ou onde o professor considerar mais apropriado.
CONCLUSÃO
Após as aulas, os alunos serão capazes de compreender os principais fatores e motivos que levaram espanhóis e, principalmente, portugueses a partirem para além-mar.
• Vídeo sobre a Conquista de Ceuta, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=eBYZjmQdTPU .
• Textos a respeito de Colombo e Fernão de Magalhães, disponíveis em:
http://www2.uol.com.br/historiaviva/artigos/cristovao_colombo_descobriu_a_america__falso___2.html ;
http://www2.uol.com.br/historiaviva/artigos/fernao_de_magalhaes_deu_a_volta_ao_mundo__falso_.html
Os alunos deverão ser avaliados ao longo das três aulas. Sua participação e conhecimento do tema no debate e na fabricação do Jornal Mural, além da consistência e conteúdo dos textos produzidos em sala de aula.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
30/11/2011
Cinco estrelasACHEI MUITO BOM MESMO AJUDOU MUITO
07/07/2011
Quatro estrelasMuito criativa