Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Dengue: um problema local ou mundial?

 

30/05/2011

Autor y Coautor(es)
imagem do usuário

Eziquiel Menta

TELEMACO BORBA - PR

WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

TELEMACO BORBA - PR

WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Sociologia Relação sociedade / natureza: a questão do trabalho e do meio ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Pesquisar dados sobre a área de abrangência da epidemia de Dengue no Brasil e no Planeta, tendo em vista a disseminação do mosquito em vários países.

Analisar o papel de cada cidadão e/ou país no controle e combate a Dengue, as consequências de seus programas e suas responsabilidades.

Duração das atividades
3 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o estudante do Ensino Médio tenha conhecimentos sobre o significado de epidemia e dengue.

Estratégias e recursos da aula

PRÁTICA SOCIAL INICIAL:

Vamos iniciar as discussões a partir de uma HQ on-line, sobre o tema: "Saúde é o que interessa", contando a história "Vamos acabar com a Dengue", disponível em: http://www.brasilzinho.com.br/revista_saude02.html acessado em 24/02/2011.

HQ Dengue

FONTE: http://www.brasilzinho.com.br/revista_saude02.html

 

Sugerimos alguns recursos para serem utlizados neste trabalho:

  • Um computador, com acesso a internet conectado em um projetor (ou Tv) para projetar as imagens.
  • Levar os estudantes no laboratório de informática para acessarem o sitio.

Vamos interpretar o texto com a turma, questionando:

  1. Quem conhecia esta HQ?
  2. Qual o tema abordado?
  3. Nos dias atuais, existem pessoas que ainda acreditam que em seu quintal nunca terá o mosquito da dengue?
  4. Você conhece algum local, onde pode haver água parada, com possibilidade de contaminação pelo mosquito da dengue?
  5. Em sua casa já recebeu a visita do agente comunitário?
  6. Relate quais as informações da HQ que desconhecia.
  7. Qual foi a ação dos personagens no final da história? Você faria o mesmo?

Vamos organizar grupos de até 4 estudantes para compartilhar as ideias e produzir um texto que expresse o entendimento sobre o tema.

O texto poderá ser apresentado a turma ou colocado em um edital para todos tomarem conhecimento.

 

PROBLEMATIZAÇÃO:

A partir destas discussões e do levantamento realizado, vamos estabelecer alguns relações interdisciplinares:

Em relação a dengue:

  • Histórica: É uma epidemia recente ou já vem ocorrendo na história da humanidade? Que ações foram realizadas anteriormente?
  • Científica: Quais as descobertas sobre a dengue? Existe cura?
  • Sociológica: A que é atribuído a disseminação desta doença? Qual a relação entre esta epidemia e as questões sociais?

 

INSTRUMENTALIZAÇÃO:

 

Atividade 1:

 

Convide a turma para ler este texto informativo, retirado do Blog: Dengue - Portal do Professor. Disponível em: http://dengueportalprofessor.wordpress.com/ acessado em 24/02/2011.

 

Dados importantes:

No Brasil, existem registros de casos de dengue no estado de São Paulo nos anos de 1851, 1853 e 1916. No Rio de Janeiro os registros são de 1923. Depois desse período até os anos 80, a doença praticamente foi eliminada do Brasil, pelo combate ao mosquito durante a campanha de erradicação da febre amarela. Na década de 80, foram registrados novos casos como em 1981 e 1982 em Boa Vista (Roraima), 1986 e 1987 no Rio de Janeiro, 1987 em Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e São Paulo, em 1990, no Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro; em 1991, em Tocantins e, em 1992, no Mato Grosso.

Em 2008, foram registrados no Rio de Janeiro quase 250 mil casos da doença e 174 mortes em todo o estado. Pouco depois houve uma epidemia de dengue no estado do Pará, sendo que das 7000 ocorrências no estado, 400 se deram na capital Belém. No estado, 3 pessoas se encontram sob suspeita de dengue hemorrágica.

Entre 1º de janeiro e 13 de fevereiro de 2010, foram notificados 108.640 pacientes com a doença, 109% a mais que no mesmo período de 2009. Os estados Mato Grosso do Sul, Acre, Rondônia, Goiás e Mato Grosso respondem por 71% desses casos. As altas temperaturas, grande volume de chuvas e o retorno do tipo 1 do vírus explicam parte da epidemia.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue.

 

No texto observamos que a dengue não é uma doença atual e vem, a cada ano, ampliando sua área de abrangência, chegando  a mais de 100 países. 

Vamos conversar com os estudantes:

  • O Brasil havia praticamente extinto a doença em que ano?
  • O que houve para o mosquito da dengue voltar tão intensamente em nosso país, ocasionando grandes epidemias?
  • A epidemia da dengue está ocorrendo em que países próximos as fronteiras brasileiras?

 

Atividade 2:

 

Observe os infográficos abaixo, que demonstram as áreas afetadas pela dengue no Brasil e no mundo.

Vamos comparar:

  • Quais são as áreas mais afetadas pela dengue nos dois gráficos?
  • Existe relação entre as áreas afetados e as populações mais pobres?
  • Qual o impacto social causado pela dengue?

 

Atividade 3:

 

Aprofundando nossas pesquisas sobre a dengue: acesse esta animação com o auxílio do professor de Inglês: Dengue transmission

 
Objetivo: Identificar as características clínicas de transmissão da dengue
Descrição: Esse material foi desenvolvido em colaboração com o UNICEF, Banco Mundial, PNUD-OMS Programa Especial para Pesquisa e Treinamento em Doenças Tropicais (TDR)

 

Sugestão para discussão:

  • Onde ocorre a animação?
  • Que classe social o menino representa?
  • A animação é clara ao demonstrar como ocorre a contaminação pelo mosquito?
  • Faça um paralelo entre esta animação e a HQ do início da aula.

 

Professor! Estabeleça uma analogia entre as classes sociais, a qualidade de vida, o saneamento básico e a cultura, procurando demonstrar que as epidemias não escolhem as pessoas, mas os cidadãos devem agir coletivamente para que todos tenham acesso a uma existência saudável e digna dos brasileiros.

 

Atividade 4

 

Professor apresente para sua turma este trabalho do Programa Nacional de Controle de Dengue da Secretaria de Estado de Saúde do RS:

A apresentação aborda os seguintes conhecimentos:

  • Evolução dos conhecimentos acerca da etimologia e dos mecanismos de transmissão;
  • Aspectos históricos;
  • Supostas epidemias de dengue;
  • Primeiras epidemias de dengue no Brasil;

Aprofunde seus conhecimentos com a reportagem:

 

PRÁTICA SOCIAL FINAL:

 

Diante do exposto, vamos convidar a turma, em grupos de até 5 alunos, para:

  • Após a pesquisa dos dados sobre a área de abrangência da epidemia de Dengue no Brasil e no Planeta, tendo em vista a disseminação do mosquito em vários países, estabelecer uma rota de atuação para combater esta epidemia.
  • Analisar o papel de cada cidadão e/ou país no controle e combate a Dengue, as consequências de seus programas e suas responsabilidades.
  • Produzir um texto informativo, ilustrado, para ser publicado no jornal da escola e/ou no mural do pátio escolar.
  • Sugerimos que o resultado desta aula seja apresentado para a comunidade, principalmente para os familiares dos estudantes.
  • Cada  estudante pode ser um agente de combate a dengue, iniciando pela sua residência.
Recursos Complementares

ARTIGOS:

GOVERNO DO RIO DE JANEIRO. Fique sempre atualizado, conheça os últimos destaques sobre a dengue. A Rota da Dengue: "Aedes aegypti em Os primeiros sinais". Disponível em: http://www.riocontradengue.com.br/conteudo/destaque.asp?EditeCodigoDaPagina=472 acessado em 25/02/2011.

R7 NOTÍCIAS.Dengue se espalha e governo diz que 21 Estados correm risco de epidemia. Disponível em: http://noticias.r7.com/saude/noticias/dengue-se-espalha-e-governo-diz-que-21-estados-correm-risco-de-epidemia-20110131.html. acessado em 25/02/2011.

PRIMEIRO MINISTRO. Luta contra dengue começa a surtir efeito. Disponível em: http://www.primeiroministro.cv/index.php?option=com_content&task=view&id=413&Itemid=36 acessado em 25/02/2011.

VÍDEOS:

YOUTUBE. Dengue: pesquisadores desenvolvem vacina. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=sn87bQIFTzM  acessado em 25/02/2011.

YOUTUBE. Filme da Campanha de Combate à Dengue 2009/2010. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=QlGoNNITsCo acessado em 25/02/2011.

IMAGENS:

DISTRIBUIÇAO DA DENGUE NO MUNDO. Disponível em: http://www.rceonline.com.br/cf///salaaula/estudosp/biologia/331_dengue/Imagens/mapa_dengue.jpg acessado em 25/02/2011.

MOSQUITO DA DENGUE. Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_ma8ACyL2GTk/TOuaEo7x_zI/AAAAAAAAAjA/BYEAhGkWRBw/s1600/dengue-mosquito-colorado.jpg acessado em 25/02/2011.

Avaliação

Considerando os estudos, as discussões e os problemas levantados, o professor deverá observar nas leituras, na participação do estudante durante as atividades, o seu grau de envolvimento e de entendimento. É importante analisar as produções escritas, procurando perceber se foi capaz de:

  • Pesquisar dados sobre a área de abrangência da epidemia de Dengue no Brasil e no Planeta.
  • Compreender o processo de disseminação do mosquito em vários países.
  • Analisar o papel de cada cidadão e/ou país no controle e combate a Dengue, as consequências de seus programas e suas responsabilidades.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Jakelline Raposo, IFPE , Pernambuco - dijo:
    jakecipriano@gmail.com

    22/11/2012

    Cinco estrelas

    Material muito bom, eu estava procurando justamente uma "luz" para integrar os professores de sociologia no combate à Dengue.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.