Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Criando e recriando com formas geométricas em nossa escola - UCA

 

24/03/2011

Autor y Coautor(es)
ALINE RODRIGUES CANTALOGO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Kellen Cristina C. A. Bernardelli.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Primeiro Objetivo

Nomear as figuras geométricas trabalhadas;

 Segundo Objetivo

Identificar, comparar, modelar, descrever e classificar as formas planas com especial atenção ao quadrado, retângulo, círculo e triângulo;

 Terceiro Objetivo

Reconhecer e apreciar as figuras geométricas em seu cotidiano;

 Quarto Objetivo

Desenvolver a coordenação viso-motora;

Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos (04 aulas de 60 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização da atividade proposta, o professor observará o nível de desenvolvimento das capacidades motoras, habilidades de representar imagens, cores  e noções espaciais: discriminação visual, percepção de posição, constância de forma e tamanho. Além disso, os alunos deverão ter desenvolvido alguns conhecimentos prévios dos recursos do CLASSMATE como: utilização da webcam e ouvir músicas com o Amarok.

Estratégias e recursos da aula

 

Primeiro Momento - Explorando o tema

  Pesquisa

Imagem 1- Fonte: Clip-art

 

1- Professor, organize os alunos em uma roda de conversa, instigue a curiosidade deles e resgate  seus conhecimentos prévios sobre o tema “Formas Geométricas”. Questione-os:

-Vocês já ouviram falar de Formas Geométricas?

- O que são?

-Quais vocês conhecem? 

2- A partir dos conhecimentos apresentados, questione quais formas eles conseguem identificar em, pelo menos, três objetos da sala de aula, como a lousa, porta da sala ou ventilador, por exemplo.

 =>Isso servirá como um levantamento prévio, identificando os saberes já existentes e norteando o trabalho.

Segundo Momento - Atividade 1

livro

Imagem 2- Fonte: Clip-art 

As histórias fazem parte do imaginário infantil, neste sentido, devem estar sempre presentes na sala de aula. Assim, a sugestão é que, após o levantamento inicial e ainda em roda, aconteça a leitura de um livro. Uma literatura interessante, para o trabalho com as figuras geométricas, é a história do livro “Clact...Clact...Clact...”, das autoras Liliana Iacocca e Michele Iacocca, Editora Ática. Ele possibilita um trabalho interdisciplinar, permitindo  o diálogo entre os conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa, por meio da exploração das formas geométricas e do trabalho com a leitura e a escrita.

livro 

Imagem 3 - Fonte: acervo da autora

 

Em seguida, converse com os alunos sobre o conteúdo do livro. Você poderá fazer um levantamento de situações problema em que eles serão desafiados a expor suas ideias sobre as características do livro apresentado. Algumas questões que podem ser trabalhadas.

Começando pela capa, você poderá trabalhar com inferências:

-Quem escreveu este livro?

-O que vocês estão vendo na capa do livro?

-O que vocês imaginam que vai contar nessa história?

--O que será Clact...Cact?

- O que vocês observam nesta ilustração?

- Porque será que a tesoura nunca ficava satisfeita?

- Quais as formas geométricas ela formou?

-Que cores eram o quadrado, o círculo e o triângulo?

- E se você fosse esta tesoura, como você organizaria os papéis picados?

OBS: Caso a biblioteca de sua escola não possua o livro, você pode apresentá-lo, como slides, através do KPresenter [ Metasys> Aplicativos> Ferramentas de produtividade> Gerador de Apresentações] ou imprimi-lo. Ele está disponível, em forma de imagens no link abaixo e nas páginas seguintes deste site (é só clicar na seta que está no topo da página).

http://picasaweb.google.com/bibipancera/Clact#5231206629375086738

Terceiro Momento - Atividade 2

laptop

Imagem 4- Fonte: Clip-art 

Passos PASSOS:

Imagem 5 -Fonte: Clip-art 

 

- Convide os alunos a fazer uma brincadeira fora da sala de aula.

- Leve os alunos, munidos com seus laptops, para fazerem um passeio na escola, ampliando assim o repertório de objetos a serem  observados e classificados como formas geométricas.  A observação das  formas em vários lugares, é importante para aproximar o conteúdo da realidade do aluno, dando maior sentido e motivando-os.

- Registre com fotografias esse momento. Elas poderão ser feitas com a webcam do laptop dos alunos, que está na área de trabalho.  Posteriormente, estas poderão ser impressas e expostas em um mural. Seria uma ótima forma de olhar o ponto de vista de cada aluno e o que lhe chamou a atenção, além de possibilitar a socialização do trabalho realizado.

 Brincadira BRINCADEIRA:

Imagem 6- Fonte: Clip-art 

 

Professor, utilize um giz ou fita crepe, trace no chão do pátio, em tamanho grande e em diversas posições, diferentes figuras geométricas: quadrados, retângulos, triângulos, círculos e trapézios. É preciso traçar o mesmo número de figuras, para o número de crianças do grupo.   

Coloque uma música animada e assim que ela começar a tocar, as crianças que estão participando da brincadeira deverão andar em volta das figuras.  Para esse momento, solicite ao ajudante do dia que utilize seu laptop para tocar a música, utilize o Amarok [Metasys>Aplicativos>Mutimídia>Tocador de Músicas]. Você levará apenas o pen-drive com a música selecionada, caixinhas de som com saídas USB, pois o som do computador não é suficientemente alto e papéis para anotar os erros e acertos das crianças.

Primeiramente, seria interessante, para iniciar a brincadeira, explorar os lados e os cantos das figuras, perguntando se a forma geométrica possui lados, quantos são, se os lados são de tamanhos iguais ou diferentes e até mesmo o nome de um objeto que lembre aquela forma. Faça isso com todas as formas.

Quando a música parar, cada criança deverá entrar em uma das figuras.   

Professor, pergunte para cada criança o nome da figura que ela escolheu.

Caso alguém troque o nome da figura, sairá da brincadeira e ficará responsável por tirar fotos da continuação da brincadeira.   

Recomece a brincadeira, orientando as crianças a escolherem novas figuras.   

A brincadeira termina quando sobrar apenas uma criança.   

Terminada a brincadeira, solicite que as crianças utilizem seus laptops, na sala de aula ou, preferencialmente, no próprio pátio para jogarem. 

Os jogos, são facilmente encontrados na internet  e podem ser grandes colaboradores para uma aprendizagem mais lúdica e significativa, na exploração e na fixação dos conteúdos.

Professor, acesse os links da lista de jogos abaixo antes da aula. Abra o jogo e, a partir da tecla Print  scrn, crie uma imagem (com a ajuda do KolourPaint [Metasys>Aplicativos>Aplicações Gráficas>Ferramenta de Pintura]. Imprima e reproduza no papel de tamanho A3. Isso porque, é importante que, mesmo que eles tenham seu próprio computador, visualizem cada passo, uma vez que estão em processo de alfabetização. Além disso, envie os links citados no tópico Jogos e passatempos aos alunos, por e-mail, facilitando o acesso. Faça isso com o auxílio do Mozilla Firefox  [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet]

Lembrete: se a proposta escolhida por você for de que as crianças joguem no pátio, lembre-se de levar as folhas com as imagens para lá. Em uma rápida rodinha mostre-as para eles e fixe em lugar visível para eventuais dúvidas.

Quarto Momento - Fechamento

 Cadeado

 

Imagem 7- Fonte: Clip-art 

Professor, crie uma planilha eletrônica no KSpread [Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de Escritório>Planilha Eletrônica], para registrar o número de acertos dos alunos na brincadeira. Imprima a planilha e a acrescente no mural. Utilize esta atividade para finalizar, e avaliar os resultados da aula, além de trabalhar conceitos matemáticos; noção de quantidade (mais, menos), para isto questione-os:

-Quem acertou mais?

-Quem fez menos pontos?

-Quantos alunos participaram da brincadeira?

Para encerrar  faça uma avaliação coletiva. Discuta com eles sobre a atividade realizada: o que mais gostaram? O que aprenderam? O que foi mais difícil?

Recursos Complementares

 

Vídeos Complementares

Professor, enriqueça sua aula. Utilize os laptops também para ver alguns vídeos interessantes e complementares.

História envolvendo as formas geométricas.

http://www.youtube.com/watch?v=Wr8wVoKQGEw

Lenda e Construção do TANGRAM, um quebra-cabeças formado a partir de figuras geométricas

Vídeo musical

http://www.youtube.com/watch?v=aVxeSlzMFsU

Apresentação de diversas formas geométricas

http://www.youtube.com/watch?v=qIlB-_BrUPE

Jogos e passatempos

Jogos

Professor, os jogos abaixo, poderão auxiliá-lo, por exemplo, a sensibilizar os alunos para o fato de que é possível construir um objeto mais complexo a partir de formas geométricas simples. Também podem ser utilizados em alguma atividade que solicite aos alunos que nomeie as peças que compõem cada jogo ou passatempo.  Os resumos são para ajudá-lo a identificar qual ou quais jogos seriam mais interessantes para a faixa etária de seus alunos.

JOGO 1 - ESCOLA GAMES

Nesse jogo, é preciso capturar formas geométricas através das setas de direção do teclado. É um jogo bem dinâmico e é preciso acertar as formas e fugir de animais marinhos, além de evidenciar apenas uma forma por jogo.

jogo 1

            Imagem 8 - Fonte: http://www.escolagames.com.br/jogos/formasGeometricas/

 

JOGO 2- DISCOVERY KIDS BRASIL

É um jogo mais simples, baseado em forma e sombras, onde se faz uma análise de qual sombra pertence a qual forma geométrica.

jogo 2

   Imagem 9- Fonte: http://www.discoverykidsbrasil.com/jogos/mini_jogos/todos/figuras/

 

JOGO 3- LEITURA E ESCRITA

 Esse jogo da memória é um pouco mais complexo, por se tratar de um quadro com 7 colunas e 4 fileiras, além das formas repetirem, mudando apenas a cor ( conforme a imagem 10). Porém, é muito interessante para crianças que precisem de mais desafios e conseguem utilizar mais de um critério de classificação.

jogo 3                     jogo 3 b

Imagens 10 e 11 - Fonte: http://www.edukbr.com.br/oficina/espaco_ludico.htm

Passatempo

http://www.1papacaio.com.br/modules.php?name=Sections_art&op=view

http://www.smartkids.com.br/passatempos/matematica-formas-geometricas.html

Nestes sítios, as crianças poderão imprimir figuras para colorir, recortar e montar, inclusive o Tangran. Sendo o primeiro site, um ótimo estimulante para a criatividade.

Recursos Complementares

  • Livro: “Clact...Clact...Clact...” . Autoras Liliana Iacocca e Michele Iacocca, Editora Ática.
  • CLASSMATE
  • Sites:

Escola Games: http://www.escolagames.com.br/jogos/formasGeometricas/

Discovery Kids Brasil:http://www.discoverykidsbrasil.com/jogos/mini_jogos/todos/figuras/

Oficina de Aprendizagem:http://www.edukbr.com.br/oficina/espaco_ludico.htm

Papacaio: http://www.1papacaio.com.br/modules.php?name=Sections_art&op=view

Smart Kids:http://www.smartkids.com.br/passatempos/matematica-formas-geometricas.html

You tube: http://www.youtube.com/watch?v=qIlB-_BrUPE

http://www.youtube.com/watch?v=aVxeSlzMFsU

http://www.youtube.com/watch?v=Wr8wVoKQGEw

http://www.youtube.com/watch?v=r4Fhv7guJe8

Avaliação

A avaliação é fundamental no processo ensino e aprendizagem, pois ela oferece informações valiosas para que se possa redirecionar o trabalho desenvolvido na sala. Ela deve ser compreendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional. Professor, durante o decorrer das atividades você deverá estar atento a participação efetiva de todos os envolvidos na atividade. Observar e registrar o que os alunos demonstram aprender e o que apresentam dificuldades, assim professor, você poderá retomar o que não ficou claro ou que necessita de outra estratégia. Através da observação, pode-se conhecer mais acerca do que as crianças aprenderam, suas hipóteses e suas dificuldades, bem como conhecer mais sobre os seus interesses, e assim selecionar conteúdos e propor desafios a partir destas informações.  A avaliação deverá ser realizada durante os diferentes momentos.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 10 calificaciones

  • Cinco estrelas 6/10 - 60%
  • Quatro estrelas 4/10 - 40%
  • Três estrelas 0/10 - 0%
  • Duas estrelas 0/10 - 0%
  • Uma estrela 0/10 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Gregorio Paoli, EMEF RENATO ANTONIO CHECCHIA , São Paulo - dijo:
    gregoriopaoli@gmail.com

    03/04/2016

    Cinco estrelas

    Ótima atividade. Foi norteadora para a criação de minha sequência didática.


  • Fátima Cristina Costa, E. M. Nova Esperança , Rio de Janeiro - dijo:
    fccostapirai@yahoo.com.br

    21/10/2014

    Cinco estrelas

    Ótima aula, adorei!!!


  • Kátia Karla, escola de educação infantil e ensino fundamental , São Paulo - dijo:
    kkkkk@hotmail.com

    05/06/2014

    Quatro estrelas

    Olá, Aline e demais professoras! Parabéns pelo trabalho. A sequência didática elaborada por vocês está nota 10! Pude me inspirar e pensar em novas ideias. Obrigada pela inspiração!


  • Fabiana, E.E.I.F. Constância de Sousa Muniz , Ceará - dijo:
    mfabianavasconcelos@hotmail.com

    11/08/2013

    Cinco estrelas

    Adorei, é uma aula bastante criativa e irei adaptá-la para meu 5° ano


  • carina ramos, colegio estadual sagrada familia , Paraná - dijo:
    carina-ramos2010@hotmail.com

    12/06/2013

    Cinco estrelas

    otima aula!!!vou seguir esse exemplo!!!!!


  • pamela, e.m rocon , São Paulo - dijo:
    pamelacata@hotmail.com

    07/04/2013

    Cinco estrelas

    Excelente aula, vou passar para meus pequenos. de todos os sites que procurei esta e a mais elaborada....


  • simaria caldas pessoa, professor público , Pará - dijo:
    simariacaldas.parfor@hotmail.com

    29/01/2013

    Cinco estrelas

    eu gostei muito dessa aula e de suas metodologias, a partir de agora eu irei buscar novos métodos de da aula no paorta do professor.


  • vanessa, mangaratiba , Rio de Janeiro - dijo:
    vanessa_paz@rocketmail.com

    04/06/2012

    Quatro estrelas

    Muito bom,interessente, estimula os alunos a trabalharem em grupo.


  • Magneide Brunet, Emeif. Catulo da Paixão Cearense , Ceará - dijo:
    magneide2006@yahoo.com.br

    09/04/2011

    Quatro estrelas

    Muito boa as estrategias e os recursos usados para esta aula. Posso utilizar com um aluno com baixa visão?


  • maria albuquerque, Prefeitura Municipal , Pernambuco - dijo:
    mariagcraveiro@yahoo.com.br

    05/04/2011

    Quatro estrelas

    Muito interessante a aula de matemática Aline, os alunos vão adorar.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.