05/05/2011
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Reconhecer instituição social.
Identificar as diferenças entre instituição social e grupo social.
Definir os principais tipos de instituições sociais: a família, a Igreja, o Estado, as instituições educacionais e as instituições econômicas.
Produzir texto expressando suas ideias sobre as instituições sociais.
Distinguir instituição social e grupo social.
Habilidade de pesquisa na internet e blog
Iniciar a aula no laboratório de informática. Dividir os alunos em grupos e pedir para que pesquisem sobre as instituições sociais. Cada grupo deverá pesquisar assuntos diferenciados: grupo social e instituição social, interdependência entre as instituições, a família, a Igreja, o Estado, as instituições educacionais e as instituições econômicas.Permitir que os alunos, após a pesquisa, apresentem e discutam a importância das instituições sociais para sociedade. Após a pesquisa, cada grupo apresentará o resultado de sua pesquisa, através de produção textual, cartazes, blog e slides por eles produzidos, para socialização com professor e os demais grupos.
AULA 01
Iniciar as atividades dialogando com os alunos, no sentido de registrar o que os alunos sabem sobre as instituições sociais.
No laboratório de informática, dividir os alunos em grupos para buscar informações sobre as instituições sociais.
GRUPO 01:
Grupo Social e Instituição Social.
Interdependência entre as Instituições sociais.
Tela do blog Todo Mundo Explica , que apresenta informações sobre interdependência entre as instituições sociais, grupo social e instituição social, disponível em: http://mundoexplica.blogspot.com/2007/09/o-que-so-instituies-sociais-quando-se.html
Tela do blog Mangue Sociológico, que apresenta informações sobre as instituições sociais, disponível em:
http://manguevirtual.blogspot.com/2010/08/instituicoes-sociais.html
GRUPO 02: a família
Tela do site wikipédia que apresenta informações sobre a instituição familiar, disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fam%C3%ADlia
Tela do blog Dugustação Sociológica que apresenta informações sobre as instituições sociais, disponível em:
http://osnildosociologia.blogspot.com/2010/08/as-instituicoes-sociais-desde-que.html
Tela do blog Filosofia. Professor.: Rodrigues, que apresenta informações sobre as instituições sociais, disponível em:
http://filosofiaprofrodrigues.blogspot.com/2011/03/as-instituicoes-sociais.html
GRUPO 03: a Igreja
http://www.slideshare.net/alfredogarcia/instituies-sociais
Tela do blog Estudando Mais que apresenta informações sobre as instituições religiosas, disponível em:
GRUPO 04: o Estado
Tela do blog Degustação Sociológica que apresenta informações sobre a instituição Estado, disponível em:
http://osnildosociologia.blogspot.com/2010/08/as-instituicoes-sociais-desde-que.html
Tela do site Wikipédia que apresenta informações sobre a instituição Estado, disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estado
GRUPO 05: as instituições educacionais
Tela do blog Degustação Sociológica que apresenta informações sobre as instituições educacionais, disponível em:
http://osnildosociologia.blogspot.com/2010/08/as-instituicoes-sociais-desde-que.html
http://www.slideshare.net/alfredogarcia/instituies-sociais
GRUPO 06: as instituições econômicas
Tela do blog Estudos Sociológicos que apresenta informações sobre as instituições econômicas, disponível em:
http://estudossociologicos.blogspot.com/2009/08/instituicoes-sociais.html
Tela do blog Juliana, que apresenta informações sobre as instituições econômicas, disponível em:
http://juliana-fonseca.blogspot.com/2010/05/as-instituicoes-sociais.html
Concluídas as pesquisas, os grupos deverão socializar com os demais grupos os conhecimentos adquiridos.
Elaborar slides, cartazes, mapa conceitual e produzir texto para socializar as informações obtidas com professores e colegas no seminário.
Sugestão de sites com orientação para elaborar um Mapa Conceitual
http://www.youtube.com/watch?v=9W_lo8-TszI
AULA 02
Promover questionamentos para avaliar o conhecimento do aluno que irá mostrar o que realmente aprendeu sobre as instituições sociais.
Perguntar: qual a função e o papel social da família? Da igreja? Das escolas? Do Estado? Qual a principal característica definidora do Estado? De que maneira os três poderes do Estado se complementam? Depois os alunos em grupo, com a orientação do professor irá criar um blog para que seja publicado e disponibilizado o resultado das pesquisas desenvolvidas pelos alunos.
Sugestões de blogs:
Tela do blog Ensinando e Aprendendo com as TIC - 2010, disponível em: http://mary-eproinfo-2010.blogspot.com/
Tela do blog Folclore, disponível em: http://folcloreportaldoprofessor.wordpress.com/
AULA 03
Seminário
Neste último momento os alunos organizados em grupos deverão socializar os resultados das pesquisas do tema em estudo, utilizando os recursos por eles produzidos: textos, slides, blog e cartazes, para que haja troca de informações entre os grupos.
Tela do blog, Blogs: descubra aqui como criar o da sua turma, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=24
http://pt.scribd.com/doc/45295324/Instituicoes-Sociais
http://www.criarumblog.com/pt/criar-seu-blog/
SANTOS, Pérsio de Oliveira - Introdução à Sociologia: série Brasil, Ed. Ática – São Paulo – 2004.
A avaliação será no decorrer de todas as atividades, buscando por meio de diálogo e observações compreender se houve apropriação dos conteúdos propostos, apresentação: (criação de blog, texto com ilustração, slides e cartazes), a participação ativa, o interesse, a organização, a socialização do conteúdo e a integração com o grupo.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
19/02/2013
Cinco estrelasmim ajudou mt
27/04/2012
Cinco estrelasfala detalhadamente do assunto pautado
09/11/2011
Quatro estrelaslegal prof.
05/05/2011
Cinco estrelasparabéns amiga! sua aula está muito criativa....