06/06/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
- Os elementos estruturais básicos da Democracia clássica grega.
- As principais características da Democracia ateniense.
- A importância do cidadão.
- Paralelo entre a Democracia grega e a Democracia contemporânea.
CRONOGRAMA
Aula | Atividade |
1 | Desenvolvimento de texto |
2 | Debate |
3 | Paralelo Democracia Antiga/Contemporânea |
4 | Conclusão dos trabalhos |
INTRODUÇÃO
Ao iniciar a abordagem do tema, é importante que o professor saliente que a formação do Estado democrático na Grécia Clássica, em especial em Atenas, faz parte de um longo processo, iniciado com a consolidação política da cidade-estado grega no período arcaico.
DESENVOLVIMENTO
Primeira Aula
No início, o professor deverá estimular os alunos com as seguintes questões:
- O que é Democracia?
- Onde surgiu o conceito de Democracia?
- Qual o principal fundamento de um Estado democrático?
- Quais as principais diferenças e similitudes entre a Democracia clássica e a contemporânea?
Essas perguntas servirão para guiar os alunos e o professor ao longo das três aulas.
A seguir, o professor deverá apresentar o tema da aula, “A Democracia na Grécia Antiga”, distribuindo o seguinte artigo, encontrado em:
http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/2210117.
Com base no supracitado artigo, os alunos devem desenvolver um pequeno texto de 10 a 15 linhas, a ser entregue ao professor para uma futura avaliação, orientando-se pelo seguinte roteiro:
- Segundo o autor, quais as principais características da Democracia grega?
- Qual a cidade que melhor representava a Democracia na Grécia Antiga?
- Segundo o autor, quais os principais problemas da Democracia grega?
Segunda Aula
O professor deverá apresentar aos alunos as seguintes imagens:
- Imagem 1, Péricles:
http://www.prof2000.pt/users/jdsa03/olho/Jan_03/histo.9.jpg
- Imagem 2, Parthenon:
Em seguida, o professor deverá identificar as imagens para os seus alunos. Uma vez feita a identificação, questionar a respeito do que sabem sobre Péricles, o Parthenon e a relação entre ambos.
Para que os alunos sejam capazes de um debate sobre Péricles, a Democracia e o Parthenon, o professor deverá conduzir os alunos à Sala de Informática, onde realizarão uma pesquisa nos seguintes sites:
- Sobre Péricles: http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A9ricles ;
- Sobre o Parthenon: http://pt.wikipedia.org/wiki/Parthenon;
- Sobre a Democracia: http://rizomas.net/filosofia/democracia/45-principios-da-democracia-grega.html.
Além disso, o professor deverá apresentar o vídeo abaixo, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=WXzIkwzXFrI.
Munidos de tais conhecimentos, os alunos estarão mais preparados para a realização de um pequeno debate a respeito da Democracia e a Atenas de Péricles.
Terceira Aula
A terceira aula será dedicada à realização de um paralelo entre a Democracia grega, em especial tomando-se o exemplo ateniense, e a Democracia contemporânea brasileira. Devido à complexidade do tema, o professor deverá dividir a aula em duas etapas, cada uma com uma atividade específica, para que os alunos possam ter mais argumentos para traçar esse paralelo.
Etapa 1: Pesquisa e Leitura
Na Sala de Informática, os alunos deverão pesquisar em grupo de 5 alunos a respeito da Democracia contemporânea brasileira e da Democracia grega. Aconselhamos a pesquisa em grupo, pois estimula a troca de opiniões e experiências. O professor poderá sugerir a consulta aos textos dos seguintes sites:
- http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/democracia-grega-x-democracia-contemporanea.htm;
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Democracia;
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Democracia_ateniense.
Etapa 2: Introdução ao debate
Nesta etapa, o professor deverá introduzir um debate junto aos alunos, levando-se em consideração os seguintes aspectos:
- Principais elementos da Democracia clássica;
- Principais elementos da Democracia contemporânea brasileira;
- Principais características que aproximam as democracias analisadas: a grega antiga e a brasileira;
- Principais características que diferem as democracias estudadas.
Quarta Aula
Esta aula deverá ser inteiramente dedicada ao desenvolvimento e à conclusão do debate. O professor deverá dirigir e orientar o debate, dando oportunidade aos alunos de manifestarem livremente suas opiniões, sem, entretanto, fugir muito do roteiro estabelecido na terceira aula. Além disso, o professor deverá observar a participação de cada aluno, de acordo com os seguintes critérios:
- Participação;
- Desempenho e poder de argumentação; e
- Conhecimento do tema.
Conclusão
Após as aulas, os alunos serão capazes de compreender que a Democracia grega, mesmo que esteja na origem da Democracia contemporânea, dela se difere, muito embora compartilhem uma ideologia política baseada na participação e na manifestação da cidadania – respaldadas as respectivas diferenças culturais.
Como forma de avaliação, sugerimos que o professor observe a participação e o desempenho do aluno ao longo das atividades propostas, assim como os textos escritos pelos alunos na primeira aula deverão ser avaliados em conteúdo e consistência.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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20/04/2015
Cinco estrelasBoa Aula.