12/09/2011
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais |
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Reconhecer as características dos países subdesenvolvidos, emergentes e desenvolvidos.
Definir os principais indicadores do subdesenvolvimento do Brasil.
Identificar causas e consequência do subdesenvolvimento.
Analisar criticamente a realidade social.
Produzir texto expressando suas ideias sobre o subdesenvolvimento de um país.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno.
Iniciar a aula através de uma conversa informal, no sentido de conhecer o que os alunos sabem sobre subdesenvolvimento de um país. O professor deverá anotar no quadro as respostas dos alunos e depois explicar que subdesenvolvimento é um termo usado com frequência para definir o atraso econômico de um país, cujos assuntos envolvem e incluem a falta de acesso da população em geral a oportunidade de emprego, saúde, água, alimentação, educação e moradia. Promover um debate para socialização dos conhecimentos adquiridos através das pesquisas, procurando ressaltar os aspectos relevantes trazidos pelos alunos de modo que todos possam participar.
AULA 01
No laboratório de informática apresentar aos alunos o vídeo "Características do Subdesenvolvimento / Que País é Este - Legião Urbana", através do data show, para que todos os alunos possam ao mesmo tempo assisti-lo. Após apresentação do vídeo, organizar os alunos em círculo para que possam discutir, com a participação do professor, sobre as imagens apresentadas no vídeo. Em seguida formar grupos e propor que cada grupo escreva um texto sobre o assunto apresentado no vídeo. Depois o professor socializa as produções textuais, fazendo os comentários necessários.
Qual o assunto tratado no vídeo?
O que você vê na imagem do vídeo?
A imagem denuncia que realidade?
Como é o modo de vida das pessoas apresentadas no vídeo?
Quais são os problemas sociais urbanos do lugar onde vivem?
Quais são as possíveis soluções para esses problemas?
http://www.youtube.com/watch?v=OXaGWvEePHo
http://www.youtube.com/watch?v=C1j6hDS5VEg
AULA 02
No laboratório de informática o professor deverá organizar os alunos em quatro grupos e distribuir alguns temas para pesquisa, cada grupo ficará responsável por um tema. Grupo 1 características do subdesenvolvimento, grupo 2 indicadores do subdesenvolvimento, grupo 3 as origens do subdesenvolvimento e grupo 4 crescimento econômico. (As pesquisas também podem ser realizadas em livros)
Sugestão de livro para pesquisa: SANTOS, Pérsio de Oliveira - Introdução à Sociologia: série Brasil, Ed. Ática – São Paulo – 2004.
GRUPO 01
Características do subdesenvolvimento
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pa%C3%ADs_subdesenvolvido
http://www.frigoletto.com.br/GeoEcon/desxsub.htm
GRUPO 02
Indicadores do subdesenvolvimento
http://www.brasilescola.com/geografia/os-indicadores-sociais.htm
http://espacoeconomicotocolando.blogspot.com/2010/04/indicadores-socioeconomicos-e-o.html
GRUPO 03
As origens do subdesenvolvimento
http://www.vestibular1.com.br/revisao/r321.htm
http://conexaogeografia.hdfree.com.br/subdesenvolvimento.htm
http://osubdesenvolvimento.blogspot.com/2010/03/consequencias-do-subdesnvolvimento.html
GRUPO 04
Crescimento econômico
http://www.youtube.com/watch?v=x4R27xRvn_g
http://pt.wikipedia.org/wiki/Crescimento_econ%C3%B4mico#Crescimento_vs_Desenvolvimento
http://www.carlosescossia.com/2009/09/o-que-e-crescimento-e-desenvolvimento.html
Ao término das pesquisas promover um debate.
O que significa classificar um país como subdesenvolvido e desenvolvido?
O que é um país emergente?
Por que os países emergentes recebem esse nome?
Quais os países emergentes que hoje se destacam no senário mundial?
O que é IDH?
Quais são os principais indicadores do subdesenvolvimento?
Quais são os indicadores vitais utilizados para analisar o grau de subdesenvolvimento de um país?
Qual a diferença entre crescimento econômico e desenvolvimento?
Por que a renda per capita não é um indicador seguro do desenvolvimento?
Atualmente o que significa a expressão terceiro mundo?
Para concluir o entendimento sobre o tema em estudo, propor à turma a elaborar slides, cartazes, criar uma dramatização ou jornal televisivo, para socialização do tema em estudo na próxima aula.
AULA 03
Socialização
Neste último momento cada grupo deverá socializar os resultados das pesquisas. Apresentando as informações obtidas sobre o tema que ficou responsável. Esta apresentação poderá ser em forma de dramatização, jornal televisivo, slides ou cartazes. Os alunos poderão utilizar também aspectos discutidos a partir dos vídeos e dos registros feitos no caderno, propiciando assim troca de informações entre os grupos.
http://multieconomia.blogspot.com/2007/04/indicadores-de-desenvolvimento.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Terceiro_Mundo
http://www.vestibular1.com.br/revisao/r82.htm
http://www.simonsen.br/eja/arquivos-pdf/capitulo-geo-7.pdf
http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/globalizacao-desenvolvimento-subdesenvolvimento.htm
A avaliação será no decorrer de todas as atividades, buscando por meio de diálogo e observações compreender se houve apropriação dos conteúdos propostos, apresentação: teatro, de jornal (jornal televisivo), slides ou cartazes, produção textual, debate, a participação ativa, o interesse, a organização, a socialização do conteúdo e a integração com o grupo.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
04/03/2012
Quatro estrelasOtima sugestão, bem dinamica.
19/09/2011
Quatro estrelasMUITO BOM!!
14/09/2011
Quatro estrelasAmiga gostei muito de sua aula.