Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Astronomia: explorando o Sistema Solar – UCA

 

30/05/2011

Autor y Coautor(es)
Lérida de Oliveira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Física Universo, terra e vida
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os principais corpos celestes do Sistema Solar

Conhecer o movimento orbital dos planetas no Sistema Solar

Diferenciar o tamanho dos planetas no Sistema Solar

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Conhecimentos básicos sobre o Sistema Solar.

Estratégias e recursos da aula

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a. 

1º momento: conhecendo o sistema solar

2

Nesse primeiro momento da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks 3 vídeos sobre o Sistema Solar. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os vídeos em questão se encontram disponíveis.

 Vídeo 1 – O Sistema Solar (com movimento de rotação e translação)

sistema solar 1      

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=9Py-OvHhjuQ&feature=fvwrel acesso feito dia 03/05/2011

Vídeo 2 – Por dentro dos planetas - Superinteressante

sistema solar 2

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=onamHTdFxU4acesso feito dia 03/05/2011

Vídeo 3 – Por que Plutão virou planeta anão

sistema solar 3

Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=_H2qmcbLKQM&feature=related acesso feito dia 03/05/2011

 

Cabe ao/a professor/a executar previamente o download dos vídeos nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Finalizada a exibição dos vídeos, cabe ao/a professor/a iniciar um diálogo com os/as alunos/as sobre os temas abordados. Esse diálogo pode ser norteado pelas seguintes questões: 

  1. O que é o Sistema Solar?
  2. Quando surgiu o Sistema Solar?
  3. Quais planetas fazem parte do Sistema Solar?
  4. Qual a sua opinião sobre a mudança da classificação de Plutão de “planeta” para “planeta anão”?

 

 OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta.

2º momento: testando os conhecimentos

3

Nesse segundo momento da aula, os/as alunos/as deverão utilizar o software KWord do netbook para responder o teste“Conhecimentos sobre o mundo espacial”. Vale destacar que o teste em questão deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Para cada pergunta apenas uma resposta deverá ser assinalada. Feita essa observação aos/as alunos/as, os/as mesmos/as deverão responder todas as perguntas e descobrir o resultado obtido. 

TESTE: Conhecimentos sobre o mundo espacial

1 - Quantos planetas existem no Sistema Solar?

  • 7
  • 8
  • 9
  • 15 mil

 

2 - Até 2006, o Sistema Solar tinha um planeta a mais. Mas depois de estudos astronômicos, ele deixou de ser planeta e passou a ser conhecido como "planeta anão". Estamos falando de...

  • Mercúrio
  • Terra
  • Lua
  • Plutão

 

3 - Atmosfera é o nome dado à camada gasosa que envolve os planetas. Na Terra, ela é composta por inúmeros gases, retidos por causa da força da gravidade e do campo magnético do nosso planeta. Quais as principais funções da atmosfera terrestre?

  • Filtro - impede a passagem dos raios solares
  • Proteção - não deixa que os fragmentos de astros cheguem até a superfície
  • Conservação - responsável por permitir a vida durante a noite. Todo o calor incidido no planeta durante o dia é conservado pela atmosfera, o que aquece o planeta à noite
  • Efeito Estufa - é a capacidade que a atmosfera tem de manter as temperaturas estáveis em nosso planeta
  • Todas as anteriores

 

4 - A 1ª missão a orbitar em torno da Lua foi Apolo 8, em 21 de dezembro de 1968. A Apolo 11 foi a 1ª a pousar na Lua. A data era...

  • 20 de fevereiro de 1977
  • 2 de novembro de 2000
  • 16 de julho de 1969
  • Nunca pousaram na lua

 

5 - Qual era o nome da 1ª missão a colocar um robô independente na superfície de Marte?

  • Mars Pathfinder
  • Marte ataca
  • Mars explorer
  • Nunca houve um robô em Marte

 

6 - O 1º satélite artificial, o Sputnik I, foi colocado em órbita em 1957, pela extinta União Soviética. Eles têm as mais variadas funções, como telecomunicações e estudos, meteorológicos auxiliando na agricultura, controle de tráfego aéreo. Os satélites são usados com fins científicos e militares. De lá para cá, quantos satélites foram lançados?

  • Quase 5 mil
  • 15
  • 300
  • 1,4 milhão

 

7 - Qual é o órgão brasileiro responsável pelo Programa Nacional de Atividades Espaciais?

  • O Brasil não tem um programa espacial
  • AEB - Agência Espacial Brasileira
  • INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
  • FUNAI - Fundação Nacional do Índio

 

8 - O Brasil possui um centro de lançamento de satélites considerado um dos mais bem posicionados do planeta. Ele está bem próximo à linha do Equador, o que possibilita aproveitar ao máximo a rotação da Terra para impulsionar lançamentos. Sua localização próxima ao mar permite lançamentos seguros de foguetes de grande potência. Está localizado próximo a uma área quilombola. Qual é o nome desse centro?

  • Cabo Canaveral
  • Barreira do Inferno
  • Centro de Lançamentos de Alcântara
  • Isso não existe no Brasil

 

9 - A Alcântara Cyclone Space é uma empresa binacional criada em 2007 para desenvolver tecnologia espacial. Qual é o parceiro do Brasil nessa empreitada?

  • URSS
  • China
  • Rússia
  • Ucrânia

 

10 - Quantos satélites o Brasil já desenvolveu?

  • 5, dois de coleta de dados e três para observação da Terra, em parceria com a China
  • 8, todos em parceria com os EUA
  • 25, todos para observação da Terra
  • O Brasil nunca desenvolveu satélite

 

Fonte:http://www.plenarinho.gov.br/noticias/reportagem-especial/tttattataaagagagga acesso feito dia 03/05/2011

3º momento: brincando e aprendendo

3

Nesse terceiro momento da aula, os/as alunos/as deverão ser convidados a acessar um jogo on line por meio do qual poderão verificar se realmente conhecem o posicionamento dos planetas do Sistema Solar. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o jogo em questão se encontra disponível.

Fonte: http://www.cambito.com.br/games/solar.htm  acesso feito dia 03/05/2011

OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta.

4º momento: trabalhando em grupos

3

Nesse quarto momento da aula, o/a professor/a deverá dividir a sala em grupos de 5 alunos/as e propor aos/as mesmos/as que, utilizando o software  Mozilla Firefox, acessem a internet e façam uma pesquisa sobre o tema “Sistema Solar”.

O/a professor/a poderá sugerir os sites abaixo, nos quais se encontram disponíveis informações sobre o tema.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_Solar  acesso feito dia 03/05/2011

Fonte: http://www.minerva.uevora.pt/itic/1998_1999/ceu/sistemas.html acesso feito dia 03/05/2011

Fonte: http://www.ciencia-cultura.com/Astronomia/avan%C3%A7ado.html acesso feito dia 03/05/2011

Fonte: http://www.interaula.com/biologia1/conteudo/textos/biologicas/ciencias/fundamental/15cie.pdf  acesso feito dia 03/05/2011

Fonte: http://www.explicatorium.com/CFQ7-Sistema-Solar.php acesso feito dia 03/05/2011

Concluindo este quarto momento da aula, cada um dos grupos deverá elaborar um relatório seguindo o modelo abaixo.

Cabe ao/a professor/a previamente acessar os sites mencionados acima, selecionar as informações necessárias para a elaboração do relatório, organizá-las em um documento do KWord, imprimir esse documento e disponibilizá-lo para que cada grupo possa trabalhar em sala de aula. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

A seguir, os relatórios devem ser apresentados pelos grupos aos demais a partir de uma exposição dialogada. Cabe ao/a professor/a ser o mediador da exposição, observando a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados e ajustados à realidade. 

Relatório (Modelo)

 

Nome da Escola:________________________________________________________

Nome dos Alunos:_______________________________________________________

_____________________________________________________________________

Série:___________Classe:_____________Data:____________

 

1-O que é órbita?

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________  

2 – Por que Plutão deixou de ser planeta?

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________  

3 - Qual planeta perfaz a maior órbita?

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________  

4 - Qual planeta está mais próximo do Sol? E qual está mais distante?

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________  

 

5 - Quem se movimenta: o Sol ou os planetas?

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________  

 

6 – Explique o movimento de rotação e translação.

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

Recursos Complementares

Fonte: http://odia.terra.com.br/portal/cienciaesaude/astronomia/  acesso feito dia 03/05/2011

Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.