15/07/2011
Cláudia Regina Montes Gumerato
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Não requer conhecimentos prévios específicos.
Para iniciar o estudo desse tema sugerimos que o professor oriente os alunos para que, utilizando seus laptops Classmate, acessem os vídeos indicados a seguir, que abordam problemas decorrentes do uso de agrotóxicos na produção de alimentos.
Para isso, deverão seguir os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox. No campo de "endereço" deverão digitar os sítios na sequência em que são apontados a seguir.
Vídeo 1- Globo Repórter 250311 - Agrotóxicos podem causar doenças como depressão, câncer e infertilidade. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Qpo1uUIpp80. Acessado em 16/06/2011.
Vídeo 2- Uso abusivo de agrotóxicos: ameaça à saúde e ao meio ambiente. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=hgdhIBwOpk4. Acessado em 16/06/2011.
Vídeo 3- Dr. Bactéria - Como eliminar agrotóxicos dos vegetais. http://www.youtube.com/watch?v=hLZ9Dloc9U8&feature=related. Acessado em 16/06/2011.
Imagem do vídeo 1
Imagem do vídeo 2
Após esse primeiro momento de acesso individual, os alunos deverão ser organizados em grupos de três, para que possam discutir alguns destaques feitos pelo professor, como os sugeridos a seguir.
Questões para discussão
As considerações do grupo poderão ser registradas diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).
Após a discussão, cada grupo de alunos deverá expor aos demais as suas considerações. O professor deverá ficar atento nesse momento de socialização no sentido de corrigir eventuais interpretações contraditórias e aproveitar o espaço para tecer considerações que ampliem a discussão.
Fonte da imagem: http://www.rel-uita.org/agricultura/agrotoxicos/fotos/agrotoxicos-alvaro-santos-300.jpg. Acessado em 16/06/2011.
http://www.rgnutri.com.br/sqv/curiosidades/uaap.php. Acessado em 16/06/2011.
http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/agrotx.htm. Acessado em 16/06/2011.
http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/dest.htm. Acessado em 16/06/2011.
http://www.dicasbcb.com.br/Saude/exps_agrotxc.htm. Acessado em 16/06/2011.
http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia23/AG01/arvore/AG01_6_299200692525.html. Acessado em 16/06/2011.
Cada aluno deverá acessar o endereço de seu computador, fazendo a leitura de todo o texto e fazendo registros daquilo que considerar relevante. Em seguida, o grupo discute os apontamentos de cada um e formula um texto que sintetize os destaques apontados. Os registros poderão ser feitos no caderno ou no editor de texto do computador UCA, utilizando o KWord. O texto deverá ser enviado ao professor, por e-mail, para avaliação.
Fonte da imagem: http://www.derradeirasgracas.com/images/Os%20Sinais%20do%20Apocalipse/Banana%2010.07.09.jpg. Acessado em 16/06/2011.
Atividade 3- Montagem de apresentações do conteúdo pesquisado
Terminada a produção de textos, sugerimos que o professor mantenha os mesmos grupos, mas sorteie entre eles alguns subtemas para maior aprofundamento teórico e socialização.
Sugestões
Para esse momento, o professor poderá indicar novos textos, como os sugeridos a seguir.
Perigo invisível - Resíduos tóxicos em micronutrientes: veneno na produção de alimentos. Disponível em: http://www.sescsp.org.br/sesc/revistas_sesc/pb/artigo.cfm?Edicao_Id=224&breadcrumb=1&Artigo_ID=3513&IDCategoria=3823&reftype=1. Acessado em 16/06/2011.
Os 10 alimentos mais contaminados por agrotóxicos. Disponível em: http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/1058/os_10_alimentos_mais_contaminados_por_agrotoxicos/. Acessado em 16/06/2011.
Agrotóxico pode dizimar populações de abelhas. Disponível em: http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/1772/agrotoxico_pode_dizimar_populacoes_de_abelhas/. Acessado em 16/06/2011.
Os alunos de cada grupo deverão fazer novas leituras sobre o subtema sorteado e montar uma apresentação do conteúdo estudado utilizando o programa "KPresenter" ( Metasys => Aplicativos => Ferramentas de Produtividade => Gerador de Apresentação). As imagens poderão ser buscadas na internet, salvas no "KPaint" e utilizadas na apresentação.
As apresentações deverão ser salvas em "pen-drives" que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.
Atividade 4- Socialização do trabalho do grupo
Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização das mesmas por cada grupo.
Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.
Para a discussão e avaliação desse estudo, sugerimos uma dinâmica denominada de "júri simulado" que deverá ser previamente explicada pelo professor, que também se encarregará de ajudar os alunos na distribuição de papéis entre os alunos, de modo que todos possam participar contribuindo naquilo que for mais pertinente, de acordo com suas habilidades.
Tema - Agrotóxicos: contra quem? A favor de quem?
Objetivos:
Participantes: (Funções)
Passos:
Avaliação:
Fonte da imagem: http://pratoslimpos.org.br/wp-content/uploads/2011/04/capa_cordel_agrotoxicos.jpg. Acessado em 16/06/2011.
Uma possibilidade enriquecedora para a compreensão e análise crítica do tema seria um trabalho conjunto entre os professores de ciências, história e geografia, onde cada área de conhecimento ampliaria a discussão naquilo que lhe é mais apropriado. A questão do uso inicial dos agrotóxicos como arma de guerra, por exemplo, poderia ser mais bem explorada nas aulas de história, assim como a influência do uso desses recursos na produção agrícola do país nas aulas de geografia.
Fonte da imagem: http://www.chacaradeorganicos.com.br/wp-content/uploads/2010/05/agrotoxicos.jpg. Acessado em 17/06/2011.
AGROTÓXICO E MEIO AMBIENTE: Uma Proposta de Ensino de Ciências e Química. Disponível em:
http://www.iq.ufrgs.br/aeq/html/publicacoes/matdid/livros/pdf/agrotoxicos.pdf. Acessado em 16/06/2011.
Agrotóxicos: eficiência econômica e injustiça socioambiental (página 2). Disponível em: http://br.monografias.com/trabalhos903/agrotoxicos-economia-socioambiental/agrotoxicos-economia-socioambiental2.shtml. Acessado em 16/06/2011.
Impacto ambiental dos Agrotóxicos. Disponível em: http://www.cpmo.org.br/artigos/Impacto_Ambiental_Agrotoxicos_Tokeshi.pdf. Acessado em 16/06/2011.
A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.
Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os textos produzidos em grupo (atividades 1 e 2); as apresentações finais produzidas e apresentadas pelos grupos (atividades 3e 4) e a participação no júri simulado (atividade 5).
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