03/08/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Prof.Dr.Luiz Prazeres
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Desenvolver uma sinopse a partir da leitura de Estômago, de Marcos Jorge.
Aprimorar a habilidade de leitura e de produção escrita (sinopse) a partir de um texto fílmico.
Identificar e analisar as relações entre cinema e gastronomia.
Desenvolver a escolha e elaboração de temas para a construção de uma resenha.
Identificar o tema da culinária associado à astúcia, memória, sexualidade, poder e representação sociocultural.
Produzir uma resenha visual a partir de eixos temáticos contidos no filme Estômago, de Marcos Jorge.
Em uma primeira instância, as relações entre cinema e literatura se estabelecem por uma poética do olhar, pelo “comer com os olhos” a imagem posta à mesa e também projetada na tela. São inúmeros filmes que abordam a relação entre o alimento e a afetividade, valor memorialístico e sinestésico (paladar, olfato, visão), além do prazer de quem se dedica a cozinhar ou saborear uma especiaria, bem como a utilização da gastronomia como mecanismo de sedução. Entre os filmes que abordam esta temática, podem ser citados: Como água para chocolate, Chocolate, Dona Flor e seu dois maridos, Tomates verdes fritos, O tempero da vida, Ratatouile, entre outros. Como tarefa inicial, pode ser solicitado aos alunos que pesquisem no Youtube trechos de filmes, cuja abordagem abarque essa temática. E que comentem sobre essas narrativas.
Etapa 1= Construção da sinopse
Para esta atividade, o professor exibirá o filme Estômago (2008), de Marcos Jorge. Antes da discussão, o professor solicitará que os alunos façam uma sinopse do texto fílmico. É interessante pontuar e delimitar algumas condições de produção sobre desse formato textual:
1- Será apresentado um breve resumo da narrativa: apresentação dos personagens em destaque e respectivos nomes dos atores que os interpretam, conflito e cenário onde transcorre o enredo.
2- O texto precisa ter um tom atrativo para o leitor, ou seja, ao ler a sinopse o destinatário deve ser motivado, pelo esboço apresentado, a assistir ao filme.
3- A sinopse não deve revelar elementos-chave para a progressão ou desfecho do filme, pois esses podem desmotivar o leitor a ver o filme.
4- Podem ser listados temas ou ramificações temáticas que a leitura do enredo possibilita.
5- O texto não pode ultrapassar o limite de 8 linhas.
6- A atividade pode ser feita em dupla e enviada ao professor por e-mail.
Exemplos de sinopse de filmes:
http://www.portacurtas.com.br/index.asp
http://www.telacritica.org/sinopses.htm
A partir das sinopses construídas, o professor iniciará a atividade de discussão sobre o filme. Em datashow, ou textos em arquivo equivalente ao word ou powerpoint, o professor selecionará de 5 a 6 sinopses e analisará com toda a turma quais foram as leituras mais atrativas para um leitor, quais informações do resumo foram bem elaboradas, quais não foram e qual (is) sinopse(s) seria mais convidativa para um possível espectador do filme. É necessário que nessa etapa sejam conferidos se os textos abarcaram todas as condições anteriores de produção.
A atividade também pode ser feita da seguinte maneira: o professor enviará por e-mail as sinopses para duplas distintas avaliarem se o texto dos colegas cumpre com o propósito que o formato exige. E, caso não cumpra, qual seria a melhor forma de abordagem e concisão sobre o que foi assistido?
Etapa 2 = Construção da resenha visual
Finalizada a etapa anterior, o professor reenviará os textos por e-mail com as devidas marcações e correções ortográficas. Em seguida, designará para um grupo de 4 alunos, 1 par de temas que está contido na sinopse feita pelas duplas. Essa atividade contribuirá para a resenha visual que o grupo confeccionará e apresentará ao fim da aula.
Os temas que serão analisados podem abarcar: sexo e poder, alimento e poder, história e representação cultural dos pratos apresentados, diferenças culturais e método de navegação social (ascensão e sobrevivência), tradução e traição, canibalismo e poder, entre outros. Nessa atividade, o professor orientará os alunos a pesquisarem no Google, fotografias ou notícias sobre o filme, a acessarem o site do filme com o intuito de compreender os bastidores da produção e a selecionarem cenas no Youtube com a intenção de ilustrar o recorte temático pretendido para a resenha visual. É importante o tema da gastronomia perpasse todo o conjunto de temas escolhidos.
O professor auxiliará na produção da resenha visual, que será exibida em datashow para toda turma. Além dos usos dos recursos não verbais e cenas do filme, é necessário frisar aspectos constituintes de uma “resenha escrita”, que acompanhará a seleção das imagens. Entre os aspectos relevantes para a resenha, é válido ressaltar a relevância de não se esgotar um tema, de apresentar aspectos descritivos sobre o tema escolhido, de enumerar causas e consequências relevantes e de revelar um posicionamento crítico sobre os temas que foram selecionados. A resenha final será postada no Youtube.
Para postar um vídeo no Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=cWsTYrItJJQ
Cartaz do filme "Estômago", de Marcos Jorge
Site do filme “Estômago”:
http://www.estomagoofilme.com.br/
Sobre a imagem da mulher relacionada ao alimento e método de navegação social:
DA MATTA, Roberto. O que faz do brasil, Brasil.
Esse texto pode ser baixado em:
http://www.scribd.com/doc/6374091/O-que-faz-o-brasill-Brasil-Roberto-Damatta
Sobre resenha e resumo:
FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. 16.ed. São Paulo: Ática, 2006.
As avaliações ocorrerão de forma processual, ao longo de todas as atividades ministradas, as quais contemplam o desenvolvimento das habilidades de leitura de texto fílmico e de produção escrita e visual. Porém é necessário:
Avaliar a participação, interesse e disposição dos alunos para executarem as atividades em duplas e em grupos.
Avaliar a pertinência dos comentários, adequação aos critérios estipulados no processo de correção, pelos alunos, das sinopses feitas por outros colegas de sala.
Avaliar a resenha visual a partir: do recorte do conteúdo apresentado, bem como a adequação das fotos e dos trechos selecionados em relação ao tema escolhido.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!