27/10/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Tempo: transformações e mentalidades |
Ensino Médio | Geografia | Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade |
Ensino Médio | Geografia | Desenvolvimento da geografia urbana mundial |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | História | Caracteristicas e transformações das estruturas produtivas |
- O contexto histórico do renascimento urbano medieval.
- Principais estruturas urbanas na Idade Média.
- A inter-relação estrutura feudal – cidades.
- As principais formas econômicas e trabalhos na cidade medieval.
Noções sobre cultura, sociedade, economia e política durante o período feudal.
INTRODUÇÃO
Antes de iniciar as aulas, o professor deve ter em mente que a relação do Feudalismo com o chamado “Renascimento urbano” durante a Idade Média é um tema delicado e de difícil compreensão. Assim, o professor deve estar sempre atento às dúvidas de seus alunos, tentando, da melhor maneira possível, esclarecê-las.
DESENVOLVIMENTO
Aula 1
A primeira aula será dedicada ao conhecimento da dinâmica feudal: o modo de produção, as relações sociais e políticas e a religiosidade do período. Para tanto, o professor deverá dispor os alunos em um pequeno círculo e iniciar um pequeno debate a respeito do Feudalismo. A seguir, os principais pontos a serem lembrados e discutidos:
- O sistema de produção e economia feudal;
- Ideologia cavaleiresca e nobreza;
- Relação feudo-vassálica; e
- A importância da Igreja.
Para estimular os alunos, o professor deverá mostrar a eles as seguintes imagens:
- Servos trabalhando em um feudo. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/feudalismo/talha_corveia_banalidades.gif;
- Classes da Idade Média. Disponível em: http://yedaseveral.com.br/yeda-several/wpcontent/uploads/2011/01/3-classes-da-idadem%C3%A9dia.jpg;
- Cavaleiro feudal rezando. Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/ScApDfe6aaY/TVMxnhwTgRI/AAAAAAAAAAU/jhi_pjkD9qU/s1600/Cavaleiro_rezando.jpg.
Aula 2
Na segunda aula, o professor deverá distribuir aos alunos os seguintes textos, que podem ser acessados em:
http://terezinhagarcia.blogspot.com/2011/02/as-funcoes-das-classes-sociaisna-idade.html
http://www.suapesquisa.com/feudalismo/talha_corveia_banalidades.htm
http://www.infopedia.pt/$cidade-medieval
http://www.miniweb.com.br/historia/Artigos/i_media/cidade_medieval.html
Com a ajuda dos textos, o professor deverá perguntar aos alunos se eles conseguem perceber a relação entre o Feudalismo e o “Renascimento urbano”. Por se tratar de uma questão delicada, que até hoje desperta intensos debates nos meios acadêmicos, os alunos poderão ficar um pouco inseguros de se manifestar, por isso o professor deverá estimular os estudantes e pedir a eles que exponham suas opiniões sem qualquer receio.
Imagem sugerida: A cidade medieval e seus ofícios, disponível em: http://www.miniweb.com.br/historia/Artigos/i_media/imagens/cidade%20medieval1.jpg.
Aula 3
Com a discussão e as leituras da aula anterior ainda frescas na memória dos estudantes, o professor deverá iniciar a terceira aula com o texto abaixo. Por ser um texto denso, o professor deverá fazer a leitura em voz alta, junto com os alunos, parando sempre que necessário e explicando passagens que julgue complicadas.
Texto disponível em: http://historica.me/profiles/blogs/cidade-medieval-e-feudalismo.
Uma vez realizada a leitura, os alunos deverão redigir um pequeno texto dissertativo, de 20 linhas, a respeito da “Relação Feudalismo e desenvolvimento das cidades”.
Conclusão
Após as aulas, os estudantes compreenderão a relação desenvolvimento urbano e Feudalismo, percebendo a importância da burguesia nesse processo. Além disso, entenderão que a cidade não era uma peça “atípica” do Feudalismo; pelo contrário, era elemento importante para o bom funcionamento das estruturas feudais.
Sobre a história das cidades, acessar os seguintes links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_das_cidades
http://blog.museumedieval.com.br/category/cidades-medievais/
http://www.slideshare.net/JDLIMA/idade-mdia-crescimento-ubano-e-sociedade
As avaliações deverão ser feitas pelo professor por meio das propostas presentes nas três aulas. Deverá avaliar o desempenho, a participação e o interesse dos alunos nos debates e nas discussões. Por sua vez, os textos serão analisados de acordo com a redação, o conteúdo e a compreensão dos conceitos discutidos durante as atividades.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
07/11/2011
Cinco estrelasA aula e muito interessante podendo ser ulilizada não so no ensino medio nas tambem no fundamental II