Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A dinâmica do sistema feudal e o surgimento das cidades

 

27/10/2011

Autor y Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Ensino Médio Geografia Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade
Ensino Médio Geografia Desenvolvimento da geografia urbana mundial
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Caracteristicas e transformações das estruturas produtivas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- O contexto histórico do renascimento urbano medieval.

- Principais estruturas urbanas na Idade Média.

- A inter-relação estrutura feudal – cidades.

- As principais formas econômicas e trabalhos na cidade medieval.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções sobre cultura, sociedade, economia e política durante o período feudal. 

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

Antes de iniciar as aulas, o professor deve ter em mente que a relação do Feudalismo com o chamado “Renascimento urbano” durante a Idade Média é um tema delicado e de difícil compreensão. Assim, o professor deve estar sempre atento às dúvidas de seus alunos, tentando, da melhor maneira possível, esclarecê-las.

DESENVOLVIMENTO

Aula 1

A primeira aula será dedicada ao conhecimento da dinâmica feudal: o modo de produção, as relações sociais e políticas e a religiosidade do período. Para tanto, o professor deverá dispor os alunos em um pequeno círculo e iniciar um pequeno debate a respeito do Feudalismo. A seguir, os principais pontos a serem lembrados e discutidos:

- O sistema de produção e economia feudal;

- Ideologia cavaleiresca e nobreza;

- Relação feudo-vassálica; e

- A importância da Igreja.

Para estimular os alunos, o professor deverá mostrar a eles as seguintes imagens:

- Servos trabalhando em um feudo. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/feudalismo/talha_corveia_banalidades.gif;

Servos trabalhando

- Classes da Idade Média. Disponível em: http://yedaseveral.com.br/yeda-several/wpcontent/uploads/2011/01/3-classes-da-idadem%C3%A9dia.jpg;

Classes medievais

- Cavaleiro feudal rezando. Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/ScApDfe6aaY/TVMxnhwTgRI/AAAAAAAAAAU/jhi_pjkD9qU/s1600/Cavaleiro_rezando.jpg.

cavaleiro feudal

Aula 2

Na segunda aula, o professor deverá distribuir aos alunos os seguintes textos, que podem ser acessados em:

http://terezinhagarcia.blogspot.com/2011/02/as-funcoes-das-classes-sociaisna-idade.html

http://www.suapesquisa.com/feudalismo/talha_corveia_banalidades.htm

http://www.infopedia.pt/$cidade-medieval

http://www.miniweb.com.br/historia/Artigos/i_media/cidade_medieval.html

Com a ajuda dos textos, o professor deverá perguntar aos alunos se eles conseguem perceber a relação entre o Feudalismo e o “Renascimento urbano”. Por se tratar de uma questão delicada, que até hoje desperta intensos debates nos meios acadêmicos, os alunos poderão ficar um pouco inseguros de se manifestar, por isso o professor deverá estimular os estudantes e pedir a eles que exponham suas opiniões sem qualquer receio.

Imagem sugerida: A cidade medieval e seus ofícios, disponível em: http://www.miniweb.com.br/historia/Artigos/i_media/imagens/cidade%20medieval1.jpg.

A cidade medieval e seus ofícios

Aula 3

Com a discussão e as leituras da aula anterior ainda frescas na memória dos estudantes, o professor deverá iniciar a terceira aula com o texto abaixo. Por ser um texto denso, o professor deverá fazer a leitura em voz alta, junto com os alunos, parando sempre que necessário e explicando passagens que julgue complicadas.

Texto disponível em: http://historica.me/profiles/blogs/cidade-medieval-e-feudalismo.

Uma vez realizada a leitura, os alunos deverão redigir um pequeno texto dissertativo, de 20 linhas, a respeito da “Relação Feudalismo e desenvolvimento das cidades”.

Conclusão

Após as aulas, os estudantes compreenderão a relação desenvolvimento urbano e Feudalismo, percebendo a importância da burguesia nesse processo. Além disso, entenderão que a cidade não era uma peça “atípica” do Feudalismo; pelo contrário, era elemento importante para o bom funcionamento das estruturas feudais. 

Recursos Complementares
Avaliação

As avaliações deverão ser feitas pelo professor por meio das propostas presentes nas três aulas. Deverá avaliar o desempenho, a participação e o interesse dos alunos nos debates e nas discussões. Por sua vez, os textos serão analisados de acordo com a redação, o conteúdo e a compreensão dos conceitos discutidos durante as atividades. 

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.